Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas (muitos) com o gentoo.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Nestum
n00b
n00b


Joined: 20 Jan 2003
Posts: 9
Location: Évora durante as aulas, Estoril durante as ferias e fins de semana =)

PostPosted: Sat Mar 01, 2003 3:02 pm    Post subject: Problemas (muitos) com o gentoo. Reply with quote

Pessoal,
Já ando a ficar um pouco desapontado com o gentoo.

Comecei a usar gentoo desde a versao 1.1 tendo posteriormente instalado a 1.2 que desde entao tenho feito updates sucessivos. Desde há um mes para ca que tentei instalar o gnome2 e comecei a ter alguns error na compilacao e falta de dependencias que nao eram resolvidas etc. Decidi entao fazer o download de um livecd e reinstalar o gentoo. Fiz o download 2 dias antes de sair o 1.4-rc3 assim sendo fiquei com o 1.4-rc2. Depois de ter feito o download para nada, pois o suporte para a minha PCMCIA nao era possivel de por a funcionar e tive de recorrer a outros metodos de instalacao, lah consegui instalar o gentoo. Actualizei tudo e tenho o base sistem a 100%
O proximo passo era instalar o gnome2 fiz o download dos 123 pacotes e comecei a compilar. O X compilou sem problemas o mesmo já não se pode dizer do Gnome que ainda nao consegui compilar. O erro vem da lib sgml. Comeca a dar element undefined e rebenta dizendo:

[...]
jade:../../doc/refentry/jw.sgml:82:20:E: element "OPTION" undefined
jade:I: maximum number of errors (200) reached; change with -E option

Tentei alterar a opcao no MakeFile e a verdade eh k passou por cima desse erro mas encalhou logo a seguir numa outra.

O que é que se passa com o gentoo. Como eh k espera que uma pessoa tenha paciencia para tudo isto. Tou a comecar a pensar em voltar para o Debian...
_________________
Linus is not the answer. Yes is the answer! Linux is the question.
Back to top
View user's profile Send private message
PT_LAmb
Guru
Guru


Joined: 22 Apr 2002
Posts: 332
Location: Lisboa (Lisbon), Portugal

PostPosted: Sat Mar 01, 2003 6:14 pm    Post subject: Reply with quote

É verdade que o gentoo continua instável. Ninguém o pode negar. Mas no entanto é uma distribuição que tem pouco mais do que 1 ano de existência. Não se pode esperar que seja estável numa etápa destas.

Eu fiz a minha primeira instalação do Gentoo 1.1a a 8 de abril do ano passado. E desde aí tenho aprendido muito sobre Linux, e principalmente sobre software e problemas originados por compilações. Acho que é esta a minha primeira motivação para continuar a utilizar Gentoo.

Neste momento tenho alguns problemas no meu sistema. Por exemplo, não sei porquê o autoconf não compila. Pára sempre no ./configure quando procura saber onde colocar os ficheiros .elc (penso que são de lisp), já pus o problema no bugs, mas não tive qualquer resposta. Tenho conseguido sobreviver com um pacote compilado pelo darktux o qual instalo com o emerge -K.

Outro problema ainda mais esquisito, é de vez em quando ser forçado a instalar esse mesmo pacote, porque as outras compilações param, depois de não terem encontrado o autoheader. É definitivamente frustrante!!! :evil:

Mas afinal... estou a utilizar um sistema "beta", portanto a única forma de contrariar essa frustração é pensar que hei-de encontrar a fonte do problema, corrigi-lo e dar de volta algo positivo à comunidade, e claro, pelo caminho aprender muita coisa nova.

À 3 anos perguntaram-me no IRC "Mas porque utilizas o Linux?". Pensei um bocadinho na altura, até porque ainda não tinha pensado bem no assunto. E respondi "Porque é difícil...". E para mim continua a ser verdade. É díficil, e eu gosto do desafio. E se calhar, por esta razão é que vou continuar a utilizar o Gentoo, porque uma vez que ele fique estável, posso sempre olhar para trás e ver que até ajudei a resolver alguns problemas. E com isso existe uma distribuição de Linux baseada na compilação de todo o software, estável.

Espero que isto te anime um bocado, e não te esqueças que ao encontrares um erro, estás a ajudar.

Um abraço,
Ricardo Cordeiro :)
_________________
SETI@Home - http://setiathome.ssl.berkeley.edu/
Back to top
View user's profile Send private message
fghellar
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Apr 2002
Posts: 856
Location: Porto Alegre, BR

PostPosted: Sat Mar 01, 2003 10:55 pm    Post subject: Re: Problemas (muitos) com o gentoo. Reply with quote

Nestum wrote:
jade:../../doc/refentry/jw.sgml:82:20:E: element "OPTION" undefined
jade:I: maximum number of errors (200) reached; change with -E option

Tu nao es o unico a ter este problema. Mas tem solucao:
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=34687
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=28356
https://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=34464
http://cvs.gentoo.org/~satai/sgmlfix.html

(PS: Os acentos nao estao funcionando com o Mozilla 1.3b.)
_________________
| www.gentoo.org | www.tldp.org | www.google.com |
Back to top
View user's profile Send private message
Nestum
n00b
n00b


Joined: 20 Jan 2003
Posts: 9
Location: Évora durante as aulas, Estoril durante as ferias e fins de semana =)

PostPosted: Sun Mar 02, 2003 4:54 am    Post subject: Reply with quote

Mto Obrigado pelas dicas!

Quando escrevi o post já estava de cabeça quente. É muito frustrante quando se quer fazer uma coisa e não se vêm resultados. Agora já estou um pouco mais animado e entao sabendo que já existe uma solução para o problema o futuro já parece mais risonho :)

Infelizmente não posso instalar o gnome hoje porque não tenho largura de banda (modem 56kb) para sacar os pacotes necessários à resolucao do problema, mas lá para terça ou quarta feira quando voltar a casa trato disso e depois digo-vos como correu

Mais uma vez Obrigado
_________________
Linus is not the answer. Yes is the answer! Linux is the question.
Back to top
View user's profile Send private message
fghellar
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Apr 2002
Posts: 856
Location: Porto Alegre, BR

PostPosted: Sun Mar 02, 2003 4:15 pm    Post subject: Reply with quote

Nestum wrote:
É muito frustrante quando se quer fazer uma coisa e não se vêm resultados.

Tambem ja passei por isso. Nao era este mesmo problema, mas conheco a sensacao... :)
_________________
| www.gentoo.org | www.tldp.org | www.google.com |
Back to top
View user's profile Send private message
iJ
n00b
n00b


Joined: 25 Feb 2003
Posts: 13

PostPosted: Sun Mar 02, 2003 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

ao menos vai-se aprendendo alguma coisa. :D
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum