Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Moodem IceData500 (oni) para kernel 2.6
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
pedrotuga1
n00b
n00b


Joined: 07 Mar 2005
Posts: 11
Location: Coimbra

PostPosted: Mon Mar 07, 2005 6:23 am    Post subject: Moodem IceData500 (oni) para kernel 2.6 Reply with quote

Viva!
Conclui a instalacao do gentoo!!!
Como ainda sou novo nos sistemas operativos baseados em unix tive mesmo que contar com a ajuda de um amigo.
Tentamos instalar o um modem ADSL USB, o IceData500, o que vem com o pacote oniduo. Nao funcionou, nao consigo perceber porque...
Ouvi dizer que pode ser por causa dos drivers que vinham no CD serem para versoes mais antigas do kernel. O kernel k tenho é o 2.6.11 - rc5

Será mesmo esse o problema? Alguem com oniduo que use este modem? como resolveu o problema? funcionou bem? em k versao do kernel? há drivers mais actualizados na net?
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Mar 07, 2005 10:45 pm    Post subject: Reply with quote

Não funciona com essa versão do kernel, só funciona com a 2.6.9. Ou pelo menos quando eu configurei isso ao meu irmão no maximo só dava nessa.
Os drivers podes saca-los de http://www.bewan.com/bewan/drivers/bast-0.9.0.tgz

Jás agora no kernel activa o PPP over atm, e compila o pppd com a flag atm (USE="atm"), e usa o module que ele detecta por default que é o unicorn_usb_atm, assim não tens problemas.



_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
pedrotuga1
n00b
n00b


Joined: 07 Mar 2005
Posts: 11
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 09, 2005 2:04 am    Post subject: Reply with quote

Mas...
Quer dizer... nao percebi bem, se eu fizer como dizes...

Posso fazer isso mesmo usando esta versao do kernel? Ou isso seria só para o caso de ter uma versao mais antiga do kernel?
Sou practicamente principiante em sistemas baseados em unix, este problema está a atrapalhar-me a familiarizacao pois qdo uso o linux n posso aceder À internet para procurar qq informacao :cry:

Encontrei esta pagina na net com informacao acerca da instalacao deste modem... acho k basicamente é o mesmo que disseste, mas n sei... sou um cego em linux.

http://startux.org/index.php?article=10054&visual=2

O problema mantem-se... todo este procedimento, ou o uso do script referido na página, só para o kernel 2.6.9 ou pelo contrario é uma forma de contornar o problema?

Obrigado desde já pela ajuda
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Mar 09, 2005 6:16 pm    Post subject: Reply with quote

Alguns patches funcionam com versões do kernel diferentes daquela com a qual eles foram baseados. Mas em todo caso, é mais seguro testar num kernel vanilla 2.6.9.

Btw, é imperativo ter internet para aprender a usar Linux. Se você conseguir um driver binário, pode ser suficiente para conseguir mais informações de como solucionar seu problema permanentemente.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
pedrotuga1
n00b
n00b


Joined: 07 Mar 2005
Posts: 11
Location: Coimbra

PostPosted: Wed Mar 09, 2005 9:35 pm    Post subject: Reply with quote

Ora bem, o quernel que eu tenho é mais recente do k o 2.6.9
quer dizer que nao tenho hipoteses?
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Fri Mar 11, 2005 11:34 am    Post subject: Reply with quote

Code:
gandalf ~ # emerge -s bewan 
Searching...   
[ Results for search key : bewan ]
[ Applications found : 1 ]
 
*  net-dialup/bewan-adsl
      Latest version available: 0.9.0
      Latest version installed: [ Not Installed ]
      Size of downloaded files: 916 kB
      Homepage:    http://www.bewan.com/
      Description: Bewan ADSL PCI&USB st driver
      License:     GPL-2



_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
pedrotuga1
n00b
n00b


Joined: 07 Mar 2005
Posts: 11
Location: Coimbra

PostPosted: Fri Mar 11, 2005 11:58 pm    Post subject: Reply with quote

Orrigado Tó! ;)
Vou levar o PC ao departamento e instalar esse pacote. Depois digo se correu bem.
Back to top
View user's profile Send private message
mvc
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 27 Nov 2002
Posts: 98
Location: Portugal

PostPosted: Sun Apr 10, 2005 8:27 pm    Post subject: icedata no gentoo Reply with quote

olá,

Consegui instalar o modem adsl icedata, com o chip "unicorn" (vem com a oniduo) no linux. Segui à risca as instruções do balinha, em http://startux.org/index.php?article=10054&visual=2 , mas precisei de fazer algo mais:

O meu pc utiliza hyperthreading, i.e. simula a existência de dois processadores apesar de ter apenas um. Este facto que aparentemente não teria nada a ver com um modem adsl causou-me algumas dificuldades. O problema acontecia quando tentava carregar o módulo, em que apareciam algumas mensagens do kernel que especificavam a existência de um "unkown symbol: set_cpus_allowed".
Depois de vasculhar o código do modem percebi que este simbolo só é necessário para pcs que tenham, ou simulem, mais do que um processador (o meu caso).
A origem do problema é um bocado obscura, mas não vou entrar em detalhes. A solução que arranjei é pouco ortodoxa, mas funciona bem.

Têm que editar o ficheiro "unicorn_usb/unicorn_usbdrv.c", e mudar a linha que diz:

MODULE_LICENSE("Proprietary");

para:

MODULE_LICENSE("GPL");

e não digam a ninguém que eu disse isto :)

Boa sorte
Marco
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Apr 11, 2005 8:48 pm    Post subject: Reply with quote

Fui de fds a casa dos meus pais e troquei o modem com o do meu irmão. Cansei-me de usar kernels desactualizados.
De qualquer modo tb não cheguei a conseguir por o modem a funcionar com esse toturial, mas sim a funcionar com o plugin pppatm, o unico prob é que a ligação caia de x em x tempo e não reconnectava...


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
pedrotuga1
n00b
n00b


Joined: 07 Mar 2005
Posts: 11
Location: Coimbra

PostPosted: Tue Apr 12, 2005 9:45 am    Post subject: Reply with quote

Ainda n tenho isto a funcionar :(.
nunca mais me livro do bill e companhia.

Nao percebi muito bem o tutorial. O script só pode ser utilizado pelo root?

Mas antes disso ha outra coisa k n percebi mto bem... o links funciona logo? Basta liar o modem e funciona logo o links???? bizarro..


Pedro
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 12, 2005 11:13 am    Post subject: Reply with quote

A ideia do links acho que é mesmo para testar. Se o links funciona então o resto tambem está a funcionar.
Back to top
View user's profile Send private message
Komuna
n00b
n00b


Joined: 06 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 3:29 pm    Post subject: Activar IceData500 para instalação Reply with quote

Olá pessoal,

Estou a repescar este tópico porque não consigo "ligar" o meu modem adsl durante a instalação do Gentoo, via Live-CD.
Este modem adsl (usb) é um IceData500, com um chipset unicorn, e é a minha única fonte de ligação à internet. Desta forma, só me resta pô-lo a funcionar se quiser instalar tudo a partir das fontes mais recentes...

Como devo proceder para activar o modem?
O CD de instalação do modem inclui drivers para linux (iguais àquelas que descarregamos do site da BeWan), mas estes têm que ser compilados e, guess what, não posso compilar nada - como muito bem sabeis. Já tentei activar um série de módulos na vã tentativa de "ligar as luzinhas" do meu modem. Mas a verdade é que, sendo eu assumidamente n00b, não faço mínima ideia até que ponto é que «modprobe» me liga as luzinhas ou se, de facto, ainda tenho que fazer o adsl-setup e adsl-start e por aí fora até que estas se me acendam :P.

Nota: posso adquirir um SpeedTouch (blah blah, não me lembro do modelo) típico do Sapo, mas será que é mais fácil de instalar?
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 4:43 pm    Post subject: Re: Activar IceData500 para instalação Reply with quote

Komuna wrote:
Olá pessoal,
Nota: posso adquirir um SpeedTouch (blah blah, não me lembro do modelo) típico do Sapo, mas será que é mais fácil de instalar?


Ola sim o speedtouch e' muito facil de instalar em relaçao a esse modem que referiste nao conheço por isso nao posso dizer nada sobre ele.
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
Komuna
n00b
n00b


Joined: 06 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 7:39 pm    Post subject: SpeedTouch Reply with quote

Obrigado pelo conselho, MetalGod :!:

Então, como devo proceder com o SpeedTouch? Esse é já detectado durante o boot do live-cd ou tenho que carregar um módulo específico?

@MetalGod: Já agora, eu também gosto muito de thrash e prog :P

EDIT

Doh! I guess I should have RTFM :roll:
_________________
"Religion is the sign of the oppressed creature, the sentiment of a heartless
world, and the soul of soulless conditions. It is the opium of the masses."
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Sep 06, 2005 7:50 pm    Post subject: Reply with quote

Ainda não sairam novas versões para esse driver... infelizmente para o usar tens de utilizar o kernel 2.6.10 ou pode ser quem ande aí algum patch pela net...


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------


Last edited by To on Thu Sep 08, 2005 8:52 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Komuna
n00b
n00b


Joined: 06 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Wed Sep 07, 2005 11:34 pm    Post subject: De volta ao IceData Reply with quote

Bem, já instalei o Gentoo. Sem rede, claro.

Eu bem esperava que um «make all» me resolve-se o problema do IceData500, mas a verdade é que obtive imensos erros e não faço a mínima ideia de quais poderão ser as dependências afectadas.
Note-se que acabei de instalar o Gentoo pelo "Universal" e nem o links tenho. Portanto, não me admira que algo esteja a correr mal para o lado das dependências.
Baseei-me neste tut para proceder à instalação das drivers. O processo "encravou" no passo «make all». O que me recomendam fazer...? Se se tratar de dependências, aviso já que estou um bocado perdido - não faço mínima ideia de como as verificar nem tenho como as obter sem ser pelo maldito XP 8O

Já agora, o tal SpeedTouch é mesmo mais fácil de instalar? Vai bem com o último kernel disponibilizado?

EDIT
Hmm... Já reparei que o Gentoo já tem módulos para o SpeedTouch. Mesmo assim, a minha luta pelo IceData ainda não acabou:
Na chamada de compilação, obtenho um erro, algo do género "a estrutura não tem nenhum membro chamado". Tratam-se dos membros epmaxpacketin e epmaxpacketout.
investigating...
_________________
"Religion is the sign of the oppressed creature, the sentiment of a heartless
world, and the soul of soulless conditions. It is the opium of the masses."
Back to top
View user's profile Send private message
Komuna
n00b
n00b


Joined: 06 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Fri Sep 09, 2005 3:50 pm    Post subject: Reply with quote

. Pois é, pessoal, desisti de pôr o IceData a funcionar e optei pelo SpeedTouch 330.

. No entanto, não consegui resolver o meu problema: ter internet a funcionar durante a instalação do Gentoo.
. Assim que o boot do Live-CD está completo, o meu modem tem ambos os LEDs acesos (conecção USB e ADSL). Carrego os módulos "pppoatm" e "speedtch". Até aqui, tudo bem, o modem dá sinais de vida. Assim que inicio o adsl-setup, surge-me a questão: qual é o dispositivo a indicar? Presumo que eth0 está fora de questão - de facto, tenho um SiS900 que funciona na perfeição depois de modprobe sis900; dhcpcd - uma vez que não tenho rede em casa. Desta forma, qual é o dispositivo a indicar?

- Detalhes:

. Já iniciei o script /etc/init.d/net.ppp0 e indiquei como possíveis dispositivos as strings "ppp0" e "ppp", mas quando tento adsl-start, obtenho sempre o mesmo erro de timeout.

O que é que me está a escapar ou a faltar? Será que posso mesmo iniciar o aDSL durante a intalação do Gentoo com este modem?

Obrigado pela ajuda!
_________________
"Religion is the sign of the oppressed creature, the sentiment of a heartless
world, and the soul of soulless conditions. It is the opium of the masses."
Back to top
View user's profile Send private message
MetalGod
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 10 Mar 2003
Posts: 816
Location: Portugal

PostPosted: Sat Sep 10, 2005 1:58 pm    Post subject: Reply with quote

Komuna wrote:
. Pois é, pessoal, desisti de pôr o IceData a funcionar e optei pelo SpeedTouch 330.

. No entanto, não consegui resolver o meu problema: ter internet a funcionar durante a instalação do Gentoo.
. Assim que o boot do Live-CD está completo, o meu modem tem ambos os LEDs acesos (conecção USB e ADSL). Carrego os módulos "pppoatm" e "speedtch". Até aqui, tudo bem, o modem dá sinais de vida. Assim que inicio o adsl-setup, surge-me a questão: qual é o dispositivo a indicar? Presumo que eth0 está fora de questão - de facto, tenho um SiS900 que funciona na perfeição depois de modprobe sis900; dhcpcd - uma vez que não tenho rede em casa. Desta forma, qual é o dispositivo a indicar?

- Detalhes:

. Já iniciei o script /etc/init.d/net.ppp0 e indiquei como possíveis dispositivos as strings "ppp0" e "ppp", mas quando tento adsl-start, obtenho sempre o mesmo erro de timeout.

O que é que me está a escapar ou a faltar? Será que posso mesmo iniciar o aDSL durante a intalação do Gentoo com este modem?

Obrigado pela ajuda!


Podes ter durante a instalação basta seguir o howto que indiquei na thread do speedtouch...
_________________
ex: Gentoo Linux Developer: amd64 media-optical sound gnome
ex: Portuguese Moderator
------------------------------------------------------------------------------
God Doesn't Play Dice
Back to top
View user's profile Send private message
Komuna
n00b
n00b


Joined: 06 Sep 2005
Posts: 16

PostPosted: Mon Sep 19, 2005 2:04 am    Post subject: Reply with quote

Peço desculpa pela falta de feedback, mas já resolvi este problema há bastante tempo.
Afinal, o meu problema durou essencialmente pelo facto de eu não saber nem encrontar o IP do DNS do meu ISP e o indicar @ /etc/resolv.conf.
Aliás, é um problema que afecta alguma malta que ainda está a começar. Alguns colegas, por exemplo, não configuraram o /etc/ppp/pppoe.conf nem os chap-secrets, via adsl-setup (ou à lá pata), e queixavam-se que aquilo não autenticava... 8O
_________________
"Religion is the sign of the oppressed creature, the sentiment of a heartless
world, and the soul of soulless conditions. It is the opium of the masses."
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum