Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
liberar memoria RAM
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Mon Feb 14, 2005 7:14 pm    Post subject: liberar memoria RAM Reply with quote

olá pessoal,,,

Alguem sabe um comando ou algum programa pra liberar memoria ram?, meu cedega trava depois de jogar quake e acredito que seja falta de memoria(isso quando executado pelo kde).
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Mon Feb 14, 2005 7:31 pm    Post subject: Reply with quote

Teóricamente nunca precisas de libertar memória, isto porque quando a memória não é mais necessária ela permanece num estado "podem substituir-me que já não sou precisa". Daí que quando executas o comando free aparece a memórua "used" ocupando a totalidade (ou quase) da memória total. No entanto tens na linha abaixo qual a quantidade dessa memória que é considerada "suja", ou seja, que pode ser substituida se for necessário. Assim a alocação de memória é dinâmica.

O que pode acontecer é, se um programa não sair na totalidade (por exemplo ficar Zombie) a memória continua a ser considerada útil pois o processo existe e a memória pertence-lhe. Neste caso só mesmo matando o processo que iniciou o processo zombie é que consegues libertar a memória (usar a opção -f no ps para ver quem é o criador do processo).

Se tens necessidade de mais memória para além da física aconselho-te a aumentar a swap, embora a performance diminua consideravelmente. Um acesso a disco é muito mais lento que um acesso a memória.
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 1:26 pm    Post subject: Reply with quote

Penso que depois de ser executado um programa que use muita memória a memória alocada para outros pode ir parar à swap, talvez essas paragens de que falas sejam causadas por isso mesmo, já que o acesso à swap é mais lento.
Mas se for esse caso é uma situação temporária, só até ser tudo colocado de novo em memória.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 3:19 pm    Post subject: Reply with quote

Eu configurei o cedega pra usar a quantidade de memoria da minha placa de video e ele parou de travar,mas fica muito lento depois que eu executo o quake..só depois que eu reinicio a maquina que melhora,me desculpe a ignorancia mas alguem sabe me explicar o que ta acontecendo???,ainda naum descartei a hipotese de comprar mais memoria...
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 3:37 pm    Post subject: Reply with quote

VRAM != RAM, atente para isso...
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 3:48 pm    Post subject: Reply with quote

Tive um problema horrível uma vez com uma versão do driver da nvidia, eu rodava um jogo 3D qualquer e se ele rodasse em 32/24 bits de cores o desempenho 3D ia pro lixo(nem 10% do que deveria) por culpa de erro no driver mesmo, aí se eu fosse rodar qualquer coisa em OpenGL mesmo que fosse bem simples e em 16 bits de cores rodava engasgando que nem carro véio, o problema só se resolvia saindo o X11, descarregando e recarregando o driver e entrando denovo no X11, e aí nem pensar botar a 3d pra mostrar algo em 32 bits.

Às vezes o problema não é bem o que se pensa, eu acho que o seu problema não deve ser driver mas nunca se sabe... não custa verificar ;)

E você está rodando o Quake no cedega? Não tem pra Linux não?

RAM a mais é sempre bom, tenho 512 principal a 133mhz(podre) e 128 de vídeo a 500mhz e nunca bato no limite da ram principal, da ram da 3D somente no Doom3 que realmente precisei de tudo. Dependendo do seu sistema e das memória(s) RAM atual(is) pode valer a pena comprar uma RAM nova, o meu segundo pente DIMM 133 256MB na época(1 ano e meio atráz) paguei 130 reais, tá certo que é uma memória de baixo desempenho mas mesmo uma ddr 400 não deve estar tão caro, dependendo do barramento que teu processador trabalha você não precisa gastar muito.

E se isso só acontece no KDE não use mais ele, eu já percebi que se estou rodando um aplicativo que use QT e vou rodar algo em 3D o desempenho fica visivelmente inferior, acho que tem algum bug nas ultimas versões do QT que faz ele ficar usando recursos gráficos demais quando não deveria, antes isso não me ocorria.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 9:16 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que resolvi o problema...todas as aplicaçoes que utilizavam opengl naum estavam funcionando....ate o supertux da minha mãe naum tava abrindo,a soluçao foi um "chmod 777 /dev/nvidiactl"" e no "/dev/nvdia0".Depois disso não estou tendo mais problema.....
Naum acho que o problema seja o qt..mas sim a quantidade de memoria que o kde utiliza matheus.mas de qualquer jeito alguem ja tentou fazer um script para abrir os jogos sem o kde e depois que terminar reiniciar a parte grafica?..acho que com isso descubro se o problema e a minha memoria ou o kde...mas de qualquer forma acho que vou comprar mais 256 MB (uso 256),não quero deixar de usar o kde.

Ah ,matheus o quake e nativo mesmo
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Tue Feb 15, 2005 9:25 pm    Post subject: Reply with quote

Faz um ~/.xinitrc +- assim:
Code:
#!/bin/bash
if [ -n "$1" ]
then
        BLA=$1
else
        BLA=startkde
fi
exec $BLA

startx quake

;)

Se você der só startx entra no KDE
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Feb 16, 2005 1:06 am    Post subject: Reply with quote

funcionou perfeitamente matheus...realmente o problema é com o qt.......quando executo por ele fica o cursor saltitante e as vezes o alsa naum funciona.......reiniciando a parte grafica fica muito melhor........mas eu queria ir mais longe.

O que eu queria é um script que funcionase assim.....por exemplo um only quake e ele sairia do kde...reinicia a parte grafica execute o programa desejado e depois volte para o kde...8O ...com somente quake funcionaria pelo kde.....

naum entendo nada de shel script por isso dependo da comunidade para isso...será que alguem ja tentou fazer isso????
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Feb 16, 2005 2:36 am    Post subject: Reply with quote

Depende muito. Você está usando o KDM?
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Feb 16, 2005 1:58 pm    Post subject: Reply with quote

não,mas gostaria que fosse possivel com ele tb.:lol:
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Feb 16, 2005 3:57 pm    Post subject: Reply with quote

fabiano_almeida wrote:
não,mas gostaria que fosse possivel com ele tb.:lol:

Com o KDM você deve poder criar um ~/.xsession com:
Code:
$ echo "exec <binário do quake> > ~/.xsession
chmod +x ~/.xsession

Então, bastaria (teoricamente) selecionar Custom Session no menu do KDM quando for jogar.

Se não for usar o KDM, aconselho você à checar por uma variável na hora de dar o startx. O ~/.xinitrc ficaria assim:
Code:
if [ -z $WM ]; then
  exec startkde;
else
  exec <binário do quake>;
fi

E, para iniciar, use "WM=<qualquer coisa> startx". Deve funcionar.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum