Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Como instalar o cedega a partir do pacote deb ? (resolvido)
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 2:36 am    Post subject: Como instalar o cedega a partir do pacote deb ? (resolvido) Reply with quote

Saudações galera !!!!

Sou um usuario vamos se dizer assim...eeee..intermediario em linux...mas gostei muito da filosofia do gentoo de instalar o que quero a partir do meu processador,em dual boot uso o kurumin por causa dos meus jogos.
A pergunta é, como que eu faço pra conseguir instalar o cedega pelo pacote .deb,pois somente possuo ele e naum o .tgz que o ebuild exige :?
O que eu tentei foi o seguinte,descompactei o pacote e dentro do data.tar.gz tava a pasta /usr com as libs e o binario do wine. o que eu tentei fazer foi decompactar o .tar.gz e depois:
cp -R /home/gentoo/cegega/usr/* /usr/
Ele copiou os arquivos.Depois fui na pasta do meu the need for speed e dei um cedega Speed.exe e ele me retornou:
"Your system requires the use of pthreads but the maximum system allowed stack size of 2052 kB may be too small for some games.
If you experience problems, try rerunning with "-use-pthreads no" which may help.
Moving all local fonts to /root/.transgaming_global/Fonts and removing local Fonts directory
/usr/lib/transgaming_cedega//winex/bin/wine: can't exec 'Speed.exe': error=21
bash-2.05b# cedega Speed.exe -use-pthreads no
/usr/lib/transgaming_cedega//winex/bin/wine: can't exec 'Speed.exe': error=21"

No kurumin 4 funciona que é uma beleza agora aqui naum consegui,será que é a falta da fonte truetype??? alguém pode me ajugar???


Last edited by fabiano_almeida on Thu Jan 20, 2005 3:00 am; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 2:59 am    Post subject: Reply with quote

O wine parece não estar achando o "Speed.exe"

Não sei se vai ajudar mas tente:
cedega /pasta/para/Speed.exe "-use-pthreads no"
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 3:30 am    Post subject: Reply with quote

naum funcionou,deu:
bash-2.05b# cedega /mnt/hda9/jogos/Need\ For\ Speed\ Underground/Speed.exe "-use-pthreads no"
Your system requires the use of pthreads but the maximum system allowed stack size of 2052 kB may be too small for some games.
If you experience problems, try rerunning with "-use-pthreads no" which may help.
/usr/lib/transgaming_cedega//winex/bin/wine: can't exec '"/mnt/hda9/jogos/Need For Speed Underground/Speed.exe" "-use-pthreads no"': error=21"
Aparentemente nenhuma mudança,como faco para instalar as fontes no cedega?,eu acho que seja a falta das fontes true type.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 3:35 am    Post subject: Reply with quote

Alguem sabe tranformar o pacote .deb em .tgz??? acho que isso adiantaria pois o copiaria para o /usr/portage/distfiles e um emerge cedega resolveria o resto.
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 3:46 am    Post subject: Reply with quote

Pior que a forma de passar o -use-pthreads no que lhe aconselhei está errada mesmo :(

Bom, como eu tentei ajudar com o que sabia e não consegui decidi dar uma googleada procê, e eis que:
http://digital-conquest.ath.cx/wiki/index.php/Gentoo

Coloque a use flag "nptl" no seu /etc/make.conf e dê um reemerge na glibc ;)

E como informado ali... não deixe o Gentoo instalar os headers do kernel 2.4.x, instale os do 2.6.x.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 4:14 am    Post subject: Reply with quote

tá, pelo que entendi eu vou ter que reinstalar o kernel???,me desculpe pela ignorancia se naum for isso.
eu atualizo o make.conf e depois um emerge linux26-headers glibc ???
desde já agradeço pela ajuda....
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 5:01 am    Post subject: Reply with quote

Não precisa trocar de kernel, esse negócio do linuxheaders é meio confuso, não se preocupe muito, só tenha certeza de que é o dos 2.6 que foi instalado(os headers do 2.6 bloquieam os do 2.4 e vice-versa assim como xorg bloqueia xfree) e de que a glibc foi compilada com suporte a nptl.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 7:22 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, até agora naum funcionou,mas acredito que vou conseguir,oq eu eu fiz ate agora foi:

emerge unmerge linux-headers && emerge linux26-headers glibc (isso com a USE nptl incluida no make.conf)

Ele instalou, depois um:

sh-2.05b# cedega Speed.exe
/usr/bin/cedega: line 328: 9395 Segmentation fault $SHELL -c "$RUNWINE $WINVER -debugmsg $DEBUGMSG -use-dos-cwd $WORKDIR $EJECT $DT -- $COMMAND_LINE"
sh-205b#
parece que evoluimos..rs..... :wink:

Depois que reiniciei o computador o kde naum abriu mais,o problema era o driver da nvidia,editei o xorg.conf colocando o driver como "nv" e comentado o glx,abriu normalmente.
Reinstalei o driver da nvidia e depois um:

sh-2.05b# cd /mnt/hda9/jogos/Need\ For\ Speed\ Underground/
sh-2.05b# cedega Speed.exe
/usr/lib/transgaming_cedega//winex/bin/wine: can't exec 'Speed.exe': error=21
sh-2.05b#

Uma outra questão são as dependencias do cedega (Depends: libc6 (>= 2.2.4-4), libjpeg62, xlibmesa3 | libgl1, xlibs (>> 4.1.0), zlib1g (>= 1:1.1.4), libpng3, zlib1g), naum tem no portage aparentemente,executo um "emerge libc6" e me retorna que naum existe esse arquivo no portage.Alguem sabe como resolver isso????
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 8:27 pm    Post subject: Reply with quote

http://www.google.com/search?q=cedega+error=21
---------->
http://www.linux-gamers.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1015&forum=10&post_id=5229
---------->
Como root:
echo 0 > /proc/sys/kernel/exec-shield
echo 1 > /proc/sys/vm/legacy_va_layout

Testa aí ;)

Sobre as dependências... dá um "emerge -pv cedega" que elas aparecem, mas é bem capaz de já estar tudo ok :D

E a nomenclatura tem essas poucas diferenças comparado ao debian, mas nada muito grande não.
Back to top
View user's profile Send private message
fabiano_almeida
n00b
n00b


Joined: 19 Jan 2005
Posts: 35

PostPosted: Thu Jan 20, 2005 1:33 am    Post subject: Reply with quote

Até que enfim consegui fazer funcionar o jogo no cedega, segue os passos que realizei:

# echo 0 > /proc/sys/kernel/exec-shield (deu erro no meu kernel 2.6.10)
# echo 1 > /proc/sys/vm/legacy_va_lay (funciomou perfeitamente)

# cedega Speed.exe (deu o mesmo erro)

Como tomei vergonha na cara e fui dar uma "googlada" antes de perguntar pro matheus o que fazer,achei no forum da transgaming (criadora do cedega) e achei esse tutorial:

http://transgaming.org/forum/viewtopic.php?t=736

É claro que é pro fedora, mas no meu gentoo 2004.3,stage3 com kernel 2.6.10 compilado com genkernel funcionou perfeitamente ,segue os passos abaixo:

edite o /etc/fstab e na linha correspondente partição onde está o jogo coloque:

/dev/hd** /<ponto de montagem> <sistema de arquivos> *,exec (retire o "no-exec" se existir) 0 0

* = variáveis de acordo com o seu sistema

aqui como exemplo segue a minha linha:

/dev/hda9 /mnt/hda9 reiserfs users,exec 0 0

e o jogo pegou perfeitamente :wink:

pra automatizar o legacy_va_layout edite o arquivo /etc/sysctl.conf

# nano -w /etc/sysctl.conf

e coloque estas três linhas no arquivo:

kernel.exec-shield = 0
kernel.exec-shield-randomize= 0
vm.legacy_va_layout = 1

reinicie o seu sistema e verifica se funcionou 8)

Valeu matheus vc foi mais que 10,vc foi 1000, muito obrigado pela força,pretendo depois criar um tutorial de quem está migrando do kurumin pro gentoo com algumas dicas,vou pegar um pouco mais de prática no sistema ,escrevo o artigo e mando pro gentoobr.org.Quero destacar que o The Need for Speed ficou muito melhor no gentoo do que no kurumin,isso sem configurar o config em nenhum deles dois, naum sei se é por causa do xorg que configurou melhor pra minha maquina do que o xf86config do kurumin,só sei que valeu a trabalheira de instalar o gentoo.Qualquer dúvida posta aqui que a gente tenta ajudar.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum