Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Interface gráfica para instalação do Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page 1, 2  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  

Você é a favor ou contra do gentoo ter um instalador gráfico?
A favor
54%
 54%  [ 13 ]
Contra
45%
 45%  [ 11 ]
Total Votes : 24

Author Message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Mon Jan 17, 2005 10:07 pm    Post subject: Interface gráfica para instalação do Gentoo Reply with quote

Abrir está poll para ver quais são as opinioes de vcs sobre um instalador grafico no Gentoo.

* Facilitaria e até ajudaria o Gentoo a aumentar a sua comunidade. Afinal seria mais uma funcionalidade do sistema.

ou

* Diminuiria a qualidade do Gentoo já que a instalação permitiria a entrada de novatos na comunidade, fazendo com que o desenvolvedores optem por ferramentas com interfaces amigaveis, porem mais vuneraveis.

Dêem a sua opinião, até pq preciso forma a minha! :)

[]´s
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
RoadRunner
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 12 Jun 2002
Posts: 490
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 3:08 pm    Post subject: Reply with quote

Como já disse várias vezes, ferramentas gráficas sim, desde que não façam nada que as suas equivalentes de texto não façam, tenham todas as possibilidades das equivalentes em modo texto e claro, desde que não se tirem as ferramentas de texto.

Ou seja, sou a favor de bons frontends =) Um instalador gráfico é boa ideia, mas Gentoo nem sequer tem um em modo de texto, não será melhor desenvolver primeiro algo ncurses ou até mesmo pergunta/resposta?
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 5:02 pm    Post subject: Reply with quote

O instalador gráfico usaria qual servidor gráfico? Usaria um WM? Se sim qual? Qual toolkit seria usado pro "wizard de instalação"?

http://www.gentoo.org/main/en/philosophy.xml
"If the tool forces the user to do things a particular way, then the tool is working against, rather than for, the user. We have all experienced situations where tools seem to be imposing their respective wills on us. This is backwards, and contrary to the Gentoo philosophy."

Quem quer um instalador gráfico pode usar o Anaconda do Red Hat, leia sobre o Vida Linux ;)
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 6:05 pm    Post subject: Reply with quote

Instalador gráfico? Arrgghh... :D
Instalador gráfico me lembra automatização, que me lembra inflexibilidade, que vai contra a filosofia primordial do Gentoo, ser flexivel, ser uma meta distribuição. Eu pessoalmente não consigo imaginar um Instalador gráfico que me dê todo o poder que a forma atual de instalação do Gentoo me dá.

Além do mais, o propósito principal de um instalador gráfico é tornar as coisas mais fácil pra atrair usuários sem experiência. E usuários sem experiência é uma dor de cabeça sem tamanho. Eu pessoalmente prefiro que este tipo de usuários fiquem bem distantes. Que usem um Kurumin ou qualquer outra variante do Knoppix.

Odiaria chegar aqui no forum e ver perguntas banais e repetitivas do tipo:
- Onde está o disquete?
- Como faço pra trocar o papel de parede?

Podem até me chamar de radical. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 6:28 pm    Post subject: Reply with quote

havia de existir uma 3ª opção... a do tanto me faz... é o meu caso. Por mim só uso o modo de texto, mas quem quiser usar gráfica por mim tasse bem:)


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
pilla
Bodhisattva
Bodhisattva


Joined: 07 Aug 2002
Posts: 7729
Location: Underworld

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 6:30 pm    Post subject: Reply with quote

To wrote:
havia de existir uma 3ª opção... a do tanto me faz... é o meu caso. Por mim só uso o modo de texto, mas quem quiser usar gráfica por mim tasse bem:)



Eu também, até porque eu não instalo tantas vezes assim (tive que instalar outro dia no meu desktop, cujo disco foi pro espaço). Na maior parte do tempo, eu simplesmente atualizo o sistema, então pra mim não faz a mínima diferença.
_________________
"I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Tue Jan 18, 2005 6:37 pm    Post subject: Reply with quote

Estou concordando com o Tó

Acho eu pela minha pouca experiencia em torma desições tão importante que se caso fosse necessario um instalador grafico o usuario poderia fazer a opcao entre usar ele ou não. Quando ao usar uma outra ferramenta como falaram ai fica inadmisivel pois uma desenvolvida para o proprio sistema seria contestavel imagine um flexivel.

[]´s....


Vlw pelas resposta :)
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 11:43 am    Post subject: Reply with quote

RoadRunner wrote:
Como já disse várias vezes, ferramentas gráficas sim, desde que não façam nada que as suas equivalentes de texto não façam, tenham todas as possibilidades das equivalentes em modo texto e claro, desde que não se tirem as ferramentas de texto.

Ou seja, sou a favor de bons frontends =) Um instalador gráfico é boa ideia, mas Gentoo nem sequer tem um em modo de texto, não será melhor desenvolver primeiro algo ncurses ou até mesmo pergunta/resposta?


o instalador grafico k ta a ser criado tem uma versao ncurses.... e uma versao X....
ja ha screenshots disponiveis para kem nao sabe.

btw, sim, concordo com um interface grafico nos termos k o RoadRunner falou.... (gosto mt do meu "preto e branco" ;))
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 12:59 pm    Post subject: Reply with quote

percebi que ja existe uma versao para teste la no cvs.

Como faco se quiser usar ela para testar :) :?:
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 1:23 pm    Post subject: Reply with quote

Já me estava a esquecer disso que o r3pek, é verdade já está a correr o projecto para criar um instalador grafico.

Lembro-me de ler que será um instalador genérico, que depois pode ter vários frontends diferentes que o utilizador pode escolher.

Desde que se possa continuar a ter a possibilidade de instalar tambem pela consola, por mim tudo bem, o ideal até era poder usar a consola para algumas coisas e um interface gráfico para outras. Por exemplo para criar as partições, gráficamente é mais intuitivo.
Back to top
View user's profile Send private message
r3pek
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 17 Sep 2003
Posts: 568
Location: Lisbon - Portugal

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 2:00 pm    Post subject: Reply with quote

nafre wrote:
percebi que ja existe uma versao para teste la no cvs.

Como faco se quiser usar ela para testar :) :?:



tens snapshots (nao sei se diarios) aki: http://dev.gentoo.org/~agaffney/gli/snapshots/
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 3:32 pm    Post subject: Reply with quote

sei mais como uso este snapshots?
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
r00tzz
Apprentice
Apprentice


Joined: 09 Apr 2004
Posts: 203
Location: Sao Paulo, Brasil

PostPosted: Wed Jan 19, 2005 3:47 pm    Post subject: Reply with quote

Veja o README.txt, lá ele fala que o ISO possui um ambiente de teste, mas avisa para não reclamar se não funcionar..

Não consigo abrir os tar.gz aqui (winzip não abre :( , não posso intalar outro, empresa, ambiente controlado)
Back to top
View user's profile Send private message
nafre
Guru
Guru


Joined: 27 Dec 2003
Posts: 388

PostPosted: Thu Jan 20, 2005 12:18 am    Post subject: Reply with quote

ok. acho que so é juntar com o arquivo ISO do gentoo Livecd
_________________
Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Thu Jan 20, 2005 1:36 am    Post subject: Reply with quote

Eu sempre pensei que a filosofia primordial do gentoo fosse a possibilidade de escolha. Cada um toma as suas opções e instala aquilo que quiser, como quiser. Seguindo essa filosofia, desde que continue a existir a possibilidade de instalar sem GUI, acho muito bem que exista um instalador gráfico. E vai existir.
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu Jan 20, 2005 10:44 am    Post subject: Reply with quote

codemaker wrote:
Eu sempre pensei que a filosofia primordial do gentoo fosse a possibilidade de escolha. Cada um toma as suas opções e instala aquilo que quiser, como quiser. Seguindo essa filosofia, desde que continue a existir a possibilidade de instalar sem GUI, acho muito bem que exista um instalador gráfico. E vai existir.


Acho que o objectivo final é que a distribuição seja abranjente, por isso é que defende que deveria existir essa opção. Da mesma forma que existem pacotes binários... só compila quem quer...


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jan 24, 2005 2:00 am    Post subject: Reply with quote

Gentoo é uma meta-distro. Aliás a única que conheço. Portanto, sua instalação deve ser flexível. Não me importo com métodos gráficos de instalação, desde que não sejam oficiais.

Outra coisa, eu acho um absurdo dar suporte à questões que são respondidas no handbook. RTFM não machuca.

E quanto à temer usar um toolkit específico, acho que seria inevitável. Afinal de contas, o LiveCD usa Bash e não Zsh, ou seja, é necessário fazer escolhas.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Mon Jan 24, 2005 11:50 am    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
E quanto à temer usar um toolkit específico, acho que seria inevitável. Afinal de contas, o LiveCD usa Bash e não Zsh, ou seja, é necessário fazer escolhas.

Pois é, mas acho que o que ocorre é que tentam minimizar ao máximo essas escolhas que eles fazem pelo usuário.

Se tivessem 5 linhas de comando pra escolher, opção entre interface gráfica, +5 toolkit, +3 servidores gráficos pra instalação gráfica... acho que a instalação se tornaria uma porcaria pois o usuário teria que que além de instalar o Gentoo configurar a instalação :P

Eu prefiro a instalação do modo que ela é, edito os arquivos com meu editor de texto preferido, configuro meu kernel com o gconfig, particiono com o mkdir por escolha :D(não confio em particionadores gráficos).

Acho que a instalação do modo que ela é dá bastante flexibilidade ao usuário, uma instalação gráfica dificilmente daria.

Se for ter um instalador gráfico que seja opcional, e gostaria que pudesse rodar ele numa distro qualquer(pode ser Gentoo) pra fazer a instalação em uma partição secundária ou outro HD, ajudaria bastanta a "encurtar" as coisas, prinipalmente relacionada à banda de download, problemas com drivers de modens e ajudaria os usuários a não se estressarem com a instalação que dependendo do caso pode ser demorada demais.
Back to top
View user's profile Send private message
dafaca
n00b
n00b


Joined: 05 Apr 2004
Posts: 53
Location: São Paulo, BR

PostPosted: Mon Jan 24, 2005 5:00 pm    Post subject: Reply with quote

Quando disse que era contra, imaginei que o tal instalador gráfico seria o padrão. Por isto fui tão incisivo. :wink:
Mas se for uma opção a mais, então pra mim tudo bem. Desde que eu possa continuar a instalar na boa e velha linha de comando.
Back to top
View user's profile Send private message
GothicKnight
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Aug 2004
Posts: 123
Location: Santa Maria da Feira/Portugal

PostPosted: Tue Jan 25, 2005 11:09 am    Post subject: Reply with quote

Uma boa parte do que sei sobre linux e o que vai por debaixo do capô foi a instalar o gentoo. Eu, o manual, a linha de comandos e um cafésito.
A ideia de introduzir a opção de um instalador gráfico deverá ser nada mais do que mais uma opção de download, tal como as stages.
A cada dia que passa as pessoas ficam mais comodistas, e dentro em pouco esqueçem-se que em tempos tudo começou na linha de comandos...
_________________
Se a vida não te sorri... Faz-lhe cocegas.
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Tue Jan 25, 2005 12:42 pm    Post subject: Reply with quote

acho ke o interface gráfico devia estar em segundo plano. o installer propriamente dito eh ke tem de ser mto bom.

pelo ke li, o installer pode funcionar interactivamente ou via ficheiro de configuração (auto).

e se for misto? deixar ao criterio do user poder modificar 1 ou 2 opções durante uma instalação auto e nós definirmos os valores para essas opções?

acho mais importante a flexibilidade do programa ke a apresentação. por isso é ke o portage é komo é... e toda a gente gosta dele.
Back to top
View user's profile Send private message
r00tzz
Apprentice
Apprentice


Joined: 09 Apr 2004
Posts: 203
Location: Sao Paulo, Brasil

PostPosted: Wed Jan 26, 2005 2:36 pm    Post subject: Reply with quote

não por nada, mas se o cara fizer a instalação a partir do stage3, instalar uns binários mínimos, X e uma interface gráfica qualquer, e um progrma tipo portwhole ou outra coisa parecida e pronto, um instalador gráfico!!

mas um instalador gráfico (ou um simples script) para fazer partições, editar os arquivos básicos, selecionar o que eu quero instalar e iniciar a instalação propriamente dita, não seria de todo mal, já que sou muuuuito preguiçoso :lol: !!
Back to top
View user's profile Send private message
malloc
l33t
l33t


Joined: 19 Sep 2003
Posts: 762

PostPosted: Wed Jan 26, 2005 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

Eu pessoalmente acho q um installer tipo o do debian-sarge/ubuntu so e bom. Para quem ja instalou o gentoo tantas vezes sabe que é uma estopada daquelas a antiga. Se der para escolher as USE flags a nossa escolha acho q so e positivo
_________________
--> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <--
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu Jan 27, 2005 10:35 am    Post subject: Reply with quote

As maiores distribuições têm a opção de instalar por modo gráfico ou por texto. Eu vejo a questão assim.. não estejam à espera q eu me ponha ao lado de um de vocês com uma arma a obrigar-vos a fazer a instalação gráfica :lol: :lol: :lol:


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Sun Jan 30, 2005 1:25 pm    Post subject: Reply with quote

Pra mim, qualquer iniciativa que torne a instalação do Gentoo menos cansativa (mas sem exageros) é bem-vinda.

E já que vocês mencionaram o termo "meta-distribuição", deixem-me perguntar algo: o que exatamente significa dizer que o Gentoo é uma "meta-distribuição", em contraste com as "distribuições" comuns?
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum