Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Processador e alta temperatura
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Thu Oct 07, 2004 1:49 am    Post subject: Processador e alta temperatura Reply with quote

Pessoal:
Depois que adquiri um barebone da Abit (um DigiDice) com um P4 HT 2.8, venho sofrendo com problemas de alta temperatura. Quando decide instalar o Gentoo, tive que tentar diversas vezes, pois durante a compilaćão recebida diversas mensagens do tipo: "running in modulated clock mode" e "temperature above the threshold", que após algum tempo me fazia desligar a máquina na forća. Dias desses fui jogar o Enemy Territory e aconteceu o mesmo problema.
O mais incrível é que no Windows a temperatura é bem mais baixa, marca 45 graus C contra 65 graus no linux.
Alguém aqui tenha alguma sugestão que não seja adquirir um cooler externo ou colocar ar-condicionado no meu escritório em casa ou ventilador atrás do computador.
O que pode ser. E antes de migra pro Gentoo, usava o Mandrake, e com o Mandrake a mesma coisa, a diferenca e que nao se precisava compilar os pacotes para que os mesmos fossem instaldos.
Obrigado por qualquer luz.
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Thu Oct 07, 2004 2:45 am    Post subject: Reply with quote

se fizeres o boot com noapic ou acpi=off talves deixe de acontecer, mas se fosse a ti via a temperatura que te dá na bios. Essa é capaz de ser a mais fiável.

60º para ess eprocesasdor nem é muito.

para que comprares um A/C para isso compras uma thermal, e metes liquido especial em vez de aguar, uma thermal para o processador, metia o processador a 30 graus no máximo. Eu para o meu desktop comprei um jumbo uma ventoinha que mais parece um jacto. aquela porcaria no maximo com o processador 2200+ a 2000 mhz não passa os 38º , o problema é o barulho que aquele jet 7 faz ... mas se meter sem som a temp não passa dos 48º o que não é mau,
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Fri Oct 08, 2004 2:49 am    Post subject: Reply with quote

Obrigado amigo.
Com relacao a bios, a temperatura e a que o XP aponta, perfeito. Vou verificar o acpi que com certeza esta habilitado. (de qualquer forma, desabilita-lo me parece um absurdo).
Mas a melhor alternativa, como vc muito bem optou, seja colocar um JUMBO aqui atras dele, pois a relacao custo/beneficio me parece mais razoavel.
Abracos.
william
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
iTT
n00b
n00b


Joined: 23 Apr 2004
Posts: 70
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Oct 08, 2004 8:00 pm    Post subject: Reply with quote

Pois eu sofro do mesmo problema, mas e num portatil :!:
quando preciso de compilar algo mais pesado tenho de levantar portatil deixando o lado das ventoinhas livres.
Da ultima vez que compilei o openoffice ai dando em doido, desligou algumas vezes.

Ja agr quando ele desliga por atingir a temp critica no meu caso 75ºC, por é que ele nao desliga como deve de ser? pois quando ele desligar por aquecimento quando o ligo novamente ele ao verificar o disco encontra bastantes erros e por vezes e necessario correr o scan por linha de comandos....
Back to top
View user's profile Send private message
codemaker
Guru
Guru


Joined: 03 Jun 2004
Posts: 398
Location: Lisboa, Portugal

PostPosted: Fri Oct 08, 2004 8:43 pm    Post subject: Reply with quote

iTT wrote:
Pois eu sofro do mesmo problema, mas e num portatil :!:
quando preciso de compilar algo mais pesado tenho de levantar portatil deixando o lado das ventoinhas livres.
Da ultima vez que compilei o openoffice ai dando em doido, desligou algumas vezes.

Ja agr quando ele desliga por atingir a temp critica no meu caso 75ºC, por é que ele nao desliga como deve de ser? pois quando ele desligar por aquecimento quando o ligo novamente ele ao verificar o disco encontra bastantes erros e por vezes e necessario correr o scan por linha de comandos....


Que processador é? Os processadores Intel (não sei se todos) têm uma tecnologia que permite "desacelerar" o processamento quando começam a ficar muito quentes de forma a protegerem-se das altas temperaturas. Mas penso que os AMD simplesmente desligam quando estão demasiado quentes. Não sei se entretanto a AMD desenvolveu alguma tecnologia semelhante mas penso que não. Provavelmente teria problemas com patentes :roll:


Não é para assustar mas conheço uma pessoa que derreteu (ligeiramente) parte do portatil a compilar pacotes no gentoo. Por causa disso, o monitor do portatil só se segura se estiver exactamente na vertical. Não pode estar inclinado nem para a frente nem para trás porque cai! 8O
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Fri Oct 08, 2004 8:49 pm    Post subject: Reply with quote

codemaker os novos amd64 tem essa tecnologia, e não é da intel ;) e mesmo que fosse, estão obrigados a fornecer tecnologia mutuamente, existe uma share tecnology nos processadores.
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
iTT
n00b
n00b


Joined: 23 Apr 2004
Posts: 70
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Oct 08, 2004 9:40 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
Que processador é?

Tenho um p4 2.5MHz que nao e mobile mas sim desktop.
Back to top
View user's profile Send private message
malloc
l33t
l33t


Joined: 19 Sep 2003
Posts: 762

PostPosted: Sat Oct 09, 2004 12:35 am    Post subject: Reply with quote

iTT wrote:
Quote:
Que processador é?

Tenho um p4 2.5MHz que nao e mobile mas sim desktop.

Num portátil :shock:
Se for um prescott tas tramado. Os prescott teem um defeito de concepção que os faz atingir temperaturas mt elevadas mesmo estando em idle.
_________________
--> Linux ### 2.6.11-ck2 #1 Sat Mar 12 20:21:30 WET 2005 i686 GNU/Linux <--
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Oct 11, 2004 12:13 pm    Post subject: Reply with quote

Um portatil com processador desktop? É natural que aqueça, parece-me impossivel encaixar um dissipador decente no espaço de um portatil... Isso é um problema de hardware bem dificil de resolver.
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Wed Oct 13, 2004 8:35 am    Post subject: Reply with quote

Ops, desculpem-me pessoal, estou do outro lado do mundo e nao pudia me conectar a internet.

Li os outros posts aqui, e me parece que o problema que venho sofrendo de alta temperatura esta relacionado ao fato de que tenho um barebone com um processador P4 2.8HT quando o mais indicado seria, ter um gabinete mais robusto e lotado de ventoinhas para aguentar o processador, nao e mesmo?

Entao, por que que quando estou no Windows nao tenho problemas de temperatura, mesmo jogando FIFA 2004, Unreal e aplicativos bastante pesados? Sera que o sistema operacional da terra dos pinguins so funciona sem superaquecer o processador em terras onde ha frio? Faz sentido... Imaginem so quando chegar o verao no Brasil, no Rio de Janeiro, ficarei 3 meses sem usar o Linux. Uma pena.
Abracos e obrigado.
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Oct 13, 2004 12:18 pm    Post subject: Reply with quote

Esse tipo de processador tem um mecanismo que os faz ficar mais lentos quando aquecem, mas essa função é controlada por hardware, devia entrar em acção automaticamente... O processador ficava lento, mas continuava a funcionar.

É estranho teres esse tipo de problema, será que o linux está a desactivar essa defesa do processador?
Back to top
View user's profile Send private message
cohn
n00b
n00b


Joined: 16 Jul 2004
Posts: 27
Location: Belo Horizonte - MG - Brazil

PostPosted: Wed Oct 13, 2004 1:11 pm    Post subject: athcool Reply with quote

Como está no nome: é para athlon/duron -- AMD, deve haver coisa semelhante para Intel.

Aqui abaixou 10ºC em média. Antes de usá-lo ficava ~45ºC agora usualmente (quando não estou a usar cpu 100%) fica ~35-37ºC.

Cuidado com alguns chips VIA que podem causar perda de HD

emege -vaD athcool

compensa irem no sítio para mais informações
_________________
"One of the keys to happiness is a bad memory."
--- Rita Mae Brown
Linux Registered User #99124
Back to top
View user's profile Send private message
cohn
n00b
n00b


Joined: 16 Jul 2004
Posts: 27
Location: Belo Horizonte - MG - Brazil

PostPosted: Wed Oct 13, 2004 1:13 pm    Post subject: Erro de grafia Reply with quote

COMPEMÇA corrigir este 'compensa'
_________________
"One of the keys to happiness is a bad memory."
--- Rita Mae Brown
Linux Registered User #99124
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Thu Oct 14, 2004 8:33 am    Post subject: Reply with quote

eu julgo que o teu problema é mesmo do hardware. Neste momento vendem-se na net coolers decentes que te ajudam a descer isso. Eu após passar o meu processador de 1833 Mhz para 2100 Mhz tinha temperaturas entre os 60~65ºC . Após ter comprado um cooler da thermaltake e uma ventoinha noiseblocker S2 a tempetura mesmo em full load não passa os 48 ºC.
Aconselho-te a ver as lojas de informática pela tua zona e verificares o material que existe à venda aqui pela a net para poderes escolher qualquer coisa de jeito.


_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum