Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Primeira vez no Linux... Debian vs Gentoo
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page 1, 2  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Thu May 27, 2004 12:50 am    Post subject: Primeira vez no Linux... Debian vs Gentoo Reply with quote

Boas pessoal!!
Venho apenas pedir umas sugestões acerca do Linux.
Ainda nem comecei e já estou a pedir ajuda!!
Utilizo o Windows há muito tempo mas sempre tive curiosidade em instalar o Linux para aprender a trabalhar com ele. Agora ofereceram-me um computador velho (PentiumII 400Mhz, 128Mb RAM, 4Gb Disco) e decidi aproveitar para instalar um sistema Linux.
Comecei a sacar o Debian GNU/Linux e entretanto fui encontrando outras versões de Linux. A minha dúvida está mesmo aqui, quais são as principais diferenças entre o Debian e o Gentoo e qual deles o mais fácil para eu me iniciar com o Linux?
Obrigado desde já pelas sugestões e compreendam a minha ignorância.... :oops:
Back to top
View user's profile Send private message
localdomain
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 39
Location: /dev/null

PostPosted: Thu May 27, 2004 9:51 am    Post subject: Reply with quote

Viva, opinião propria, eu aconcelhava a experimentares gentoo :) isto pq eu sempre tive problemas a entender o instaler da debian (dselect) e entao nunca me virei muito para isso, foi sempre slackware, mas desde k saiu gentoo.. 8)
_________________
Só existem 10 pessoas no mundo, as k sabem binário e as k não.
Back to top
View user's profile Send private message
Operador Nabla
Apprentice
Apprentice


Joined: 06 Feb 2004
Posts: 176
Location: Salesópolis - SP - Brasil

PostPosted: Thu May 27, 2004 12:55 pm    Post subject: Reply with quote

Eu sou suspeito para falar, pois Debian e Gentoo são, atualmente, as minhas distribuições favoritas (quem sabe, num futuro próximo, a GoboLinux não entra para a minha lista?), tanto é que, apesar de eu ter praticamente só a Gentoo instalada na minha máquina, participo ativamente do fórum da Kurumin (descendente da Debian).

O que eu poderia dizer a respeito das duas?
Por um lado, a Debian tem uma vasta relação de pacotes que podem ser instalados via APT (dependendo do caso, como o meu, que dependo de aplicações matemáticas/científicas e LaTeX, pode-se encontrar um número bem maior de pacotes relevantes nos repositórios Debian do que na Portage Tree).
Por outro lado, nunca gostei destes sistemas de pacotes binários (DEB, RPM, etc.). Prefiro formatos de pacotes mais simples, como .tar.gz e .tar.bz2, e aqui a Gentoo sobe no meu conceito.

De qualquer modo, eu não recomendaria nem a Debian, nem a Gentoo, para alguém que está realmente começando agora em GNU/Linux. Eu sugeriria começar com alguma derivação simples da Debian (como a Knoppix ou a Kurumin), passar para a Debian conforme o ganho de experiência e, aí sim, migrar para a Gentoo (comigo foi assim, exceto pelo fato de eu ter começado direto com a Debian, pois não tinha Knoppix naquela época).
Back to top
View user's profile Send private message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Thu May 27, 2004 3:38 pm    Post subject: Reply with quote

Bem... então parece que vou sacar o Knoppix porque sinceramente não percebo nada de Linux.... :lol:
E embora leia muito acerca disto ainda há certas coisas que eu não sei a que é que se referem, do tipo: pacotes...? kernel....? etc..
Vamos ver se eu me safo.... :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu May 27, 2004 6:14 pm    Post subject: Reply with quote

Minha trajetória foi Mandrake, Conectiva, Slackware e Gentoo. Depois eu acabei experimentando o Kurumim, o Debian e agora estou me divertindo também com Fedora.

Eu recomendaria Mandrake. O Kurumim/Knoppix foi feito para quem não conhece e não quer conhecer o Linux seriamente. É bom somente para mostrar, imo.

E depois, pule Conectiva, não é uma distro realmente boa. Eu aconselharia ir pro Slackware. Muita gente diz que é a distro que "se você não tem problemas com ela, não tem problema com nenhuma outra distro". É a maior mentira, a única diferença vai ser na hora de instalar os pacotes e as configurações em parte em modo de texto.

Depois venha pro Gentoo, eu aprendi muita coisa só em instalar. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
AngusYoung
Retired Dev
Retired Dev


Joined: 20 Dec 2002
Posts: 473
Location: Czech Republic

PostPosted: Thu May 27, 2004 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:
Bem... então parece que vou sacar o Knoppix porque sinceramente não percebo nada de Linux.... :lol:
E embora leia muito acerca disto ainda há certas coisas que eu não sei a que é que se referem, do tipo: pacotes...? kernel....? etc..
Vamos ver se eu me safo.... :wink:

Talvez você queira dar uma olhada nesta distribuição. Chama-se Kurumin, é feita por um brasileiro, e está sendo a porta de entrada de muita gente para o Linux.

Boa sorte.
_________________
My blog
Twitter
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Thu May 27, 2004 8:16 pm    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
DjGreen wrote:
Bem... então parece que vou sacar o Knoppix porque sinceramente não percebo nada de Linux.... :lol:
E embora leia muito acerca disto ainda há certas coisas que eu não sei a que é que se referem, do tipo: pacotes...? kernel....? etc..
Vamos ver se eu me safo.... :wink:

Talvez você queira dar uma olhada nesta distribuição. Chama-se Kurumin, é feita por um brasileiro, e está sendo a porta de entrada de muita gente para o Linux.

Boa sorte.


A minha evolução foi: Conectiva, Red Hat, Mandrake, Slackware, Debian, Kurumin, Knoppix, Gentoo 1.4, Gentoo 2004.0.

Se você quiser aprender um pouco de Linux, use Conectiva, Red Hat ou Mandrake. Os três são fáceis e rápidos de instalar, e ainda assim você vai encontrar bastante coisa para mexer e configurar, mas logo você vai aprender que pacotes RPM não fazem parte dos reinos dos céus.

O Debian é chato para instalar, tanto que, a não ser que você realmente precise, durante uma reinstalação você geralmente sente saudades do Anaconda (instalador do Red Hat). O Knoppix deixa tudo pronto para você, mas ainda dá pra brincar um pouco, por ser Debian. Ambos são muito fáceis de atualizar e de instalar novos programas.

O Kurumin é uma aberração; não é Debian, nem Red Hat, nem Slackware, e usa sistemas de empacotamento os mais diversos. Se você atualizar alguma coisa sem utilizar os scripts do Morimoto corre o risco de não mais conseguir utilizar a distro normalmente.

O Gentoo e o Slackware não são distros recomendadas para usuários estreantes por serem mais complexos de se instalar (depois que se aprende é mole), mas são as duas distros que apresentam o melhor desempenho na máquina.

O Slackware hoje em dia usa um sistema de atualização semelhante ao Debian, o slapt-get, desenvolvido pelo Piter Punk, que facilitou muito a vida dos administradores de sistemas Slackware.

Já o Gentoo conta com o poderoso emerge, que torna o trabalho de atualizar e instalar programas uma vida mansa, salvo raríssimas exceções (se você começar a zoar muito o sistema...).

De todos essas distros, na minha opinião, a que usa o melhor sistema de empacotamento, instalação e atualização de pacotes é o Gentoo.

Bom, fica aí a sugestão.
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu May 27, 2004 9:13 pm    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:
Kurumin, é feita por um brasileiro, e está sendo a porta de entrada de muita gente para o Linux.


Eu consegui convencer um amigo meu a testar o Linux pelo Kurumim. Ele gostou muito, queria instalar, mas não instalou porque não queria reinstalar o Windows fazendo backup de tudo, nem tinha um HD extra. O QtParted simplesmente não funcionou.

O Kurumim não oferece as melhores coisas do Linux rodando à partir do cd. Os entusiastas que realmente se interessarem pelos princípios do software livre irão adiante com o Linux, mas uma grande parte dos iniciados pelo Kurumim se contenta em usar Windows.

Eu tive uma experiência maravilhosa com o Mandrake, e realmente recomendo essa distro. Tive uma experiência não muito boa com o Conectiva, então não recomendo. Gosto muito também do Fedora Core, mas não é tão amigável para iniciantes quanto o Mandrake.
Back to top
View user's profile Send private message
localdomain
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 39
Location: /dev/null

PostPosted: Thu May 27, 2004 10:59 pm    Post subject: Reply with quote

1998 slackware------------------------> 2003 gentoo 1.4 -----> hoje


mas continuo a achar muito mais simples e pratico usar slackware ( nao a dispenso do meu "servidor"), agora para a actualizacao de pacotes tens o swaret k tb te verifica dependencias e afins, mas nada k se compare a gentoo nesse aspecto :)
_________________
Só existem 10 pessoas no mundo, as k sabem binário e as k não.
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 28, 2004 8:45 am    Post subject: Reply with quote

A minha sequencia foi:

Mandrake -> Gentoo -> O live cd que estou a fazer baseado em gentoo que ainda n tem nome :lol:


Eu recomendo um pequeno treino talvez no proprio knoppix para te ambientares ao ambiente, conhecer minimamente o /dev e os comandos mais importantes.


Depois se queres conhecer linux a fundo, é instalar gentoo(a partir do proprio cd do koppix n seri a má ideia) e seguir o manual, forum, etc. À medida que os problemas aparecerem.

Andei uns meses com Mandrake e pouco aprendi, ao fim de duas ou tres tentativas falhadas para instalar gentoo aprendi realmente muito.

Linux é como na vida, estamos sempre a aprender
Back to top
View user's profile Send private message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Fri May 28, 2004 1:52 pm    Post subject: Reply with quote

:roll: Bem.... Como já acabei de sacar o Knoppix vou queimar um CD'zito e experimentá-lo. Vou, no entanto, seguir estas fantásticas sugestões e começar a sacar o Mandrake para ver as diferenças.... :roll:

:!: Pessoal :!: É hoje que eu começo a mexer no Linux!!! :!:
Obrigado pelas dicas :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
localdomain
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 39
Location: /dev/null

PostPosted: Fri May 28, 2004 1:56 pm    Post subject: Reply with quote

boa sorte, k hoje seja o primeiro dia de muitos :)
_________________
Só existem 10 pessoas no mundo, as k sabem binário e as k não.
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 28, 2004 2:13 pm    Post subject: Reply with quote

A minha primeira instalação de gentoo foi feita lentamente a partir de uma instalação de mandrake ;)

Tudo correu bem, mas quando finalmente bootei para o meu novo sistema gentoo percebi a importancia de escolher bem as flags de instalação e...

comecei tudo de novo :lol:
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Fri May 28, 2004 4:10 pm    Post subject: Reply with quote

xef wrote:
A minha sequencia foi:

Mandrake -> Gentoo -> O live cd que estou a fazer baseado em gentoo que ainda n tem nome :lol:


check jollix :D
Back to top
View user's profile Send private message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Fri May 28, 2004 4:58 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora faço mais uma pergunta muito inocente. Posso instalar jogos num sistema Linux como fazia com o Windows? Jogos recentes do tipo Hitman, Army Operations, FIFA, etc... ? :?:
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Fri May 28, 2004 5:24 pm    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:
Já agora faço mais uma pergunta muito inocente. Posso instalar jogos num sistema Linux como fazia com o Windows? Jogos recentes do tipo Hitman, Army Operations, FIFA, etc... ? :?:


Americas Army tem uma versão para Linux, que é até melhor, por sinal (desempenho). Já FIFA e Hitman talvez usando o WineX.
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Sat May 29, 2004 2:33 am    Post subject: Reply with quote

Mais vc so vai conseguir instalar, rodar nem penssar, eu tenho um p3 1.1 naum rodou bem aqui. Pra games hoje tem que ser no minimo 2 GHZ.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat May 29, 2004 4:07 am    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:
Mais vc so vai conseguir instalar, rodar nem penssar, eu tenho um p3 1.1 naum rodou bem aqui. Pra games hoje tem que ser no minimo 2 GHZ.


Isso pro WineX, não é? Quanto ao AA, usa bastante recursos sim, tantos quanto os do Windows ou menos, e a performance é melhor, especialmente com placas de vídeo NVIDIA.

Só para clarear o seu post, Kobal, que poderia ter sido entendido como "Linux é mais lento do que Windows para jogos". Linux é, em geral, melhor em tudo, inclusive na performance em jogos. Já o WineX é uma reescritura das bibliotecas do Windows, não é um emulador, propriamente dito, mas sua performance não é muito boa e são poucos os jogos que rodam perfeitamente.
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Sat May 29, 2004 5:47 am    Post subject: Reply with quote

A foi mal, eu não fui bem claro no post, no windows o AA nem rodo, no Linux ele rodou mais ficou pesado, como so instalei pra sentir um jogo no Linux nao posso dar maiores detalhes.
Back to top
View user's profile Send private message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Sat May 29, 2004 7:51 pm    Post subject: Reply with quote

Yeah!!! :D Tou a gostar de brincar com isto. :twisted:

Quando perguntei se dava pra correr jogos já estava a pensar em instalar o LINUX no meu computador mesmo... Já estou com intenções de, quando acabar de sacar o Mandrake, instalá-lo juntamente com o Windows no meu computer (AMD XP 1700+, 512 Mb Ram, 40 Gbs disco, GeForce 5200FX 128Mb) pra ver se consigo jogar da mesma maneira.
Tou a gostar.................................................................
hehehehehe
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Sat May 29, 2004 8:47 pm    Post subject: My Xp at linux ... Reply with quote

... epá quantos dias demoraste para instalar isso num pentium II, estava a pensar por no meu "servidor" que tem o Slackware o gentoo lá.

Debian ainda não mexi... até agora já usei Red Hat, Mandrake, Suse, Slackware,Slax(Live CD). Agora o gentoo, e sem duvida que o Gentoo tem sido o melhor de todos .

"Em termos de Live CD o SLAX está muito bem apetrechado, 150 megas e é quase compativem em tudo nos vários computadores..."

Neste momento so me falta instalar bem o scanner, a apc backup 500 ES e os sensores de temperatura .

De resto não tive muitos problemas ... algumas bacuradas minhas de resto ...tenho utilizado o Gentoo do que outros "OS".
Back to top
View user's profile Send private message
DjGreen
n00b
n00b


Joined: 26 May 2004
Posts: 14
Location: Matosinhos, Portugal

PostPosted: Sun May 30, 2004 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

O que acontece é o seguinte... Todas as informações que li até agora acerca da instalação do Knoppix no HD dizem-me que este vai ocupar até 5Gb no disco 8O !!! Como o PII que tenho só tem 4Gb, desisti logo da ideia de o instalar... Por isso tenho brincado apenas com o LiveCD. Acredita, sou muito novato nestas coisas e cada vez mais me apercebo que tenho muuuuuiiito que aprender. No entanto se alguém souber de sites ou ideias para eu me iniciar neste mundo LINUX, eu sou todo ouvidos e agradeço.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon May 31, 2004 2:08 am    Post subject: Reply with quote

DjGreen wrote:
O que acontece é o seguinte... Todas as informações que li até agora acerca da instalação do Knoppix no HD dizem-me que este vai ocupar até 5Gb no disco 8O !!! Como o PII que tenho só tem 4Gb, desisti logo da ideia de o instalar... Por isso tenho brincado apenas com o LiveCD. Acredita, sou muito novato nestas coisas e cada vez mais me apercebo que tenho muuuuuiiito que aprender. No entanto se alguém souber de sites ou ideias para eu me iniciar neste mundo LINUX, eu sou todo ouvidos e agradeço.


Mandrake certamente usa muito menos espaço. Mesmo o Knoppix usa menos que isso, você não deve ter que instalar tudo. Gentoo então, nem se fala, precisa de 500mb.

Links na outra thread sobre o AA. :D
Back to top
View user's profile Send private message
revertex
l33t
l33t


Joined: 23 Apr 2003
Posts: 806

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 10:18 pm    Post subject: Reply with quote

AngusYoung wrote:

Talvez você queira dar uma olhada nesta distribuição. Chama-se Kurumin, é feita por um brasileiro, e está sendo a porta de entrada de muita gente para o Linux.

Boa sorte.

é a maneira mais rápida de frustrar qualquer tentativa de converter alguém para o linux, quem já usou sabe do que eu estou falando, quem ainda não usou basta dar uma olhada mais profunda, vale a pena fazer a prova de fogo e instalar no hd, frustração garantida ou seu dinheiro de volta.
viva a idolatria.

AngusYoung wrote:

Boa sorte.

vai precisar de muita.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Sep 12, 2004 11:26 pm    Post subject: Reply with quote

revertex wrote:
AngusYoung wrote:

Talvez você queira dar uma olhada nesta distribuição. Chama-se Kurumin, é feita por um brasileiro, e está sendo a porta de entrada de muita gente para o Linux.

é a maneira mais rápida de frustrar qualquer tentativa de converter alguém para o linux, quem já usou sabe do que eu estou falando, quem ainda não usou basta dar uma olhada mais profunda, vale a pena fazer a prova de fogo e instalar no hd, frustração garantida ou seu dinheiro de volta.
viva a idolatria.

Verdade. Eu nunca tinha usado um Kurumin instalado no HD, mas quando fui ajudar um amigo que tinha instalado no HD à fazer coisas como configurar rede, ajustar o layout do teclado, e por aí vai.

Bom, pra começar, a configuração é a coisa mais idiota que ue já vi na minha vida. Em vez de usar um só aplicativo, são dezenas de scripts (com nomes ridículos, btw) no menu K, fica uma zona pra procurar qual utilizar, porque tem muitos nomes fantasias também. Sem contar que não ficam todos no mesmo lugar. Os scripts são metade CLI, metade GUI, usando muitas vezes 2 ou 3 terminais e uma janela. E esses terminais que são invocados são xterms brancos com texto preto ou konsoles pretos com texto amarelo, que muitas vezes aparecem ao mesmo tempo com essas cores em contraste. Além disso, estão em metade dos scripts está em português, metade inglês. Depois de configurar a placa de rede, após reinicializações o sistema automaticamente levantava os módulos e a interface corretamente, mas a conexão cismou em não levantar sozinha.

A interface é lamentável. O navegador padrão é o Firebird, e o GTK está sem tema, ou seja, difere ridiculosamente do resto do sistema. Aliás, o ambiente prima pela falta de gosto. O tema Qt é o Acqua com decoração de janela Keramik.

O pior de tudo foi que depois que eu atualizei os pacotes, o lilo.conf foi alterado (automagicamente), e desconhecendo isso não modifiquei-o. Quando voltei pra casa (estava em Santos, outra cidade), ele me liga dizendo que o Windows não fazia mais boot. Depois de muito interurbano, pela BIOS conseguimos fazer o Windows fazer o boot.

Eu não recomendo mais Kurumin pra ninguém com juízo. Parece que foi feito por uma criança de 12 anos.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum