Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Placa de Rede não funfa na instalação.
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 2:39 am    Post subject: Placa de Rede não funfa na instalação. Reply with quote

Olá a todos sou novo na comunidade linux, e estou começando agora neste mundo do software livre. Baixei o Live Cd do Gentoo, dei boot com o danado e ele não reconheceu a minha palca de rede que é uma SURECOM EP-320X-S/S-1 100/10M Ethernet PCI Adapter. Bom Aindei pesquisando no cd e achei o modulo referente a ela que é p Fealnx.o, carreguei com o Comando modprobe automaticamente ele já subiu a placa e veio com o ip 192.168.0.2, até ai tudo bem. So que quando eu vou configurar o meu Acesso a net que é feito pelo Adsl Speedy da telefonica atraves do script (Adsl-setup), ele termina tudo direitinho mas quando eu do o comando adsl-start ele demora..até dar o erro "$connect "S@"/dev/null 2>&1 " e eu nào consigo fazer funcionar...alguem poderia me ajudar? Desde já agradeço a atenção.
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 3:14 am    Post subject: Reply with quote

calma, estás a usar o live cd do gentoo 2004.1 certo ?

vais ter que fazer remove da placa eth1394

Code:
rmmod eth1394


depois faz
Code:
modprobe -l


ve la se encontras o encontras o teu driver

depois
Code:
insmod 8139too
(exemplo para loadares a placa realtek)

Depois de loadado o driver fazes:

Code:
dhcpd eth0

_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 1:39 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado assim que chegar em casa testarei e postarei os resultados, agora so uma duvida....qual é a diferença de eu carregar um modulo com o comando insmod do comando modprobe ?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 2:32 pm    Post subject: Reply with quote

O modprobe checa dependências dos módulos, enquanto o insmod não. Sempre faça modprobe, porque se o módulo tiver dependências, o insmod vai dar erro.
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 2:49 pm    Post subject: Reply with quote

Muito obrigado pelo esclarecimentos....não vejo a hora de chegar em casa... :D
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 11:17 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, segui os passos que o Mythos descreveu..mas nào deu certo..continua dando o mesmo erro. Muito estranho...pois quando eu peço pra carregar o módulo da placa ( fealnx.o) ele carrega sem problemas..so não conecta na internet. Tanto que se eu der um ping na propria placa ele respode numa boa. Eu notei que durente o Boot com o Live cd 2004.1 ele não consegue carregar o driver da palca e então carrega um módulo chamado mii.o, se este módulo não estiver carregado eu não consigo carregar o Fealnx.o. E outra coisa, quando eu dou os comandos pra desligar a máquina pelo livecd...ele trava na placa de rede.. "Removing inet6 adresses..... Error : Removing int6 adress error (0). Galera...Alguma idéia?>
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jul 20, 2004 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

Calma lá, recomeça tudo de novo, mete o live cd, depois a primeira coisas que fazes é:

Code:
rmmod eth1394


a segunda é:
Code:

insmod a_tua_placa insmod fealnx


se der erro faz com o modprobe fealnx

terceiro:

Code:
dhcpcd eth0


Code:
ifconfig


tens a certeza que é essa ?
s enao der com letra pequena tenta com o F grande
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 12:13 am    Post subject: Reply with quote

Quase lá:

Code:
rmmod eth1394
modprobe fealnx
ifconfig eth0 up
adsl-setup
adsl-start


O que acontece é que eu acho que o funcionamento do dhcpd não está sendo o desejado. Se não me engano, o dhcpcd vai ficar esperando um ip chegar, se não chegar ele não levanta a placa de rede. Então, basta fazer um "ifconfig eth0 up". Depois disso é só continuar normalmente. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 12:29 am    Post subject: Reply with quote

tchi sorry nem vi que era adsl é o que dá ter cabo,

faz depois do rmmod e do modprobe o resto dos passos do fernando.
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 1:36 am    Post subject: Reply with quote

Eu já tinha feito estes passos...repeti eles.. não resultando no mesmo erro. :cry: ....fogo que eu não tenho outra placa de rede...e esta é a que eu uso no windows normalmente, ela carrega normalmente...pega a ir 11 e tudo. Mas não funciona, Safada!
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 2:13 am    Post subject: Reply with quote

Qual o resultado do comando "route -n", e qual o IP do seu modem ADSL? De repente ele não está encontrando o default gateway.

Em casa, o meu modem tem IP 192.168.254.1, então eu faço:

Code:

ifconfig eth0 192.168.254.2 netmask 255.255.255.0
route add default gw 192.168.254.1


Depois é só autenticar no provedor.
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 2:58 am    Post subject: Reply with quote

Quando eu tentei dar um "adsl-connect"ele me retornou este erro:

This system lacks kernel support for PPP. This could be because
the PPP kernel module could not be loaded, or because PPP was not
included in the kernel configuration. If PPP was included as a
module, try `/sbin/modprobe -v ppp'. If that fails, check t
/usr/sbin/pppd.

Estou pesquisando uma solução :lol:
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 3:03 am    Post subject: Reply with quote

Acho que você está se referindo ao ip da placa de rede? Nesse caso, existem placas que funcionem somente com um ip? Eu, por exemplo, no Windows deixo ele escolher um ip automaticamente, enquanto para o Linux eu deixo 192.168.0.1.

Veja também se você configurou bem o rp-pppoe. Speedy é tudo "default", menos senha e usuário (claro) e servidores de DNS, que devem ser ajustados para pegar do servidor (deixe "server").

Uma coisa que pode parecer idiota, mas pra mim foi um problema no começo, é que o Windows faz alguma besteira com a conexão. Quando eu não desconecto no Windows e faço reboot pra entrar no Linux, eu não consigo conectar. Eu tenho que entrar de novo no Windows, conectar, desconectar, e assim fazer boot no Linux. Parece que o Windows deixa alguma coisa no modem (?), e isso me deu alguns problemas no começo (inclusive se alguém souber de uma solução mais "limpa" eu agradeço :wink:).
Back to top
View user's profile Send private message
Karma_Police
n00b
n00b


Joined: 14 Jun 2004
Posts: 26
Location: Portugal

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 3:05 am    Post subject: Reply with quote

procura os modulos ppp

Code:
ls /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/net
se não estou em erro deve dar todos os modulos na pasta net que contem os modulos ppp. depois é fazer modprobe até conseguires ligar. começa pelo ppp_generic e ve os erros que ele dá. há de dizer que falta o modulo ppp_xxx. Vai fazendo modprobe.
_________________
This is what you get, when you mess with us!
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Wed Jul 21, 2004 3:06 am    Post subject: Reply with quote

skycrow wrote:
Quando eu tentei dar um "adsl-connect"ele me retornou este erro:

This system lacks kernel support for PPP. This could be because
the PPP kernel module could not be loaded, or because PPP was not
included in the kernel configuration. If PPP was included as a
module, try `/sbin/modprobe -v ppp'. If that fails, check t
/usr/sbin/pppd.

Estou pesquisando uma solução :lol:


Por se tratar de um LiveCD isso não deveria ter acontecido... O kernel do LiveCD deve ter como módulo os drivers de PPP. Você pode tentar as soluções referidas, "modprobe ppp" e, se o erro persistir, "pppd". O interessante é que existe uma opção no kernel que permite à programas requerer o carregamento de um módulo, o que é comum para o X e para o rp-pppoe, e isso parece estar desativado. De qualquer forma, faça isso antes de iniciar o rp-pppoe.
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Thu Jul 22, 2004 4:57 pm    Post subject: Reply with quote

Então, desculpem a demora do post mas é que eu fiquei sem tempo....eu tentei os passos acima , nào deram certo, ele não acha esses módulos. Então ontem quando eu dei um boot com o Livecd, em vez de eu escolher o kernel gentoo escolhi o Smp e com ele funcionou de primeira...detectou a minha placa, logo em seguida eu configurei o Adsl e foi! Agora qual a diferença. entre esses 2 kerneis? me parece que o só diferenças visuais...mas enfim.....vou testar direito hj quando chegar em casa.
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Jul 22, 2004 6:01 pm    Post subject: Reply with quote

O SMP é um kernel com suporte a Symmetric Multi-Processing, ou seja, pra computadores com 2 processadores ou Hyper-Threading. Curioso, no mínimo.

Espero que os CDs do 2004.2 sejam melhores. Já joguei fora o meu do 2004.0, ainda uso o 1.4 que é perfeito.
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Thu Jul 22, 2004 8:23 pm    Post subject: Reply with quote

Estranho né?. Mas o seguinte não tem problema de eu usar ele pra dar boot? porque depois da instalação pelo o que eu estou vendo euvou precisar compilar um kernel mesmo não é?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Jul 22, 2004 9:33 pm    Post subject: Reply with quote

skycrow wrote:
Estranho né?. Mas o seguinte não tem problema de eu usar ele pra dar boot? porque depois da instalação pelo o que eu estou vendo euvou precisar compilar um kernel mesmo não é?

Pode usar pra dar o boot. Eu vi no OTW um cara que postou o uname -a e só ali percebeu que tinha SMP ativado, então não deve ser problema. Mas quando for compilar o kernel, compile sem SMP. Coloque SMP só se der erros de novo.
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Sat Jul 24, 2004 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

Tá quase lá!! risos...depois que eu dou um "emerge -u world" ela dá este erro ... "Checking for a compiler default outpout file name... configure: error c compiler cannot create executables" ..eu tenho que editar algum caminho para ele achar o compilador?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Jul 24, 2004 6:35 pm    Post subject: Reply with quote

skycrow wrote:
Tá quase lá!! risos...depois que eu dou um "emerge -u world" ela dá este erro ... "Checking for a compiler default outpout file name... configure: error c compiler cannot create executables" ..eu tenho que editar algum caminho para ele achar o compilador?

Ele está achando o compilador. A razão do problema pode ser, de acordo com alguns tópicos que eu li, uma versão defeituosa do gcc (3.2.1-rc6) ou suas CFLAGS. Para checar a primeira, veja sua versão do gcc (emerge -s gcc). Para a segunda, tente "unset CFLAGS" e depois tente instalar alguma coisa.
Back to top
View user's profile Send private message
skycrow
n00b
n00b


Joined: 20 Jul 2004
Posts: 24

PostPosted: Tue Jul 27, 2004 6:31 pm    Post subject: Reply with quote

Deu tantos problemas, que eu resolvi nem postar..acho melhor até testar esta nova versão que já está Disponivel, claro não posso descartar o detalhe que eu so muito Noob, mas as vezes só esforço não é valido. Obrigado pra quem me ajudou até agora...e espero que me ajudem com estas novas dúvidas que surgiram com esta nova versão ..risos!! :lol:
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum