Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
emerge gnome falha
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 11:15 pm    Post subject: emerge gnome falha Reply with quote

Olá pessoal.

Primeiro de tudo: raisparta a grécia. Posto isto, segue a minha dúvida.

Acabei de instalar o gentoo tal como no "handbook". Procedi agora para o "Desktop Guide" mas estou a usar o X.org em vez do XFree como vem no guia. Correu tudo bem: já tenho o startx a funcionar com drivers da nvidia e rato usb tudo na perfeiçao. No entanto, quando tentei fazer emerge ao gnome tenho um erro que não sei o que será.

O emerge que tentei foi o que vinha no guia:

emerge gnome xscreensaver

algures a compilar as bibliotecas do qt dá este erro:

g++: Internal error: Killed (program cc1plus)
Please submit a full bug report.
See <URL:https://bugs.gentoo.org/> for instructions.
{standard input}: Assembler messages:
{standard input}:1662: Warning: end of file not at end of line; newline inserted
make[3]: *** [sizehanlde.o] Error 1
make[3]: *** Waiting for unfinished jobs....
make[3]: Leaving directory '/var/tmp/portage/qt-3.3.2/work/qt-x11-free-3.3.2/tools/designer/designer'
make[2]: *** [sub-designer] Error 2
make[2]: *** Leaving directory '/var/tmp/portage/qt-3.3.2/work/qt-x11-free-3.3.2/tools/designer'
make[1]: *** [sub-designer] Error 2
make[1]: *** Leaving directory '/var/tmp/portage/qt-3.3.2/work/qt-x11-free-3.3.2/tools'
make: *** [sub-tools] Error 2

!!! ERROR: x11-libs/qt-3.3.2 failed.
!!! Function src_compile, Line 94, Exitcode2
!!! (no error message)

### FIM ####

Não sei qual será este erro, ou como o resolver. Tentei apagar o pacote em questao da directoria de portage e voltar a correr o emerge, mas dá o mesmo erro.
Sou newbie nestas lides e o mais provável é eu não vos estar a dar muita informação, mas toda e qualquer informação adicional que precisem é só pedir... e já agora, digam como é q eu a obtenho, heheh.
Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado por ler
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 12:01 am    Post subject: Reply with quote

Não encontrei nada igual nos outros fórums. Se o problema persistir, crie um bug no bugs.gentoo.org (se já não tiver sido criado).

O curioso é o Gnome ter Qt como dependência. Você tem "-qt" nas suas use flags? E, se incluindo a use flag "-qt" o Qt estiver sendo compilado mesmo assim, você pode tentar instalar o pacote gnome-light, que (pelo menos até quando eu usava Gentoo) não depende do Qt.
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 1:43 am    Post subject: Reply with quote

Ola. Obrigado pela resposta.
Ja procurei o bug e nao encontrei nada semelhante aquele erro... entao criei o novo bug a ver se alguem o tenta resolver.
No meu USE tenho a flag 'qt' activada. qt da jeito pois preciso dele para trabalhar com um programa das aulas.
Quais as principais diferencas entre compilar gnome e gnome-light?
Vou sentir imensa pena se tiver que ter um sistema "penalizado" porcausa deste bug :(
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 1:59 am    Post subject: Reply with quote

newbie_gentoo wrote:
Ola. Obrigado pela resposta.
Ja procurei o bug e nao encontrei nada semelhante aquele erro... entao criei o novo bug a ver se alguem o tenta resolver.
No meu USE tenho a flag 'qt' activada. qt da jeito pois preciso dele para trabalhar com um programa das aulas.
Quais as principais diferencas entre compilar gnome e gnome-light?
Vou sentir imensa pena se tiver que ter um sistema "penalizado" porcausa deste bug :(


O Qt deve ser arrumado em breve, depois que um bug é postado. Qualquer coisa é só pegar o binário de outra distro.

Quanto ao gnome-light, é o conjunto de pacotes essenciais pro Gnome, e o pacote gnome é o conjunto de toda distribuição oficial do Gnome. Eu prefiria compilar o gnome-light ao invés, porque tem menos dependências.
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 10:10 am    Post subject: Reply with quote

tentei fazer emerge só ao qt e o resultado é o mesmo. Portanto o problema não é no gnome, mas sim no qt.
Procurei (com emerge -s gnome) o gnome-light, mas não encontrei nada. Qual será mesmo o nome do pacote?

Reparei também que o KDE também usa o qt... sem qt acho que não vou poder instalar muita coisa! Você referiu que posso pegar no binário de outra distro e usar... como poderia fazer isso mais detalhadamente?

Será que o gnome e restantes pacotes que precisasem do qt já poderiam ser instalados?

Obrigado
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 10:51 am    Post subject: Reply with quote

Mas para que precisas do QT no gnome? Eu tenho o gnome instalado e uma série de programas que uso e não tenho qt, até hoje não senti a falta dele.

Parece-me que o problema está no xscreensaver, que está a tentar instalar algumas funcionalidades especificar de kde, experimenta usar as keywords USE="-kde -qt"

De qualquer forma convem resolver esse erro


P.S. A Grécia levou a taça, mas não levou o nosso orgulho ;)
Back to top
View user's profile Send private message
Matheus Villela
Apprentice
Apprentice


Joined: 25 Oct 2003
Posts: 263

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 10:55 am    Post subject: Reply with quote

Você pode tentar instalar uma versão anterior do qt e ver se compila ;)

Mas olha, eu estava tendo problemas com a compilação de alguns programas, compilei o gcc com -hardened e tudo compila às mil maravilhas agora, não garanto que venha a dar certo mas não custa(além de tempo) testar

USE="-hardened" emerge gcc
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 12:23 pm    Post subject: Reply with quote

Olá.

Pois, já me tinham dito que o Gnome nao usa qt. Mas nao percebo pois na lista de pacotes a instalar (emerge -p) tanto incluindo o xscreensaver ou nao, aparece lá sempre o qt para instalar...

Tentei fazer emerge ao qt 3.3.1 mas deu o mesmo erro. Aliás, até deu pior pois deu um 2o erro enquanto esperava que o trabalho a acabar do 1o erro terminasse, hehe.

vou tentar o USE="-kde -qt" para o gnome
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 12:46 pm    Post subject: Reply with quote

tou pasmado!

Mesmo com USE="-qt" ele vai puxar o qt!

Tive a ver e em emerge info o meu USE tem muito mais flags do que as que configurei para o make.conf! (incluindo o qt) Isto será normal?
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 1:21 pm    Post subject: Reply with quote

Vc deve tar fazendo uso de algo que use arts, eu uso o gnome sem qt e sem nada de KDE, poe isso ae.

USE="X gtk gtk2 gnome drip grip -alsa -kde -qt -cups -arts"
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 4:06 pm    Post subject: Reply with quote

Là consegui correr o emerge do gnome sem qt, usando uma adaptação do USE sugerido pelo Kobal.

Usei:

USE="X gtk gtk2 gnome drip grip -kde -qt -arts"

e começou a rolar sem o qt. No entanto agora tenho um erro bem maluco:

Calculating dependencies ...done!
>>> emerge (1 of 38) net-www/mozilla-1.7 to /
>>> Downloading !moznomail?
--17:51:09-- http://!moznomail/?
=> `/usr/portage/distfiles/index.html'
Resolving !moznomail... failed: Host not found.
!!! Couldn't download !moznomail?. Aborting.

aparentemente ele vai procurar um url que nao existe! Bem estranho! Alguém sugere algo?
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 4:11 pm    Post subject: Reply with quote

Faça o emerge do gnome-light, que vem sem o Epiphany, porque o Epiphany depende do Mozilla. O estranho é você não estar encontrando o pacote gnome-light. Aqui no packages.gentoo.org ele existe. Você sincronizou a árvore do Portage (emerge sync)? Talvez até isso possa ser a causa do erro, no caso de uma nova versão do ebuild do Qt já ter sido lançada.

No caso de você ainda querer instalar Qt:

Quanto à usar um pacote de uma distro binária, faça isso em último caso, porque "suja" um pouquinho a árvore. Mas se quiser fazer, aconselho você a entrar em um ftp do Slackware, baixar o pacote (o ftp é meio confuso, mas deve estar dentro de um monte de subdiretórios como l/qt-3.2.2.tgz), e extrair com um "tar -xzf qt-3.2.2.tgz -C /". Ou senão, instale o pacote rpm (emerge rpm) e baixe do FreshRPMs, por exemplo, o pacote. Na hora de instalar, use --no-dep para ignorar as dependências. Você pode fazer também com pacotes do debian (emerge debpkg, se não me engano), baixar em packages.debian.org e instalar também forçando para não instalar dependências. Depois de instalar o pacote binário (se for essa a opção, não importando de qual distro o binário for), faça um "emerge -i qt-3.2.2".

Uma opção bem viável é baixar um binário para Gentoo do repositório do Projeto Chinstrap da glibc (se não me engano, não baixar vai fazer os pacotes (Qt inclusive) não funcionarem) e do Qt e instalar com o Portage mesmo. Basta setar uma variável de ambiente (PKG_DIR?) para o local dos binários e executar "emerge -K glibc qt". Essa é a maneira que eu te recomendo. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 7:50 pm    Post subject: Um super obrigado! Reply with quote

Olá pessoal! Estou-vos a escrever do Mozilla no Gnome :D :D :D !
Resolvi o problema do moznomail editando à mão o ebuild (um amigo meu já tinha tido o mesmo problema e aconselhou-me).
Consegui então conseguir fazer emerge ao gnome todo!

Quero agradecer a todos os que contribuiram e aturaram este noob que já aprendeu umas coisitas! Espero um dia poder contribuir ajudando-vos a ajudar os outros!

Um obrigadão
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 9:31 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora podias dizer o que fizeste é que tenho problemas a complilar o Firefox a partir do 0.9 para cima !!!
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Mon Jul 05, 2004 11:05 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, fui a /var/portage e procurei a secção onde estava o mozilla (é fácil ver atravez do emerge, pois lá mostra onde está o pacote). Procuras a versão que o emerge está a tentar compilar e editas. Lá onde aparecer 'moznomail' apagas (nao esquecer de apagar o '!' e o '?' quando estes estiverem pegados ao moznomail... e atençao a nao apagar coisas a mais!). Apartir daí o mozila compilou sem problemas.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum