Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Duvidas simples
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 2:15 am    Post subject: Duvidas simples Reply with quote

Boas pessoal.
Acabei de instalar o Gentoo 2004.1 com kernel 2.6.7. Vim de Fedora Core e Fedora Core 2 e tou a adorar o Gentoo. Mas ainda tou a dar os primeiros passos e tenho algumas dúvidas simples:

1 - Domain Name

Já fiz echo do domain name que quero para /etc/dnsdomainname e rc-update add domainname default, mas continua-me a aparecer o meu host.unknown_domain. Alguém pode dar uma ajuda?

2 - ACPI (mais exactamente, fazer power-off com o botão de power)

Penso ter compiladas no kernel as opções necessárias, só que carrego no botão de power e não faz nada. Preciso de fazer emerge a algo e configurar?
Vão aqui as opções que configurei no kernel:

-Power Management Options
* Power Management Support
* Software Suspend
- ACPI Support
* ACPI Support
* Sleep
* AC
* Battery
* Button
* Fan
* Processor
* Thermal
- APM BIOS Support
* APM BIOS Support
* Ignore user suspend
* Enable PM at boot time
* Make CPU idle calls when idle
* Enable Console blanking using APM
* RTC restore time in GMT

Sei que a nivel de bios tá tudo bem porque já usava o botão para desligar no windows e no fedora core.

3 - Gnome

Queria instalar o Gnome, mas o desktop document que está no site do gentoo.org refere apenas a instalaçao usando o XFree. Um colega aconselhou-me a usar o X.org . Encontrei no gentoo.org docs a ajudar a instalar ambos, mas... qual instalo primeiro? Nao preciso de definir nada para que o emerge do gnome saiba que quero q instale em X.org?


Obrigado por lerem e desculpem a maçada
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 2:34 am    Post subject: Re: Duvidas simples Reply with quote

newbie_gentoo wrote:
Já fiz echo do domain name que quero para /etc/dnsdomainname e rc-update add domainname default, mas continua-me a aparecer o meu host.unknown_domain.

Você pode tentar alterar o /etc/hosts colocando:

Code:
127.0.0.1 <hostname> <hostname>.<domainname>

E isso se já não estiver certo. Outra coisa que você pode tentar é executar "domainname <domainname>" como root.

newbie_gentoo wrote:
Queria instalar o Gnome, mas o desktop document que está no site do gentoo.org refere apenas a instalaçao usando o XFree. Um colega aconselhou-me a usar o X.org . Encontrei no gentoo.org docs a ajudar a instalar ambos, mas... qual instalo primeiro? Nao preciso de definir nada para que o emerge do gnome saiba que quero q instale em X.org?

Code:
mkdir /etc/portage
echo "x11-base/xorg-x11" > /etc/portage/package.keywords
emerge xorg-x11

Se você tiver erros como "package masked", coloque o nome do pacote que ele reporta nesse arquivo também, por exemplo:

Code:
echo "<category>/<package>" >> /etc/portage/package.keywords

Quando o Xorg for instalado com sucesso, proceda com:

Code:
emerge -i xfree-4.3.0-r6
echo "x11-base/xfree>=4.3.0-r6" > /etc/portage/package.mask
emerge gnome

Qualquer dúvida não hesite em perguntar. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
jcarlos
n00b
n00b


Joined: 13 Sep 2003
Posts: 70
Location: Australia

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 2:38 am    Post subject: Reply with quote

Boas

1:

Tente o comando "domainname -F /etc/dnsdomainname"

2:

Até onde lembro o kernel ainda não tem suporte completo a ACPI (posso estar falando besteira) talvez o Fedora tenha algum patch especifico /p isso, ou então um programa que perceba que foi pressionado o botão power chame o comando poweroff. E teoricamente se foram habilitadas todas as opções do ACPI no kernel isto já deveria estar funcionado

3:

Se for utilizar xorg basta instalar primeiro o xorg e configura-lo, depois pular a parte relativa ao xfree no desktop document e proseguir instalando o gnome. As ebuilds verificam apenas se você possuí um servidor X independentemente de ser xfree ou xorg, então não há necessidade de definir nada mais. :D
_________________
--------------------------------
João Medrado
http://blog.joaomedrado.com
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 2:45 am    Post subject: Reply with quote

jcarlos wrote:
Se for utilizar xorg basta instalar primeiro o xorg e configura-lo, depois pular a parte relativa ao xfree no desktop document e proseguir instalando o gnome. As ebuilds verificam apenas se você possuí um servidor X independentemente de ser xfree ou xorg, então não há necessidade de definir nada mais. :D


Até onde eu usei o Gentoo, muitos pacotes dependiam do XFree diretamente, e não do X virtual. Não sei se isso mudou, mas se não me engano o hack do meu post anterior ainda é necessário. Aquele procedimento também tem algumas partes que poderiam ser puladas, mas são operações de segurança. Por exemplo, quem só injetou o XFree 4.3.0-r5 e não colocou X11-base/XFree>=4.3.0-r5 no package.mask agora deve estar sendo incomodado nos updates pela tentativa do XFree 4.3.0-r6 ser instalado.
Back to top
View user's profile Send private message
jcarlos
n00b
n00b


Joined: 13 Sep 2003
Posts: 70
Location: Australia

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 3:07 am    Post subject: Reply with quote

Por enquanto fiz uma instalação do stage1 já /c kernel 2.6.7 e xorg (seguindo a documentação do site), por enquanto na instalação do WindowMaker e do Gnome não houve tentativa do portage tentar instalar o xfree. Único problema que eu tive foi na instalação do driver da nvidia, a versão estável esta marcada /p funcionar /c o xfree e já ocorreu um block diretamente pelo fato de eu utilizar o xorg, ai coloquei o nvidia no ~x86 e a ultima versão instalou ok.

Mas de fato pode ter alguma .ebuild marcada /p utilizar o xfree, mas a maioria já deve ter passado a x virtual. Por enquanto ainda não tive nenhum bloqueio
_________________
--------------------------------
João Medrado
http://blog.joaomedrado.com
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 10:23 am    Post subject: Reply with quote

Muito obrigado pelas vossas respostas. A ambos!
No entanto, como também tenho uma placa nvidia e sei bem o quanto são úteis os drivers dela, vou instalar com a versão dos hacks cedida pelo fernandotcl.

E já agora, só mais uma dúvida: no fedora core havia um problema com as drivers da nvidia e kernels compilados com a opção de stacks de 4k ligada. Como posso verificar se tenho essa opção activada?

Obrigado mais uma vez!
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 10:51 am    Post subject: Reply with quote

Ola. Estou neste momento a fazer emerge ao xorg-x11... parece que vai demorar um tempo imenso! Quem me dera ja ter o gnome para andar no messenger a chatear o pessoal, heheh.
So uma coisinha: na package.keywords, tive que adicionar um '=' antes de x11-base/xorg-x11 , porque senao dava um erro do emerge. Espero nao ter feito nada de mal...

----

X11 compilado com sucesso. Startx já funciona, mas... não tenho rato! Na configuração automática do X eles dizem que está em /dev/mouse, mas eu faço cat a esse ficheiro, mexo o rato e não aparece nada no ecrã. Já tentei desligar e ligar o rato e ver as mensagens do kernel, mas não diz nada em relação ao rato, e tenho compilado no kernel a opção de VERBOSE das mensagens relacionadas com usb. Alguém me ajuda a descobrir onde tenho o rato instalado?

Em relação ao ACPI já está a dar... fiz emerge ao daemon acpid. no entanto tenho sempre que fazer /etc/init.d/acpid start para funcionar. Como posso fazer com que isso seja feito automaticamente no boot?
Back to top
View user's profile Send private message
newbie_gentoo
Apprentice
Apprentice


Joined: 04 Jul 2004
Posts: 189

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 2:09 pm    Post subject: Reply with quote

Boas de novo. Ja resolvi o problema do rato. Pelos vistos a minha board da SiS usa OHCI em vez de UHCI. Foi o suficiente para o X comecar a dar com rato, :D .
Pouco tempo depois ja estava com as drivers da NVIDIA instaladas (entretanto compilei o kernel sem as 4k stacks).
No entanto nao pude seguir a sugestao de adicionar o xfree-4.3.0-r6 ao package.mask, pois dava um erro.
Para ja esta a compilar o gnome. No entanto nao faco ideia de como meter o ACPI start automatico. Tem algumac oisa a ver com o rc-update?
Obrigado por lerem
Back to top
View user's profile Send private message
jcarlos
n00b
n00b


Joined: 13 Sep 2003
Posts: 70
Location: Australia

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

O último driver da nvidia já funciona /c 4k stacks. Para instala-los basta adicionar media-video/nvidia-kernel e media-video/nvidia-glx no /etc/portage/package.keywords
e depois rodar emerge nvidia-kernel e emerge nvidia-glx

Com relação a colocar o acpid no boot:

"rc-update add acpid default"

No próximo boot carregará ok :D

Talvez a formatação ou os acentos apareçam estranhos neste post porque estou utilizando o browser links via console
_________________
--------------------------------
João Medrado
http://blog.joaomedrado.com
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sun Jul 04, 2004 7:15 pm    Post subject: Reply with quote

Se não me engano, só com um patch (o que o FC aplica) para poder usar 4k stack. Então não precisaria recompilar o kernel. E mesmo como disse o jcarlos, os drivers 6xxx da NVIDIA rodam normalmente com 4k stack.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum