Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Porque não facilitar?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2, 3  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 5:12 pm    Post subject: Re: OT Reply with quote

Karma_Police wrote:
fernandotcl wrote:

Portanto, meu voto vai pra um instalador gráfico totalmente independente e não oficialmente suportado pela distro, com site e fórums (se necessários) próprios. Questões sobre ele nos fórums oficiais só seriam permitidas no OTW.


Infelizmente, não me parece que isso acabasse com os lamers. Depois de instalarem acho que a maioria das pessoas consideraria que tinha o sistema pronto a ser usado, e já passaria a postar nos fóruns oficiais para as dúvidas seguintes (como o teu exemplo de copiar um ficheiro no terminal...).


Com certeza não acaba, mas pode melhorar. É claro que isso está longe de uma resolução fácil. Um fork poderia ser uma solução nesse caso. É por isso que não tem forums.mandrake.com, forums.suse.com, etc.. Pra isso serve o LinuxQuestions.org, onde n00bs fazem perguntas já respondidas zilhões de vezes.

anunakin wrote:
Caros, o Gentoo é umas das Distros mais fáceis de se usar que já vi!


Diga isso ao usuário Joe, que mal consegue checar seu email e depende de um ícone na área da notificação pra atualizar o sistema. :D
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 7:10 pm    Post subject: Reply with quote

kndo for possivel teres uma makina kom gcc (e afins) + portage e todas as outras makinas da rede kom um profile só desktop (sem gcc's nem portages)... aí será um passo em frente.

uma makina a manter um reportorio de binarios para todas as makinas na rede.

até pk nas makinas desktop não precisam de ter programas de compilação, nem a source do kernel... só binários.
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 23, 2004 9:07 am    Post subject: Reply with quote

meetra wrote:
kndo for possivel teres uma makina kom gcc (e afins) + portage e todas as outras makinas da rede kom um profile só desktop (sem gcc's nem portages)... aí será um passo em frente.

uma makina a manter um reportorio de binarios para todas as makinas na rede.

até pk nas makinas desktop não precisam de ter programas de compilação, nem a source do kernel... só binários.


As ferramentas para fazer isso já existem, cabe ao administrador do sistema por isso a funcionar. Podemos criar os nossos proprios packadges binários e coloca-los disponiveis na rede, depois é só fazer "emerge -k package" no ambiente desktop e está feito.
Eu pessoalmente não tirava o gcc, colocava era tudo com distcc :lol:

Imagina uma empressa com 200 desktops pentium4 2.8 em distcc e um servidor de packages binários, a compilar o openoffice em distcc :lol:
Os utilizadores nem precisam de ter acesso ao portage, basta o administrador entrar em cada um por ssh e fazer o emerge...
Back to top
View user's profile Send private message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Wed Jun 23, 2004 9:20 am    Post subject: Reply with quote

Por favor não queiram aplicar o conceito "Todos diferentes, todos iguais" às distribuições de Linux.
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Jun 23, 2004 10:05 am    Post subject: Reply with quote

jbrazio wrote:
Por favor não queiram aplicar o conceito "Todos diferentes, todos iguais" às distribuições de Linux.


Se algum dia tiveres que fazer manutenção de centenas de computadores e quiseres usar linux não vais dizer isso...

A filosofia gentoo tem muito a ver com escolhas, uma das escolhas possível é mesmo poder aplicar o conceito "Todos diferentes, todos iguais" onde isso nos traz vantagens.
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Wed Jun 23, 2004 2:11 pm    Post subject: Reply with quote

xef wrote:
meetra wrote:
kndo for possivel teres uma makina kom gcc (e afins) + portage e todas as outras makinas da rede kom um profile só desktop (sem gcc's nem portages)... aí será um passo em frente.

uma makina a manter um reportorio de binarios para todas as makinas na rede.

até pk nas makinas desktop não precisam de ter programas de compilação, nem a source do kernel... só binários.


As ferramentas para fazer isso já existem, cabe ao administrador do sistema por isso a funcionar. Podemos criar os nossos proprios packadges binários e coloca-los disponiveis na rede, depois é só fazer "emerge -k package" no ambiente desktop e está feito.
Eu pessoalmente não tirava o gcc, colocava era tudo com distcc :lol:

Imagina uma empressa com 200 desktops pentium4 2.8 em distcc e um servidor de packages binários, a compilar o openoffice em distcc :lol:
Os utilizadores nem precisam de ter acesso ao portage, basta o administrador entrar em cada um por ssh e fazer o emerge...


o servidor de compilação pode mto bem compilar todos os binarios para os 200 p4. depois é só BINHOST :P

o maior problema está em ke dependes doutros programas para fazeres isso e não só usando o emerge mas pelo que tenho visto, eles querem implementar isto tal como um instalador a seguir regras num ficheirinho XML.
Back to top
View user's profile Send private message
Kobal
Guru
Guru


Joined: 12 Feb 2004
Posts: 323
Location: Brasil / Brazil / Brésil / Brasilien / el Brasil

PostPosted: Thu Jun 24, 2004 5:05 am    Post subject: Reply with quote

A demora de compilação não me incomoda no Gentoo, a unica coisa que não me agrada e instalar pacotes que vc realmente não vai usar, um exemplo é o MPlayer, se eu uso fluxbox pra que necessidade eu preciso ter kdebase instalado, ja que ele tem o pacote arts no ebuild que pucha kdebase e kadelibs.
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Thu Jun 24, 2004 12:59 pm    Post subject: Reply with quote

Kobal wrote:
A demora de compilação não me incomoda no Gentoo, a unica coisa que não me agrada e instalar pacotes que vc realmente não vai usar, um exemplo é o MPlayer, se eu uso fluxbox pra que necessidade eu preciso ter kdebase instalado, ja que ele tem o pacote arts no ebuild que pucha kdebase e kadelibs.


Em casa eu uso o flux sem essas bibliotecas do kde. É só colocar "-arts" nas USE-flags. Minhas USE-flags, se não me engano estão assim: "X gtk gtk2 nptl sse -gnome -kde -qt -arts"
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Thu Jun 24, 2004 5:24 pm    Post subject: Reply with quote

Mas é essa a melhor qualidade do Gentoo. Muitos falam que a melhor qualidade é o aprendizado, outros dizem que é a velocidade, mas na verdade é a customização das USE flags. Isso não é possível com pacotes binários, então a migrar pra uma outra distro binária, você deve aceitar um certo nível de bloat. Pra mim isso não é problema, mesmo porque no Gentoo não gostava de bloat porque um simples pacote levava uns 5 minutos pra ser instalado.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3
Page 3 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum