Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Porque não facilitar?
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

Goto page Previous  1, 2, 3  Next  
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Fri Jun 18, 2004 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Com certeza, mas um método de instalação alternativa não precisa ser um fork do YaST ou do Anaconda. Pode ser uma remasterização do LiveCD do Gentoo. Nessa remasterização você coloca um liloconfig e voila!

Concordo, alias nem estou a ver a possibilidade de haver um fork do Anaconda somente para se aplicar ao Gentoo.. quanto muito acontece o que já aconteceu um port do Anaconda que dependendo da sua popularidade vai ser ou não oficial. Iremos ver agora o próximo passo da saga.
Quanto muito existiria um fork do Gentoo (Mesmo tendo em vista a tua opinião em relação ao Gentoo ser uma meta distribuição.) em que um seria o Gentoo-à-la-pata e o outro o Gentoo-à-la-robot. Salvo erro em tempos passados existiu de facto um fork do Gentoo devido à um dos devs principais não concordar com a ideologia/política do Daniel Robbins, portanto podemos vir a presenciar outro dilema semelhante num futuro talvez não muito próximo.

fernandotcl wrote:
Concordo, eu ainda prefiro editar o lilo.conf e desenvolver coisas mais "úteis".

Sim.. mas também o ponto da minha questão não se aplica a ferramentas de configuração tão “básicas” quanto o liloconfig mas sim ao processo automático de instalação desde por exemplo do stage-1, não utilizei o port do Anaconda mas penso que será algo semelhante que ele faz: Partições e escolha de pacotes tudo muito ao estilo de Red Hat.

fernandotcl wrote:
Talvez, existe esse risco. Mas eu acho pouco provável que o método de instalação tradicional seja extinto, mesmo porque muita gente gosta muito dele (eu inclusive).

Não digo extinguir o modo, mas basta tornar a instalação manual como o não default do LiveCD para que a distribuição deixe de ser o que era.
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
To
Veteran
Veteran


Joined: 12 Apr 2003
Posts: 1145
Location: Coimbra, Portugal

PostPosted: Sat Jun 19, 2004 10:48 am    Post subject: Reply with quote

Não me parece que uma instalação mais automática fosse contra a filosofia da distribuição. Eu sempre achei que a filosofia não era "És geek? l33t? usa gentoo", mas mais numa de optimizar, personalizar, flexibilizar etc. Agora a opção de existirem ferramentas que facilitassem a configuração apenas ajudaria quem percisa-se de ajuda. por exemplo:
Corriam um net-config e geraria um /etc/conf.d/net.conf.gen , que poderia depois actualizar o default /etc/conf.d/net.conf atraves de um etc-update.
Bem mas acho q o assunto está gasto.



_________________

------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------
Back to top
View user's profile Send private message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Sat Jun 19, 2004 12:38 pm    Post subject: Reply with quote

To wrote:
Agora a opção de existirem ferramentas que facilitassem a configuração apenas ajudaria quem percisa-se de ajuda. por exemplo:
Corriam um net-config e geraria um /etc/conf.d/net.conf.gen , que poderia depois actualizar o default /etc/conf.d/net.conf atraves de um etc-update.

jbrazio wrote:
Sim.. mas também o ponto da minha questão não se aplica a ferramentas de configuração tão “básicas” quanto o liloconfig mas sim ao processo automático de instalação desde por exemplo do stage-1, (..)

:roll:
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
XAngel
n00b
n00b


Joined: 17 Apr 2003
Posts: 32
Location: Brasil

PostPosted: Sat Jun 19, 2004 4:22 pm    Post subject: Reply with quote

Eu acho que está ótimo do jeito que está...
8O

Não mudem... arg... Já uso Gentoo pq é mais prático de configurar as coisas e minha interação com o sistema é total, não dependo da boa vontade e da funcionalidade de ferramentas para deixar meus sistema funcionando.

Alias, quem melhor do que eu para conhecer minha máquina e saber o que eu quero e como eu quero meu sistema?
:roll:

Isso que eu gosto no Gentoo.
:)

Configuradores nunca são completos, e ainda assim tornam você um pouco acomodado.

ESTÁ ÓTIMO COMO ESTÁ.
Não gostou? Usa outra distro... lol
_________________
[ gamenuX ]
Comunidade Brasileira de Desenvolvimento de Jogos em Linux
http://www.gamenux.com.br

"O ministério da saúde adverte, usar Windows causa impotência sexual."
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Sat Jun 19, 2004 4:58 pm    Post subject: Reply with quote

Bom, pra mim perfeito não está. Na minha opinião faltam repositórios oficias de pacotes binários.

E eu também acho um instalador gráfico útil. Convenhamos que se demora um tempão instalando pela primeira vez, e que existem dias em que não temos cinco horas pra instalar.

E nada disso vai contra a filosofia da distro. Muito pelo contrário, a filosofia cita pacotes binários.

Mas isso também é apenas a opinião de um usuário em busca da distro perfeita. :D
Back to top
View user's profile Send private message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 2:06 am    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Convenhamos que se demora um tempão instalando pela primeira vez, e que existem dias em que não temos cinco horas pra instalar.

GLIS ! :-x
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 3:21 am    Post subject: Reply with quote

jbrazio wrote:
fernandotcl wrote:
Convenhamos que se demora um tempão instalando pela primeira vez, e que existem dias em que não temos cinco horas pra instalar.

GLIS ! :-x


O GLIS instala tudo compilando, não é? Então, mesmo sem interação do usuário são horas sem usar o computador (a menos que você faça como eu fiz da última vez, instalando pelo VMware no hd físico).

Mas isso nem me incomoda tanto (incomoda muita gente, porém). O que me incomoda é a ausência de pacotes binários oficiais.
Back to top
View user's profile Send private message
tscolari
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 602
Location: curitiba - pr - Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 3:58 am    Post subject: Reply with quote

hehehe
50% do que eu aprendi em linux foi pra fazer esse bixin funcionar hehe
eu reclamava que era dificil instalar, mas acho que quando a pessoa manja sai facinho e rapido, e quando não manja, aprende a manjar :)
Back to top
View user's profile Send private message
XAngel
n00b
n00b


Joined: 17 Apr 2003
Posts: 32
Location: Brasil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 4:29 am    Post subject: Reply with quote

Eu gosto de acompanhar a instalação do meu SO.
:?

Se lá, o Gentoo parece dar mais controle sobre o SO. Já usei outras distros, mais o Gentoo caiu do céu...
A primeira instalação é complicada... vc pode até se bater um pouco...
Mas as demais instalações se tornam muuuuito simples...

Gosto do jeito que tá...
:roll:

Instalação gráfica não é uma coisa que me agrada... Ficar apertando "Next"... "Next"... "OK".... "Install"...

Quer deixar mais automático as coisas? Faz um script sde instalação...
8O
_________________
[ gamenuX ]
Comunidade Brasileira de Desenvolvimento de Jogos em Linux
http://www.gamenux.com.br

"O ministério da saúde adverte, usar Windows causa impotência sexual."
Back to top
View user's profile Send private message
jbrazio
Apprentice
Apprentice


Joined: 13 Dec 2002
Posts: 232
Location: .pt

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 12:54 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
jbrazio wrote:
fernandotcl wrote:
Convenhamos que se demora um tempão instalando pela primeira vez, e que existem dias em que não temos cinco horas pra instalar.

GLIS ! :-x


O GLIS instala tudo compilando, não é? Então, mesmo sem interação do usuário são horas sem usar o computador (a menos que você faça como eu fiz da última vez, instalando pelo VMware no hd físico).

Mas isso nem me incomoda tanto (incomoda muita gente, porém). O que me incomoda é a ausência de pacotes binários oficiais.

Sim, compila do zero e nesse aspecto continuam a ser horas de instalação. Mas a única forma de dar a volta a isto era um repositório oficial de pacotes binários como tu falas-te anteriormente. E eu não discordo desta ideia.
_________________
"Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 5:13 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Bom, pra mim perfeito não está. Na minha opinião faltam repositórios oficias de pacotes binários.

E eu também acho um instalador gráfico útil. Convenhamos que se demora um tempão instalando pela primeira vez, e que existem dias em que não temos cinco horas pra instalar.

E nada disso vai contra a filosofia da distro. Muito pelo contrário, a filosofia cita pacotes binários.

Mas isso também é apenas a opinião de um usuário em busca da distro perfeita. :D


Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação. Por mim, uma melhoria que seria de grande valia seria fazer um LiveCD com o kernel 2.6.

O desempenho dele comparado ao 2.4 é absurdamente melhor. Só isso já daria um grande ganho no tempo de instalação do sistema. No mais, é só usar GRPs.

Cá entre nós, quem não gosta do tempo de compilação do Gentoo, deve ou usar GRPs, ou mudar de distro, porque esse tempo é (infelizmente) intrínseco ao processo.

Uma opção excelente, IMHO, para um instalador gráfico, seria um script de instalação, que já existe, e é bem fácil de utilizar, mas, conforme comentei anteriormente, não diminui o tempo de compilação.

Uma máquina mais rápida talvez... 8)
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 6:01 pm    Post subject: Reply with quote

Scitale wrote:
Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação. Por mim, uma melhoria que seria de grande valia seria fazer um LiveCD com o kernel 2.6.

O desempenho dele comparado ao 2.4 é absurdamente melhor. Só isso já daria um grande ganho no tempo de instalação do sistema. No mais, é só usar GRPs.


O Redeeman fez um LiveCD com o kernel 2.6.5 e com suporte para Reiser4. Não é oficial mas serve. :)
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 8:14 pm    Post subject: Reply with quote

Scitale wrote:
Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação.


Naturalmente, mas um instalador gráfico provavelmente iria usar pacotes binários. Uma instalação à partir de fontes é muito mais error prone do que usando binários, e também o output de uma compilação é muito mais difícil de ser modelado com base na facilidade de uso (barras de progresso, porcentagem, ETA, etc.).

Scitale wrote:
Cá entre nós, quem não gosta do tempo de compilação do Gentoo, deve ou usar GRPs, ou mudar de distro, porque esse tempo é (infelizmente) intrínseco ao processo.


Concordo, e é por isso que eu uso Arch Linux. Pacman == Portage para binários. :D

Scitale wrote:
Uma máquina mais rápida talvez... 8)


Eu tenho um Athlon XP 2200+ (@1,8GHz), e posso dizer que só vou ficar contente com compilação à partir do source quando um pacote como Gnome ou KDE puder ser compilado em no máximo três vezes do tempo necessário para instalar a versão binária.
Back to top
View user's profile Send private message
Karma_Police
n00b
n00b


Joined: 14 Jun 2004
Posts: 26
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 10:55 pm    Post subject: Reply with quote

Um dos pontos fortes do gentoo (e do gnu/linux) não é a possibilidade de escolha? Tendo isto em conta, acho que é importante ter algo que ajude não só à instalação, como também à configuração. Um instalador gráfico faz todo o sentido, e acho que deve possibilitar mesmo instalações quase automáticas.

Quem quiser aprender faz tudo como temos agora, e possivelmente acaba com uma máquina mais personalizada. Quem não quiser preocupar-se com isso usa o installer, que possibilita ter uma máquina instalada com pouco esforço.

Não estou a ver como é que isto podia prejudicar a distro. Talvéz aumentasse o número de users menos bons (ou mais 'lame'), mas acho que a comunidade actual acabaria por domar as feras.

Dadas as possibilidades provavelmente optaria por instalar da maneira que temos agora, assim como depois de ler o manual também optei pelo stage 1. Alguns de voces disseram que não gostavam de installers gráficos. Menos control, etc. Mas ninguém vos obriga a usa-lo. E um utilizador novo iria ponderar sobre isso, e escolher o método que mais se adapta ao seu estilo.

Resumindo, acho que deviamos ter a possibilidade de escolher entre um install manual e um automático. Agora se deve ser num fork do gentoo, ou estar disponivel mesmo na distro isso já é outra história. A meu ver, quantas mais distros existirem melhor, já que a possibilidade de encontrarmos a que se adapta quase perfeitamente ao nosso estilo é maior. Não sei é se se justificará o fork só por causa do installer, e ferramentas de config. Até porque ferramentas de config não são exclusivas de uma distro. Existem por exemplo ferramentas para config do gnome disponiveis.
_________________
This is what you get, when you mess with us!
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 12:23 am    Post subject: Reply with quote

Karma_Police wrote:
Um dos pontos fortes do gentoo (e do gnu/linux) não é a possibilidade de escolha? Tendo isto em conta, acho que é importante ter algo que ajude não só à instalação, como também à configuração. Um instalador gráfico faz todo o sentido, e acho que deve possibilitar mesmo instalações quase automáticas.

Uma modificação assim seria uma contraditória à filosofia do Gentoo. É uma meta-distro, um sistema base com um ótimo gerenciador de pacotes. Instaladores são add-ons à uma meta-distro.

Quero deixar bem claro que sou contra essa concepção de que não podemos ter instaladores gráficos. Mas acho que muitos de nós temos medo também de facilitar muito e deixar isso aqui um Kurumim, com um fórum onde duplicatas chovem e os usuários não respeitam a integridade dos fórums, merecendo belos RTFMs. Aí está um dilema, você pode abrir a passagem e deixar o joio vir junto com o trigo ou restringí-la e deixar de fora o joio e alguns trigos.

O que eu acho é que o Gentoo não pode ser responsável por um instalador gráfico. Já existem problemas demais para os devs se preocuparem, pra que jogar mais centenas de usuários perguntando nos fórums como faz pra mover um arquivo no terminal?

Portanto, meu voto vai pra um instalador gráfico totalmente independente e não oficialmente suportado pela distro, com site e fórums (se necessários) próprios. Questões sobre ele nos fórums oficiais só seriam permitidas no OTW.
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 2:44 am    Post subject: OT Reply with quote

Desculpem lá mas este tópico está muito OT ...

1º Não existem OS 100% bons, cada um tem o seu defeito e a sua virtude, as máquinas não são 100% fiáveis.

2º a Culpa das maiores falhas de segurança vem a nível de hardware, há muito que as firmas de hardware deixaram-se de preocupar com isso, aliás os processadores só subiram a nível de mhz. Segurança só agora começam a ter algumas coisinhas. "Evolução i386 & company = 0"

3º Quanto ao tópico, eu mudei para Gentoo porque estava farto doutros sistemas operativos, e para mim isto é um vicio, estou sempre a mexer aqui e ali. O que gosto no Linux é isso. Há sempre algo para mexer e puxar um bocadinho pela cabeça ( e se não houver post aqui para o forum para "xatear a malta").

O Gentoo para mim está muito SAP, tem boa documentação e pelos vistos uma comunidade dedicada e interessada. É isso que faz uma distribuição ser grande.
Confesso que não tenho paciência para o Windows Odeio simplesmente as suas cores a barra do start e as suas tramas de rede completamente desorganizadas(e não percebo muito de redes para o ver).
O que realmente falta ao Gentoo e ao Linux é: Deixem a malta em paz, já chega aqueles estudos de mercado ridículos, não adianta meterem o Linux sobre pressão nem como alternativa à Microsoft.

Linux é para pessoas que querem ir um bocado mais longe, pessoas inteligentes e com sabedoria suficiente para saber que existem certos produtos que são um autêntico desfalque às nossas carteiras, do tipo o próximo sistemas operativo é que vai ser . Vai ser o mais seguro o mais inovador, bla bla bla bla ... depois quando experimentamos é como uma Rapariga toda B... que pode ser muito linda mas por dentro é uma autentica dor de cabeça e acabamos por nos fartar.
Por falar nisso, ao Linux falta irmos buscar alguém do tipo Toscani Ex. Benetton, em dois tempos acabava com um certo reinado. É tudo uma questão de marketing!

O Gentoo já está muito bem como está eu não sou nenhuma barra e mexo-me bem com ele.
Para que complicar o que já está simples e eficaz. Automatização é muito bonito quando existe uma grande procura e urgência para ter as coisas à mão, mas para nós utilizadores individuais ? Para que ter o trabalho ainda mais facilitado ? já bastam os livros dos miúdos do 10º 11º e 12º Ano serem injectados com textos do Big Brother, eu odiava os Lusíadas, mas reconheço que era algo que sempre tinha cultura e era bem escrito.
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 3:14 am    Post subject: Re: OT Reply with quote

Minha vez de sair do tópico: :D

Mythos wrote:
1º Não existem OS 100% bons, cada um tem o seu defeito e a sua virtude, as máquinas não são 100% fiáveis.


A perfeição não é um patamar, e sim uma direção. Pode-se dizer que Linux/*BSD são perfeitos porque rumam no caminho certo, o caminho do melhor desenvolvimento. Gentoo também ruma no caminho certo, assim como outras distribuições sérias, que colocam o futuro em primeiro plano, seja priorizando a tecnologia ou o mercado.

Mythos wrote:
Linux é para pessoas que querem ir um bocado mais longe, pessoas inteligentes e com sabedoria suficiente para saber que existem certos produtos que são um autêntico desfalque às nossas carteiras, do tipo o próximo sistemas operativo é que vai ser . Vai ser o mais seguro o mais inovador, bla bla bla bla ... depois quando experimentamos é como uma Rapariga toda B... que pode ser muito linda mas por dentro é uma autentica dor de cabeça e acabamos por nos fartar.
Por falar nisso, ao Linux falta irmos buscar alguém do tipo Toscani Ex. Benetton, em dois tempos acabava com um certo reinado. É tudo uma questão de marketing!


As pessoas não usam Linux porque disseram pra elas que é melhor. Elas usam porque são interessadas. Elas são interessadas porque tem ou curiosidade ou problema. É por isso que não adianta tentar convencer alguém a usar Linux se ele não vê necessidade, se ele não se importa com as coisas que pra nós incomodam bastante. Precisamos ver que na maioria das vezes ficamos mais tempo diante de máquinas do que o usuário comum, e esses incômodos são realmente maximizados.

Para se conseguir um usuário, esse tem que ser instruído desde jovem. Em primeiro lugar, a ideologia do software livre precisa ser esclarecida, ou seja, não se usa Linux por elitismo. É um software que está num processo de desenvolvimento muito mais produtivo e tende a ser melhor que sistemas operacionais de código não-livre. Depois que a pessoa já aprendeu Windows, aprender Linux pode parecer muito mais difícil, mais trabalhoso, e inútil.

Linux no desktop vai começar no empresarial, porque existe uma necessidade de corte de custos na área, então o interesse vai despertar. Nessas horas, o marketing vai oferecer o caminho bom, e ocorrerá migração. Com o uso no desktop empresarial, as pessoas passam a se especializar em treinamentos de Linux, e conhecem suas vantagens, instalam em casa pra treinar, e passam pros seus filhos. E assim vai, até que o Linux avançe definitivamente no mercado do desktop doméstico. Como o Mythos falou, é tudo uma questão de marketing. Se o marketing estiver lá na hora certa, mais uma migração é efetuada.
Back to top
View user's profile Send private message
tscolari
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 602
Location: curitiba - pr - Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 4:16 am    Post subject: Reply with quote

Meqif wrote:
Scitale wrote:
Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação. Por mim, uma melhoria que seria de grande valia seria fazer um LiveCD com o kernel 2.6.

O desempenho dele comparado ao 2.4 é absurdamente melhor. Só isso já daria um grande ganho no tempo de instalação do sistema. No mais, é só usar GRPs.


O Redeeman fez um LiveCD com o kernel 2.6.5 e com suporte para Reiser4. Não é oficial mas serve. :)


o livecd 2004.1 vem com o 2.6.5 para instalar
soh copiar os distfiles do cd pro portage/distfiles/ e fazer emerge gentoo-dev-sources
Back to top
View user's profile Send private message
xef
Guru
Guru


Joined: 20 Jun 2003
Posts: 460
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 9:17 am    Post subject: Reply with quote

Karma_Police wrote:
Um dos pontos fortes do gentoo (e do gnu/linux) não é a possibilidade de escolha? Tendo isto em conta, acho que é importante ter algo que ajude não só à instalação, como também à configuração. Um instalador gráfico faz todo o sentido, e acho que deve possibilitar mesmo instalações quase automáticas.

Quem quiser aprender faz tudo como temos agora, e possivelmente acaba com uma máquina mais personalizada. Quem não quiser preocupar-se com isso usa o installer, que possibilita ter uma máquina instalada com pouco esforço.

Não estou a ver como é que isto podia prejudicar a distro. Talvéz aumentasse o número de users menos bons (ou mais 'lame'), mas acho que a comunidade actual acabaria por domar as feras.

Dadas as possibilidades provavelmente optaria por instalar da maneira que temos agora, assim como depois de ler o manual também optei pelo stage 1. Alguns de voces disseram que não gostavam de installers gráficos. Menos control, etc. Mas ninguém vos obriga a usa-lo. E um utilizador novo iria ponderar sobre isso, e escolher o método que mais se adapta ao seu estilo.

Resumindo, acho que deviamos ter a possibilidade de escolher entre um install manual e um automático. Agora se deve ser num fork do gentoo, ou estar disponivel mesmo na distro isso já é outra história. A meu ver, quantas mais distros existirem melhor, já que a possibilidade de encontrarmos a que se adapta quase perfeitamente ao nosso estilo é maior. Não sei é se se justificará o fork só por causa do installer, e ferramentas de config. Até porque ferramentas de config não são exclusivas de uma distro. Existem por exemplo ferramentas para config do gnome disponiveis.


Concordo com o que disseste, mas essas ferramentas de configuração têm de ser bem feitas, de modo a não complicar o trabalho dos devs, como disse o humpback.

Penso que o caminho do gentoo acabará por ser esse, mas neste momento os esforços são mais para tornar aquilo que já existe o melhor possível. Já há um projecto para um instalador gráfico, que penso que é oficial.

Outro ponto importante é haver um conjunto de packages binários oficial, os do livecd são bons mas ainda é pouco... Isso ainda vai demorar, gentoo suporta muitas arquitecturas diferentes, o mais certo é que ainda se vai ter que fazer alterações ao portage para poder fazer download dos binários a partir de um mirror e dentro de um mirror saber qual é o binário para a sua arquitectura. Acredito que o gentoo esteja a caminhar nesse sentido, já adicionaram um suporte muito bom para os packages binários, que permite até criar um package binario a partir dos ficheiros que já temos instalados, sem precisar de recompilar tudo, ou então compilar directamente para um package binário, com as use flags e opções de compilação que quisermos.

Quando tivermos uma fonte oficial de packages binários e ferramentas gráficas a funcionar o gentoo pode-se tornar realmente uma grande distribuição, aberta a todo o tipo de utilizador e com capacidade de agradar a todos.
Back to top
View user's profile Send private message
Karma_Police
n00b
n00b


Joined: 14 Jun 2004
Posts: 26
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 11:26 am    Post subject: Re: OT Reply with quote

fernandotcl wrote:

Portanto, meu voto vai pra um instalador gráfico totalmente independente e não oficialmente suportado pela distro, com site e fórums (se necessários) próprios. Questões sobre ele nos fórums oficiais só seriam permitidas no OTW.


Infelizmente, não me parece que isso acabasse com os lamers. Depois de instalarem acho que a maioria das pessoas consideraria que tinha o sistema pronto a ser usado, e já passaria a postar nos fóruns oficiais para as dúvidas seguintes (como o teu exemplo de copiar um ficheiro no terminal...).

Mythos wrote:

Linux é para pessoas que querem ir um bocado mais longe, pessoas inteligentes e com sabedoria suficiente para saber que existem certos produtos que são um autêntico desfalque às nossas carteiras...


Não concordo numa coisa. Linux não deve ser só para pessoas com conhecimentos suficientes para conseguir usar. Um dos alvos do linux são as pessoas com menos posses. Como é que elas podem escolher linux se depois não vão conseguir usar? É certo que agora ninguem se importa com isso já que o windows é quase free (as in free beer :roll: ) para uso doméstico. Mas se um dia dá na cabeça da microsoft de perseguir toda a gente (o que dúvido que algum dia aconteça... A não ser que o windows seja remetido para um segundo lugar) tem de existir uma alternativa para essas pessoas menos entendidas e sem possibilidade de pagar balurdios com o windows.

Eu sei que o gnu/linux não é só sobre software grátis, mas é a alternativa para quem já gastou tudo o que podia gastar com o hardware e agora precisa de usar a máquina.

Neste momento acho que o gentoo não se enquadra neste perfil, mas felizmente existem outras alternativas que facilitam o seu uso por pessoas mais leigas.

Para além disso devem existir nichos de mercado com que as grandes companhias não se preocupam muito, nomeadamente pessoas com algum tipo de deficiencias fisicas que podem beneficiar de uma distribuição criada para elas (eu sei que existem algumas opções no windows, ainda que reduzidas). Sinceramente não sei bem o que é que o gnu/linux tem nesta área, mas se as grandes companhias não se preocupam com estes mercados devido ao reduzido retorno, de certeza que existe alguem na comunidade gnu/linux que se vai dedicar a isso.


xef wrote:
...neste momento os esforços são mais para tornar aquilo que já existe o melhor possível.


Eu também prefiro que eles tornem o que já existe (que já é do melhor que existe) melhor e mais tarde se concentrem no installer.
_________________
This is what you get, when you mess with us!
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 12:42 pm    Post subject: Reply with quote

Bom vamos lá esclarecer isto que o Português é muito traicoeiro. Quando digo para pessoas inteligentes tem que ler o resto do texto.

Pessoas Inteligentes porque não gastam cerca de 200 euros ou mais por um sistema operativo, que praticamente tem a mesma funcionalidade.

São inteligentes porque não gastam dinheiro desnecessáriamente, só isso.
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
anunakin
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 31 May 2004
Posts: 101

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

Caros, o Gentoo é umas das Distros mais fáceis de se usar que já vi!
_________________
Anunakin (Marcus Fazzi)
PHP/Java/C++ Developer
Sony PS3 JPN 60GB, with Gentoo Linux + HDD 160GB
Sony PS2 50001, with PS2Linux, HDD 80GB
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 4:01 pm    Post subject: Reply with quote

tscolari wrote:
Meqif wrote:
Scitale wrote:
Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação. Por mim, uma melhoria que seria de grande valia seria fazer um LiveCD com o kernel 2.6.

O desempenho dele comparado ao 2.4 é absurdamente melhor. Só isso já daria um grande ganho no tempo de instalação do sistema. No mais, é só usar GRPs.


O Redeeman fez um LiveCD com o kernel 2.6.5 e com suporte para Reiser4. Não é oficial mas serve. :)


o livecd 2004.1 vem com o 2.6.5 para instalar
soh copiar os distfiles do cd pro portage/distfiles/ e fazer emerge gentoo-dev-sources


Eu quis dizer o kernel 2.6 rodando no LiveCD, e não para instalar na máquina. :)
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

tscolari wrote:
Meqif wrote:
Scitale wrote:
Eu também concordo que o instalador gráfico fosse ajudar a instalação, mas ele não iria minimizar o tempo de compilação. Por mim, uma melhoria que seria de grande valia seria fazer um LiveCD com o kernel 2.6.

O desempenho dele comparado ao 2.4 é absurdamente melhor. Só isso já daria um grande ganho no tempo de instalação do sistema. No mais, é só usar GRPs.


O Redeeman fez um LiveCD com o kernel 2.6.5 e com suporte para Reiser4. Não é oficial mas serve. :)


o livecd 2004.1 vem com o 2.6.5 para instalar
soh copiar os distfiles do cd pro portage/distfiles/ e fazer emerge gentoo-dev-sources


Eu quis dizer o kernel 2.6 rodando no LiveCD, e não para instalar na máquina. :)
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
meetra
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 18 Nov 2002
Posts: 135
Location: Porto, Portugal

PostPosted: Tue Jun 22, 2004 4:37 pm    Post subject: Reply with quote

anaconda on gentoo 2004.0
http://gentoo.vidalinux.com/?q=node/view/35
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3  Next
Page 2 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum