Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
[NPTL]Problema a compilar alguns programas (resolvido [+-])
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 5:23 pm    Post subject: [NPTL]Problema a compilar alguns programas (resolvido [+-]) Reply with quote

Boas!

Como hoje estava aborrecido e estava curioso quanto ao nptl (ouvi coisas boas sobre ele), decidi pesquisar um pouco pelo fórum sobre o método de instalação mais adequado, o que encontrei.

Actualizei os linux-headers para a versão 2.6.6 e recompilei o glibc com a flag ntpl já no make.conf. Até aqui tudo bem. Andei a experimentar um pouco isto e reparei que o Azureus (para quem não sabe: um cliente de BitTorrent em Java) estava bastante mais rápido e notei uma certa aceleração no sistema em geral, o que me deixou muito satisfeito.

Foi a partir daí que começaram a surgir problemas: o dMSN (um cliente de MSN em Java que eu andava a experimentar, bastante bom por sinal) deixou de abrir, dando erros (já não me lembro exactamente quais mas penso serem similares aos que vou descrever mais à frente). Pensei de imediato em reinstalá-lo a partir do mesmo ficheiro (.bin) de instalação que usei anteriormente mas não consegui, obtendo apenas o seguinte erro:
Code:
Preparing to install...
Extracting the installation resources from the installer archive...
Configuring the installer for this system's environment...
awk: error while loading shared libraries: libdl.so.2: cannot open shared object file: No such file or directory
dirname: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
/bin/ls: error while loading shared libraries: librt.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory
basename: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
dirname: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
basename: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
hostname: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory

Launching installer...

grep: error while loading shared libraries: libc.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
/opt/sun-jre-bin-1.4.2.04/bin/java: error while loading shared libraries: libpthread.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory


Fiquei curioso com isto. Experimentei fazer emerge ao QTparted e falhou redondamente ao compilar o jfsutils (uma das suas dependências):
Code:
gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -I../include   -D_FILE_OFFSET_BITS=64 -O2 -march=pentium4 -pipe -fomit-frame-pointer -c `test -f 'super.c' || echo './'`super.c
devices.c: In function `ujfs_get_dev_size':
devices.c:87: error: syntax error before '[' token
make[2]: *** [devices.o] Error 1
make[2]: *** Waiting for unfinished jobs....
make[2]: Leaving directory `/var/tmp/portage/jfsutils-1.1.3/work/jfsutils-1.1.3/libfs'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/var/tmp/portage/jfsutils-1.1.3/work/jfsutils-1.1.3'
make: *** [all] Error 2

!!! ERROR: sys-fs/jfsutils-1.1.3 failed.
!!! Function src_compile, Line 27, Exitcode 2
!!! (no error message)


Após alguma pesquisa aqui no fórum encontrei um post que dizia que o linux-headers-2.6.3-r1 era o menos problemático e que os headers mais recentes costumavam ser um pouco problemáticos.

Então emergi o headers 2.6.3-r1, reemergi o glibc e por via das dúvidas reemergi o gcc. De nada me serviu. Experimentei o glibc 2.3.4: nada... Já estava a ficar fulo. Fiz então o que era aconselhado: emerge -e system, para recompilar as libs de acordo com o novo glibc. Nada. Estou agora a recompilar o glibc com a flag -nptl no make.conf a ver o que dá...

Gostava que me ajudassem a sair desta, não me apetece nada estar a passar de novo pela instalação :?

Dados relevantes:
Code:
Portage 2.0.50-r8 (default-x86-2004.0, gcc-3.3.3, glibc-2.3.3.20040420-r0, 2.6.7-rc3-love2)
=================================================================
System uname: 2.6.7-rc3-love2 i686 Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.40GHz
Gentoo Base System version 1.4.16
ccache version 2.3 [enabled]
Autoconf: sys-devel/autoconf-2.59-r3
Automake: sys-devel/automake-1.8.3
ACCEPT_KEYWORDS="x86"
AUTOCLEAN="yes"
CFLAGS="-O2 -march=pentium4 -pipe -fomit-frame-pointer"
CHOST="i686-pc-linux-gnu"
COMPILER="gcc3"
CONFIG_PROTECT="/etc /usr/X11R6/lib/X11/xkb /usr/kde/2/share/config /usr/kde/3.2/share/config /usr/kde/3/share/config /usr/share/config /var/qmail/control"
CONFIG_PROTECT_MASK="/etc/gconf /etc/terminfo /etc/env.d"
CXXFLAGS="-O2 -march=pentium4 -pipe -fomit-frame-pointer"
DISTDIR="/usr/portage/distfiles"
FEATURES="autoaddcvs ccache sandbox"
GENTOO_MIRRORS="ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/gentoo/ http://darkstar.ist.utl.pt/gentoo/ http://gentoo.felisberto.net/"
MAKEOPTS="-j2"
PKGDIR="/usr/portage/packages"
PORTAGE_TMPDIR="/var/tmp"
PORTDIR="/usr/portage"
PORTDIR_OVERLAY="/usr/local/portage"
SYNC="rsync://rsync.gentoo.org/gentoo-portage"
USE="X aalib acpi alsa apm arts avi berkdb cdr crypt cups directfb dvd dvdr encode esd fbcon foomaticdb gdbm gif gpm gtk gtk2 imlib ipv6 java jpeg jpg kde libg++ libwww mad matroska mikmod mmx motif mpeg ncurses nls oggvorbis opengl pam pdflib perl png ppds python qt quicktime readline sdl slang spell sse ssl svga tcltk tcpd truetype x86 xml2 xmms xv zlib"
(Acrescentar a flag nptl porque a retirei para reemergir o glibc, como disse antes)

EDIT: Esqueci-me de dizer que estou a usar o kernel 2.6.7_rc3-love2

Desde já obrigado por qualquer ajuda que possam dar!


Last edited by Meqif on Mon Jun 21, 2004 5:42 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 5:43 pm    Post subject: Reply with quote

O glibc compilado com a flag -nptl não resolveu... :?
Back to top
View user's profile Send private message
malloc
l33t
l33t


Joined: 19 Sep 2003
Posts: 762

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 5:46 pm    Post subject: Reply with quote

Tenta reinstalar o java. O problema com o nptl nesse teu caso e mm o java. Ta a tentar usar um thread management q n e o nptl
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 5:51 pm    Post subject: Reply with quote

malloc wrote:
Tenta reinstalar o java. O problema com o nptl nesse teu caso e mm o java. Ta a tentar usar um thread management q n e o nptl


Desde já obrigado pela resposta rápida. :)

O java foi reinstalado durante o emerge -e system e tanto o sun como o blackdown têm o mesmo efeito. E penso que o problema não reside apenas no java, o Azureus abre bem, mas o dMSN não; e além disso continuo com o problema a emergir alguns programas, nomeadamente o jfsutils e o xfsprogs :?
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 6:03 pm    Post subject: Reply with quote

Após reemergir o glibc sem o nptl e o sun-jre, o java já funciona bem como antes mas continuo sem conseguir instalar o jfsutils e o xfsprogs, ou seja, o problema persiste :?
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 6:20 pm    Post subject: Reply with quote

O erro que obtenho a instalar o jfsutils é um que está no bugs.gentoo.org -> https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=45212

Vou verificar se tenho problemas com outros programas... (O estranho é que dantes compilava sem problemas)

EDIT: E o xfsprogs também, pelos vistos: https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=54108
Back to top
View user's profile Send private message
haseee
n00b
n00b


Joined: 14 Jun 2004
Posts: 8

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 7:44 pm    Post subject: Reply with quote

Tenho Esse Mesmo Problema... Mas Quando Tento Fazer Um emerge linux-ntfs...

:cry:
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Sun Jun 20, 2004 8:46 pm    Post subject: Reply with quote

haseee wrote:
Tenho Esse Mesmo Problema... Mas Quando Tento Fazer Um emerge linux-ntfs...

:cry:


https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=21531

Isso deve-se ao facto de o linux-ntfs não ter sido portado para o gcc 3.3. Experimenta o ntfsprogs.
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 12:22 am    Post subject: Reply with quote

Já me recomendaram não usar a flag fomit-frame-pointer no gcc, pois ela pode causar diversos erros de compilação. De repente era uma boa você também não a usar, só por precaução.
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 3:26 am    Post subject: Reply with quote

Scitale wrote:
Já me recomendaram não usar a flag fomit-frame-pointer no gcc, pois ela pode causar diversos erros de compilação. De repente era uma boa você também não a usar, só por precaução.


Aliás me parece que a opção -fomit-frame-pointer está implícita em -O{1,2,3,s}. Uma coisa que me fez deixar de usá-la.
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 7:09 am    Post subject: Reply with quote

Scitale wrote:
Já me recomendaram não usar a flag fomit-frame-pointer no gcc, pois ela pode causar diversos erros de compilação. De repente era uma boa você também não a usar, só por precaução.


Parece que esse não é o meu problema... Testei agora os ebuilds que falham a compilação após comentar a linha CFLAGS e a FEATURES (em que eu tenho o ccache) do make.conf (portanto fiquei sem optimizações nenhumas, julgo eu) sem efeito, obtenho precisamente o mesmo erro :? Obrigado pelo conselho de qualquer das maneiras :)

Começo a desconfiar que o problema que o nptl trouxe foi apenas aquele erro na execução do dMSN (o único programa em java que me está a dar problemas, o Azureus não se queixa). Estes problemas de compilação podem estar relacionados com incompatibilidades com o GCC, que eu actualizei há alguns dias (passei do 3.3.3-r4 para o r5, acho eu) e não me preocupei em testar muito, pois a alteração entre as versões era só um pequeno patch...

EDIT: Pelo que tenho lido aqui no fórum, é provável que a instalação do Sun JRE 1.5 Beta me resolva estes problemas. No entanto prefiro esperar pelos ebuilds (eu sei que há ebuilds para a mesma versão do SDK mas isso não serve, pois não?)

Desde já obrigado a todos pela ajuda que têm prestado :)
Back to top
View user's profile Send private message
Gotterdammerung
l33t
l33t


Joined: 11 Feb 2004
Posts: 627
Location: Rio de Janeiro, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 3:07 pm    Post subject: Reply with quote

Quando atualizo algum pacote importante, como o glibc, ou glib, ou o kernel, eu procuro atualizar todos os outros pacotes que dependem dele, para evitar problemas de incompatibilidade.

Pensando agora, de repente fazer o emerge indicar todas as dependências inversas de um pacote poderia ser uma meta para o futuro. Ajudaria na hora de atualizar um sistema.
_________________
A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 5:39 pm    Post subject: Reply with quote

Scitale wrote:
Quando atualizo algum pacote importante, como o glibc, ou glib, ou o kernel, eu procuro atualizar todos os outros pacotes que dependem dele, para evitar problemas de incompatibilidade.

Pensando agora, de repente fazer o emerge indicar todas as dependências inversas de um pacote poderia ser uma meta para o futuro. Ajudaria na hora de atualizar um sistema.


Há um script bash que tem precisamente essa função algures no fórum.
No entanto esse não deve ser o problema, pois, como disse, fiz um emerge -e system. Não tenho problemas a emergir outras coisas, apenas aqueles dois programas (xfsprogs e jfsutils) que pelos vistos não se dão bem com o gcc 3.3.3 (logo, não é culpa do nptl) e o problema do dMSN ainda persiste, mas tenho um palpite de que desaparecerá ao instalar o JRE 1.5, para o qual ainda não existe ebuild (e eu não gosto de instalar coisas sem usar o portage, depois torna-se aborrecido desinstalá-lo à mão). De resto parece não haver mais nenhum problema...

Peço desculpa pelo incómodo e pela n00bice, uma simples pesquisa no bugs.gentoo.org tinha-me poupado a thread :P
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 8:15 pm    Post subject: Reply with quote

Meqif wrote:
Scitale wrote:
Quando atualizo algum pacote importante, como o glibc, ou glib, ou o kernel, eu procuro atualizar todos os outros pacotes que dependem dele, para evitar problemas de incompatibilidade.

Pensando agora, de repente fazer o emerge indicar todas as dependências inversas de um pacote poderia ser uma meta para o futuro. Ajudaria na hora de atualizar um sistema.


Há um script bash que tem precisamente essa função algures no fórum.


Seria o revdep-rebuild?
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jun 21, 2004 8:32 pm    Post subject: Reply with quote

fernandotcl wrote:
Seria o revdep-rebuild?


Não, é o dep. Não me lembrava exactamente qual era a pesquisa que tinha feito para o encontrar por isso não disse logo, pensei em editar o post quando me lembrasse. Lembrei-me de repente que era do ecatmur e tinha qualquer coisa a ver com o prune, a partir daí foi fácil recordar-me do resto :)
Back to top
View user's profile Send private message
Clansman
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 10 Jan 2004
Posts: 140

PostPosted: Mon Jul 12, 2004 12:18 pm    Post subject: Reply with quote

viva,

tenho o mesmo problema com o dmsn. não o consigo instalar.

no entanto, o defeito por mim apontado estaria longe da glibc ou do gcc... eu apontaria o dedo ao shell script que instala o dmsn...

vou tentar com o java 1.5 mas sem fé no resultado... [EDIT: oops, ainda n há ebuild. penso que pelo fórum já se encontrou maneira de instalar isso...]

[]
Back to top
View user's profile Send private message
Meqif
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 09 Mar 2003
Posts: 103
Location: Portugal

PostPosted: Mon Jul 12, 2004 2:57 pm    Post subject: Reply with quote

Clansman wrote:
viva,

tenho o mesmo problema com o dmsn. não o consigo instalar.

no entanto, o defeito por mim apontado estaria longe da glibc ou do gcc... eu apontaria o dedo ao shell script que instala o dmsn...

vou tentar com o java 1.5 mas sem fé no resultado... [EDIT: oops, ainda n há ebuild. penso que pelo fórum já se encontrou maneira de instalar isso...]

[]


É possível, dado que o shell script daquilo está mesmo uma bela porcaria, pelo pouco que vi :?

Há, de facto, um ebuild para o sun-jdk-1.5.0_beta2. Está masked (~x86). Mas não me adiantou muito... É mesmo defeito do dmsn. :(
Back to top
View user's profile Send private message
Clansman
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 10 Jan 2004
Posts: 140

PostPosted: Mon Jul 12, 2004 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

instalei o 1.5.0 beta 2 à mão de acordo com as instruções do fórum e, como eu suspeitava, o erro mantém-se.

não se deve, portanto ao java.

enfim... help would be appreciated

[]
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum