Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Problemas e Dúvidas - Alterar Lilo Após Instalação e outros
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Mon May 24, 2004 1:41 am    Post subject: Problemas e Dúvidas - Alterar Lilo Após Instalação e out Reply with quote

Ola Pessoal
Sou um novo usuário do Gentoo. Trabalho com Linux desde de 1998, sempre utilizando Slackware.
A idéia do Gentoo de performance e o portage, fez eu testar essa distribuição.
Tenho algumas dúvidas de iniciante, mas a principal seria o Lilo.

Na instalação, eu configurei o lilo conforme o handbook, mas eu digitei a minh aunidade errada, invés de /dev/hda4 eu coloquei /dev/hda3, assim causando um erro quando eu vou entrar no gentoo.

Editando o arquivo lilo.conf para /dev/hda4, e posteiormente executando lilo eu recebo uma mensagem de erro falando que não existe o arquivo /boot/kernel-2.6.5-gentoo-r1. Esse arquivo existia na instalação, mas após instalado ele não existe mais, porque será? Como eu posso atualizar o lilo agora? (reinstalando o sistema denovo)?

Outras dúvidas;

:arrow: Na instalação eu entrei no boot com a opção smp dokeymap, para alterar meu teclado (Abnt 2). Depois que carrega o sistema após instalado, ele pega a configuração normal. Onde eu arrumo o teclado depois?
:arrow: Instalei o rp-pppoe usando o emerge, configurei com o adsl-setup (igual eu faço no slackware), ele conecta, mas nao abre nenhuma página. eu tento dar um ping no meu DNS e não responde. Verifiquei o arquivo /etc/resolv.conf e está ok. onde será o problema?
:arrow: a lista de portage fica no meu computador certo? eu uso emerge sync para atualizá-la certo? Por exemplo eu quero instalar o programa XYZ, como eu sei que ele está no meu portage?

Bom, inicialmente é só :wink:

Obrigado
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon May 24, 2004 2:26 am    Post subject: Re: Problemas e Dúvidas - Alterar Lilo Após Instalação e Reply with quote

JuniorSP wrote:
Ola Pessoal
Sou um novo usuário do Gentoo. Trabalho com Linux desde de 1998, sempre utilizando Slackware.


Bem vindo. :wink:

Quote:
Na instalação, eu configurei o lilo conforme o handbook, mas eu digitei a minh aunidade errada, invés de /dev/hda4 eu coloquei /dev/hda3, assim causando um erro quando eu vou entrar no gentoo.

Editando o arquivo lilo.conf para /dev/hda4, e posteiormente executando lilo eu recebo uma mensagem de erro falando que não existe o arquivo /boot/kernel-2.6.5-gentoo-r1. Esse arquivo existia na instalação, mas após instalado ele não existe mais, porque será? Como eu posso atualizar o lilo agora? (reinstalando o sistema denovo)?


Não, se reinstalasse o Gentoo cada vez que o Lilo dava erro eu me matava. :D

Se você tiver /boot montado em outra partição, lembre-se de montá-la antes de executar o lilo. Ela não é montada por padrão se você estiver fazendo boot do livecd ou se na fstab estiver ativada a opção noauto.

Se não estiver em outra partição, verifique se o arquivo existe. É o seu kernel, ou pelo menos o link para ele. Verifique que kernel está em /boot, se existir algum. O genkernel geralmente não dá problemas, mas talvez você tenha esquecido de copiar ou mover o kernel se tiver compilado.

Quote:
:arrow: Na instalação eu entrei no boot com a opção smp dokeymap, para alterar meu teclado (Abnt 2). Depois que carrega o sistema após instalado, ele pega a configuração normal. Onde eu arrumo o teclado depois?


No console é em /etc/rc.conf. Mude KEYMAP para br-abnt2 ou alguma coisa assim.

Quote:
:arrow: Instalei o rp-pppoe usando o emerge, configurei com o adsl-setup (igual eu faço no slackware), ele conecta, mas nao abre nenhuma página. eu tento dar um ping no meu DNS e não responde. Verifiquei o arquivo /etc/resolv.conf e está ok. onde será o problema?


SP deve ser de São Paulo, certo? :D Speedy, provavelmente. O meu é o velho, e não precisa de autenticação, não sei quanto ao seu. Dê mais informações. :wink:

Quote:
:arrow: a lista de portage fica no meu computador certo? eu uso emerge sync para atualizá-la certo? Por exemplo eu quero instalar o programa XYZ, como eu sei que ele está no meu portage?


Exatamente. Use o comando "emerge -s". Por exemplo, para procurar pacotes que tenham no nome "xmms":

Code:
emerge -s xmms



Boa sorte. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Mon May 24, 2004 2:36 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado por responder Fernando
no momento estou no serviço, e o gentoo eu comecei a brincar no computador de casa, então a noite eu faço o que você me disse :wink:

Sobre o /boot, realmente eu coloquei ele em uma partição diferente, e no fstab eu não deixei pra montar automático (não tinha pensado nisso), acredito que isso eu resolva agora sem problemas com sua dica.

O Teclado me pareceu tranquilo.

Agora sobre a internet, realmente é Speedy. Como eu disse, no slackware eu apenas configuro o rp-pppoe normal e já funciona sem problemas. No gentoo eu fiz o mesmo processo, ele conecta, mas não consigo nem dar ping no DNS (200.204.0.10). Verifiquei o arquivo resolv.conf e está com os DNS perfeitos. Agora eu preciso usar a internet para poder usar o emerge né :wink:

Mas é isso ae, agora vou "brigando" com o sistema até deixá-lo como eu desejo.

Obrigado :lol:
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 12:29 am    Post subject: Reply with quote

Opa

cheguei em casa e fiz o lance do lilo e funcionou :lol:

Mexi em mais umas coisinhas como o teclado abnt 2 e mensagens em pt_BR e estão OK.
Mas o problema continua na conexão.

Instalei o rp-pppoe, configurei usando adsl-setup, coloquei tudo certinho
conecto com o adsl-start, ifconfig mostra o eth0 normal
mas quando dou um ping no meu DNS não responde.
Verifiquei o arquivo resolv.conf e está os DNS da telefonica normal.

Com raiva peguei um HD de 2 GB que estava parado aqui, instalei o Slack rapidao, instalei o rp-pppoe do mesmo jeito, configurei igual e no Slack funciona :cry:

Outro detalhe. Na instação, quando eu dei boot pelo LiveCD, eu configurei o adsl-setup lá e também não funcionou.

Alguma dica? Sem internet fica impossível usar o Gentoo :cry: :cry: :cry:
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue May 25, 2004 12:45 am    Post subject: Cuidado com o 2004.1 Reply with quote

Se estás a usar o 2004.1 esse gentoo tem alguns defeitos, entre eles a ligação ethernet e a adsl

rmmod 1384eth0 i think ou algo assim ...

usa no pppoe os genericos, se não vais ter problemas.

Existem documentos por ai com os problemas do novo gentoo e as ligações ADSL.

Quanto ao portage, eu costumo fazer isso emerge sync, não sei onde fica mas sei que ficam lá as coisas mais recentes.

Abraços
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 1:13 am    Post subject: Re: Cuidado com o 2004.1 Reply with quote

Mythos wrote:
Se estás a usar o 2004.1 esse gentoo tem alguns defeitos, entre eles a ligação ethernet e a adsl


Verdade, aqui placa de rede de módulo BCM440 da placa mãe ASUS A7V8X, não funciona também.

Você pode tentar remover qualquer módulo de placa de som e inserir o seu próprio, talvez a autodetecção do livecd e do genkernel seja a mesma, bugada.

E JuniorSP, a interface de rede que deve estar ativa representando a conexão com o provedor é ppp0, eth0 é a da placa de rede.

Quote:
Quanto ao portage, eu costumo fazer isso emerge sync, não sei onde fica mas sei que ficam lá as coisas mais recentes.


Afaik ficam os ebuilds. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 1:29 am    Post subject: Re: Cuidado com o 2004.1 Reply with quote

fernandotcl wrote:

E JuniorSP, a interface de rede que deve estar ativa representando a conexão com o provedor é ppp0, eth0 é a da placa de rede.


Sim, eu sei que é ppp0.
Na verdade eu conecto e aparece ppp0 normal, com um IP "válido na internet e tal". eu citei o eth0 para falar que minha ethernet está funcionando como DHCP normal, e quando eu conecto e digito ifconfig, aparece ppp0 normal
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 11:40 am    Post subject: Re: Cuidado com o 2004.1 Reply with quote

Mythos wrote:
Se estás a usar o 2004.1 esse gentoo tem alguns defeitos, entre eles a ligação ethernet e a adsl

rmmod 1384eth0 i think ou algo assim ...

usa no pppoe os genericos, se não vais ter problemas.

Existem documentos por ai com os problemas do novo gentoo e as ligações ADSL.

Quanto ao portage, eu costumo fazer isso emerge sync, não sei onde fica mas sei que ficam lá as coisas mais recentes.

Abraços


Ola Mythos,

Desculpe minha falta de conhecimento nesse assunto, mas como eu utilizo o pppoe genéricos? Eu sempre usei o rp-pppoe e não conheço os genéricos.

Obrigado
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 6:24 pm    Post subject: Re: Cuidado com o 2004.1 Reply with quote

JuniorSP wrote:
Desculpe minha falta de conhecimento nesse assunto, mas como eu utilizo o pppoe genéricos? Eu sempre usei o rp-pppoe e não conheço os genéricos.


Acho que ele se referiu ao kernel-mode pppoe. É considerado estável, mas é trabalhoso para ajustar. Você pode tentar usando essa thread, mas eu aviso que é muito mais complicado do que usar o rp-pppoe. Parece existir um ganho de velocidade minúsculo e imperceptível, na minha opinião nem vale a pena. Mas avalie que se com o Slack o rp-pppoe funcionava, no Gentoo vai funcionar também.

Meu voto para o seu problema é uma configuração errada das opções de networking no kernel. Se você quiser nos passar o seu .config, podemos comparar com os nossos. :wink:
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 6:27 pm    Post subject: Reply with quote

como foi a primeira vez que instalei o gentoo, eu usei o genkernel.
Quando eu dei boot pelo LiveCD, também não funcionava a internet, ou seja, ele conectava mas não abria página nenhuma, nem mesmo pingava o DNS central.

Vou tentar recompilar o Kernel na mão então, vamos ver o que acontece :wink:
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue May 25, 2004 6:32 pm    Post subject: Reply with quote

JuniorSP wrote:
como foi a primeira vez que instalei o gentoo, eu usei o genkernel.
Quando eu dei boot pelo LiveCD, também não funcionava a internet, ou seja, ele conectava mas não abria página nenhuma, nem mesmo pingava o DNS central.

Vou tentar recompilar o Kernel na mão então, vamos ver o que acontece :wink:


Se você não conseguir, pode tentar usar o .conf de um dos kernels do Slackware. Na época que eu comecei à compilar os meus eles estavam disponíveis no ftp da distro. E não se esqueça da dica dada quando a interrogação é apertada. Quando eu descobri isso eu consegui compilar meu kernel sem kernel panic, pela primeira vez. :D
Back to top
View user's profile Send private message
JuniorSP
n00b
n00b


Joined: 24 May 2004
Posts: 12
Location: Bauru-SP-Brazil

PostPosted: Sat Jun 12, 2004 12:58 am    Post subject: Reply with quote

problema resolvido
o lance era sobre a rota errada do adsl-setup.

antes de eu me conectar (usando adsl-start), eu preciso digitar

Code:
route del default


e ae funciona que é uma beleza.

Fica aqui registrao para quem tiver o mesmo problema :wink:
_________________
Junior
-------
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum