View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
mass_sle n00b

|
Posted: Wed Apr 28, 2004 4:11 am Post subject: Para onde vão os programas que são instalados?? |
|
|
Olá galera, gostaria de saber aonde são armazenados os programas/pacotes que são instalados no linux. Por exemplo, se eu dou um emerge "nome do programa", para onde (qual diretório) o programa será instalado?
Eu dei um emerge -K mozilla (instalei a partir do cd de pacotes do gentoo). Gostaria de saber aonde fica o mozilla. E como eu faço no KDE, para adicionar um atalho do mozilla na barra de tarefas? Ou para adicionar um atalho do mozilla no menu iniciar? |
|
Back to top |
|
 |
domus-br Apprentice

|
Posted: Wed Apr 28, 2004 11:39 am Post subject: |
|
|
geralmente fica tudo em /usr/
digite esse comando:
ou troque o mozilla por um outro programa qualquer
t+ _________________ http://www.mozilla.org.br
"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd |
|
Back to top |
|
 |
Enderson Retired Dev

Joined: 12 Nov 2003 Posts: 141 Location: Arapiraca/Maceió, AL, Brazil
|
Posted: Wed Apr 28, 2004 2:19 pm Post subject: |
|
|
domus-br wrote: | geralmente fica tudo em /usr/
digite esse comando:
ou troque o mozilla por um outro programa qualquer
t+ |
Melhor seria um
ele vai mostrar o caminho do binário, pra ele adicionar no link lá. _________________ --
Nothing to say here! |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Wed Apr 28, 2004 5:11 pm Post subject: |
|
|
Cada programa vai para um diretório diferente, dependendo de sua "classe". Jogos, por exemplo, são instalados no diretório de jogos (/usr/games/bin, se não me engano). Existe também o diretório de bibliotecas de cada "classe" de pacotes, e assim por diante.
Quanto à localização do Mozilla pra fazer um atalho no KDE, certamente o executável vai estar dentro da variável PATH, então basta invocar o programa diretamente, no caso, o link podendo apontar para "mozilla". |
|
Back to top |
|
 |
leandro Tux's lil' helper

|
Posted: Wed Apr 28, 2004 5:13 pm Post subject: |
|
|
Você pode usar também o qpkg para listar onde estão localizados os arquivos que o pacote instalou, por exemplo:
vai listar todos os arquivos do pacote mozilla.
O qpkg faz parte do pacote gentoolkit, verifique se você tem ele instalado. Ele também tem outras funções, além dessa, vale a pena dar uma lida no help. 
Last edited by leandro on Wed Apr 28, 2004 5:16 pm; edited 1 time in total |
|
Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Wed Apr 28, 2004 5:15 pm Post subject: |
|
|
leandro wrote: | Você pode usar também o etcat para listar onde estão localizados os arquivos que o pacote instalou, por exemplo:
vai listar todos os arquivos do pacote mozilla.
O etcat faz parte do pacote gentoolkit, verifique se você tem ele instalado. Ele também tem outras funções, além dessa, vale a pena dar uma lida no help.  |
Eu acho que seria "# etcat -f mozilla" ou alguma coisa assim, não?  |
|
Back to top |
|
 |
leandro Tux's lil' helper

|
Posted: Wed Apr 28, 2004 5:19 pm Post subject: |
|
|
fernandotcl wrote: | Eu acho que seria "# etcat -f mozilla" ou alguma coisa assim, não?  |
Confundi os nomes. Estava me referindo ao qpkg mesmo (já editei o post). Mas o etcat também pode ser utilizado.  |
|
Back to top |
|
 |
|