Sou novato na distribuição Gentoo e estou tentando instalar meu primeiro sistema, mas estou tendo um problema na hora da primeira inicialização. Estou usando um desktop antigo, que peguei somente para testes. O equipamento possui dois HDs: um de 40 GB, ligado na IDE1, onde instalei 4 outras distribuições; e um de 10 GB, ligado na IDE2, junto com o drive de DVD, onde estou tentando instalar o Gentoo. Fiz todos os passos do guia de instalação até o ponto onde solicita que se reinicie o computador. Mas minhas configurações ficaram um pouco diferentes das que estão lá.
Primeiro: como meu HD está ligado como master na IDE2, foi reconhecido pelo CD de instalação como hdc, enquanto que o drive de DVD é hdd. Meu particionamento também ficou diferente hdc1 ficou para a swap, hdc2 para o /boot com ext2 e hdc3 para o / com ext4.
Meu arquivo menu.lst está configurado da seguinte forma:
Code: Select all
root (hd0,2)
kernel (hd0,1)/linux-2.6.34-gentoo-r12 ro root=/dev/hdc3
O sistema inicia normalmente até chegar no ponto Checking root filesystem. Logo depois aparece a seguinte linha:
fsck.ext4: No such file or directory while trying to open /dev/hdc3Lendo a saída do comando dmesg vi que o sistema, na inicialização, está reconhecendo os discos da mesma forma que o CD: hda para o primeiro disco na IDE 1, hdc como o segundo na IDE2 e hdd como o drive de DVD na também na IDE2. Mas eles não estão aparecendo dentro do /dev. Seria esse o erro? Como posso corrigi-lo? Só para constar, habilitei o suporte ao SATA e, depois do erro, recompilei o kernel e habilitei também o PATA, mesmo estando informado que está deprecated.
Transcrevo abaixo as configurações de meus arquivos /etc/fstab e /etc/mtab:
/etc/fstab
/dev/hdc1 none tmpfs nodev,nosuid,noexec 0 0
/dev/hdc2 /boot ext2 default,noatime 1 2
/dev/hdc3 / ext4 noatime 0 1
none /proc proc defaults 0 0
none /dev/shm tmpfs nodev,nosuid,noexec 0 0
/dev/cdrom /mnt/cdrom auto noauto,user 0 0
tmpfs / tmpfs rw,relatime 0 0
/dev/hdd /mnt/cdrom iso9660 ro,relatime 0 0