| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
xef Guru

|
Posted: Thu Feb 10, 2005 2:03 pm Post subject: Configuração do xterm |
|
|
O que se passa é que estou a usar o xterm como emulador de terminal, num projecto que entrou em funcionamento recentemente e recebi um feedback por parte dos utilizadores de que não estava muito à espera.
Como bons utilizadores de windows estão acostumados a usar as janelas todas maximizadas, mas como sou obrigado a usar uma janela de xterm com 80x24 caracteres não posso mecher no tamanho da janela sem estragar nada...
Será que existe alguma forma de aumentar o tamanho da janela? Já alterei a fonte para o maximo possivel sem se tornar exageradamente grande, existirá alguma fonte que adicione espaços entre caracteres e entre linhas por exemplo? Estive a ver o programa a que estavam acostumados e penso que é isso mesmo que eles fazem quando se maximiza a janela.
Não posso mudar de terminal, porque preciso de algumas funcionalidades especificas do xterm...
Desculpem se isto é meio offtopic, pode ser que alguem aqui esteja acostumado a este tipo de configuração  |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Thu Feb 10, 2005 4:26 pm Post subject: |
|
|
Você pode criar um alias de xterm para "xterm -geometry 80x50" ou alguma coisa assim. A maneira correta seria ajustar .Xdefaults, mas não achei o resource do -geometry no manual, acho que não existe. _________________ RTFM! |
|
| Back to top |
|
 |
xef Guru

|
Posted: Thu Feb 10, 2005 4:45 pm Post subject: |
|
|
Pelo que vi no manual o parametro -geometry penso que faz o que eu tenho neste momento, criar uma janela ajustada a um número de caracteres especifico.
O problema é mesmo os utilizadores não compreenderem que se aumentar a janela apenas vão ficar com mais area preta ou então com caracteres do tamanho de elefantes...
Daqui por uma semanita já estão todos acostumados e não querem voltar ao windows  |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Fri Feb 11, 2005 3:02 am Post subject: |
|
|
Acabei de notar que o resource xterm*Geometry XxY funciona.  _________________ RTFM! |
|
| Back to top |
|
 |
mascanho Veteran

Joined: 21 Dec 2004 Posts: 1241 Location: On my Bmx Bike on a Concrete Park Flatlanding ...
|
Posted: Fri Feb 25, 2005 1:10 am Post subject: urxvt |
|
|
ja tentaste o Urxvt ???
http://software.schmorp.de/
rxvt clone with XFT and Unicode support mnto bom tem tantas features como o Xterm e mntas mais e usa o .Xdefaults como ficheiro de configuraçao.
Tenta pode ser ke te sirva, o xterm e um tanto ou quanto limitado. _________________ Flatland Life is a Choice !
emerge avatar |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Fri Feb 25, 2005 3:02 am Post subject: Re: urxvt |
|
|
| mascanho wrote: | ja tentaste o Urxvt ???
http://software.schmorp.de/
rxvt clone with XFT and Unicode support mnto bom tem tantas features como o Xterm e mntas mais e usa o .Xdefaults como ficheiro de configuraçao. |
O Xterm tem suporte à Unicode, XFT, usa o .Xdefaults. Btw, o .Xdefaults é um arquivo de resources, não configuração. Em outras palavras, à não ser que você procure por transparência falsa ou se incomode pela presença de suporte de emulação de vídeo-terminais do Xterm (o que adiciona um "gigantesco bloat" de uns 3Kb), não existe razão pra não usar o Xterm.
| mascanho wrote: | | o xterm e um tanto ou quanto limitado. |
Não vejo nexo nisso. _________________ RTFM! |
|
| Back to top |
|
 |
xef Guru

|
Posted: Fri Feb 25, 2005 1:12 pm Post subject: |
|
|
| fernandotcl wrote: | ...
Em outras palavras, à não ser que você procure por transparência falsa ou se incomode pela presença de suporte de emulação de vídeo-terminais do Xterm (o que adiciona um "gigantesco bloat" de uns 3Kb), não existe razão pra não usar o Xterm.
...
|
Esse é exactamente a base deste trabalho
O xterm como emulador de terminal é incrivelmente poderoso, no caso deste trabalho parece ser o unico que tem todas as funcionalidades que preciso. Afinal não demorou muito até ter o meu problema resolvido, em poucos dias os utilizadores lá pararam de reclamar, devem-se ter acostumado.
Afinal, trabalhar com duas janelas em paralelo tem as suas vantagens  |
|
| Back to top |
|
 |
|