| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Operador Nabla Apprentice

Joined: 06 Feb 2004 Posts: 176 Location: Salesópolis - SP - Brasil
|
Posted: Sun Jan 30, 2005 2:08 pm Post subject: Portage tree em uma partição separada |
|
|
Em um outro tópico sobre paticionamento, alguém mencionou que usa uma partição separada para o ${PORTDIR}. Desde então, fiquei interessado em manter minha Portage Tree em partições separadas.
Atualmente, mantenho partições separadas para meu ${DISTDIR} e para meu ${PKGDIR}. O que eu queria saber é se uma outra partição para abrigar tanto o meu ${PORTDIR}, como o meu ${PORTDIR_OVERLAY}, é suficiente (no sentido de eu não ter problemas com a minha Portage Tree caso precise reinstalar o Gentoo, reformatando ou não a minha partição raiz). |
|
| Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Sun Jan 30, 2005 4:45 pm Post subject: |
|
|
vc nao tera nenhum problema com o portage qunado tiver que instalar uma mesma versão  _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil |
|
| Back to top |
|
 |
RoadRunner Moderator

|
Posted: Mon Jan 31, 2005 3:04 am Post subject: |
|
|
No que respeita à árvore em si, não tens problemas. Agora como muitos ficheiros importantes ficam na /etc podem-te faltar por exemplo o link do make.profile.
Eu pessoalmente já estive para ter a àrvore toda numa única máquina e montar depois nas outras por nfs. Só ainda não fiz porque estou com algum receio do que poderá acontecer quando uma placa de rede pifar.. |
|
| Back to top |
|
 |
Operador Nabla Apprentice

Joined: 06 Feb 2004 Posts: 176 Location: Salesópolis - SP - Brasil
|
Posted: Fri Feb 04, 2005 2:13 am Post subject: |
|
|
| E em relação aos arquivos de "banco de dados", que normalmente ficam sob o diretório /var? Posso esquecê-los? |
|
| Back to top |
|
 |
RoadRunner Moderator

|
Posted: Fri Feb 04, 2005 2:12 pm Post subject: |
|
|
| Se te referes aos /var/cache, /var/edb e afins, esses ficheiros são dependentes de cada instalação. A menos que tenhas máquinas exactamente iguais não devem ser partilhados. E mesmo que sejam iguais não devem ser partilhados. |
|
| Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Tue Feb 08, 2005 9:03 pm Post subject: |
|
|
Eu preferencialmente prefiro que somente esteja em partiçoes separada o /boot /home e /etc o resto fica numa partição só, a não ser em caso de necessidade extras;.
 _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil |
|
| Back to top |
|
 |
RoadRunner Moderator

|
Posted: Wed Feb 09, 2005 1:28 am Post subject: |
|
|
| Considerem a hipótese de usar LVM2. Existe já documentação sobre como instalar Gentoo usando LVM2 e como podem ver é fácil e fiável. Pessoalmente aorei a flexibilidade e se tiver que reinstalar Gentoo por alguma razão, vou usar lvm2. |
|
| Back to top |
|
 |
marcolovato n00b

Joined: 13 Sep 2004 Posts: 39 Location: Porto Alegre/RS/Brasil
|
Posted: Mon Mar 14, 2005 8:45 pm Post subject: |
|
|
Bom, no escritório temos um "portage server".
Ele faz o sync periodicamente, e todas as máquinas montam via NFS o /usr/portage
Ou seja, quando alguem baixa um pacote, ele fica no servidor para os demais.
E quando alguem compila um (quickpkg) também está disponível para os demais.
O unico trick é criar PACKAGE_DIRS diferentes para AMD e Pentium, máquinas q temos aqui.
Ficou uma maravilha. O espaco em disco e a banda de internet poupados é absurdo, ao custo de um HD a mais no servidor.
Marco |
|
| Back to top |
|
 |
To Veteran

Joined: 12 Apr 2003 Posts: 1145 Location: Coimbra, Portugal
|
Posted: Mon Mar 14, 2005 9:51 pm Post subject: |
|
|
Eu uso symlinks e tenho a tree noutro sitio, é apenas mais uma maneira de o fazer.
No meu caso foi apenas por necessidade, falta de espaço na /
Tó _________________
------------------------------------------------
Linux Gandalf 3.2.35-grsec
Gentoo Base System version 2.2
------------------------------------------------ |
|
| Back to top |
|
 |
|