Gentoo Forums
Gentoo Forums
Gentoo Forums
Quick Search: in
Instalando gaim-vv
View unanswered posts
View posts from last 24 hours
View posts from last 7 days

 
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 3:20 pm    Post subject: Instalando gaim-vv Reply with quote

Após ter feito o download dos ebuilds gaim-vv e linphone-im to /usr/local/portage, comecei a fazer o emerge do linphone, mas recebi a mesma mensagem de erro que tinha recebido ao compilar os pacotes tar.gz baixados do sourceforge ontem. Porém, após ler toneladas de posts na propria pagina do projeto, tive que comentar as linhas 122 e 123 do linphone de modo que pudesse instala-lo corretamente. Instalei o gaim-vv pelo mesmo processo, mas o gaim nao me habilita o linphone plugin, pois nao esta disponivel para ser habilitado.

Fiz um google search e achei este site (http://gentoo.zugaina.org/) com os ebuilds, o que prontamente me encarreguei de coloca-los no diretorio acima mencionado.

O problema e que quando dei o emerge, recebi o mesmo erro de ontem ao compilar na mao.
Code:
collect2: ld returned 1 exit status
libtool: install: error: relink `libmsspeex.la' with the above command before installing it
make[2]: *** [install-libLTLIBRARIES] Error 1
make[2]: Leaving directory `/var/tmp/portage/linphone-im-0.79/work/linphone-im/mediastreamer'
make[1]: *** [install-am] Error 2
make[1]: Leaving directory `/var/tmp/portage/linphone-im-0.79/work/linphone-im/mediastreamer'
make: *** [install-recursive] Error 1
!!! ERROR: net-im/linphone-im-0.79 failed.
!!! Function einstall, Line 478, Exitcode 2
!!! einstall failed
!!! If you need support, post the topmost build error, NOT this status message.

Alguem tem alguma sugestao.

PS: A proposito, como desinstalar o gaim instalado ontem? (tar.gz)
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
fedekapo
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Jun 2003
Posts: 223
Location: Argentina

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 3:55 pm    Post subject: Reply with quote

Mismo error :S

Salu2
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 4:29 pm    Post subject: Reply with quote

Code:
relink `libmsspeex.la' with the above command before installing it


isso está ai a pedir para fazeres um link, deve estar um pouco mais acima da mensagem de erro ...
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
fedekapo
Apprentice
Apprentice


Joined: 16 Jun 2003
Posts: 223
Location: Argentina

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 5:14 pm    Post subject: Reply with quote

Code:

 /bin/sh ../libtool --mode=install /bin/install -c  libmsspeex.la /usr/local/lib/libmsspeex.la
libtool: install: warning: relinking `libmsspeex.la'
(cd /usr/portage/distfiles/linphone-im/mediastreamer; /bin/sh ../libtool  --mode=relink gcc -pthread -I/usr/include/glib-2.0 -I/usr/lib/glib-2.0/include -DXTHREADS -D_REENTRANT -DXUSE_MTSAFE_API -I/usr/include/gtk-2.0 -I/usr/lib/gtk-2.0/include -I/usr/X11R6/include -I/usr/include/pango-1.0 -I/usr/include/freetype2 -I/usr/include/freetype2/config -I/usr/include/glib-2.0 -I/usr/lib/glib-2.0/include-DXTHREADS -D_REENTRANT -DXUSE_MTSAFE_API -I/usr/include/gtk-2.0 -I/usr/lib/gtk-2.0/include -I/usr/X11R6/include -I/usr/include/atk-1.0 -I/usr/include/pango-1.0 -I/usr/include/freetype2 -I/usr/include/freetype2/config -I/usr/include/glib-2.0 -I/usr/lib/glib-2.0/include -DG_LOG_DOMAIN="MediaStreamer" -g -O2 -o libmsspeex.la -rpath /usr/local/lib msspeexenc.lo msspeexdec.lo libmediastreamer.la ../speex/libspeex/libspeex.la -ldl )
libtool: link: warning: `/usr/lib/gcc-lib/i686-pc-linux-gnu/3.3.4/../../..//libgthread-2.0.la' seems to be moved
gcc -shared  .libs/msspeexenc.o .libs/msspeexdec.o  -Wl,--rpath -Wl,/usr/local/lib -L/usr/lib/gcc-lib/i686-pc-linux-gnu/3.3.4/../../../ -L/usr/portage/distfiles/linphone-im/oRTP/src/.libs -L/usr/lib -pthread -L/usr/local/lib -lmediastreamer -lspeex -ldl  -Wl,-soname -Wl,libmsspeex.0 -o .libs/libmsspeex.0.0.0
/usr/local/lib/libmediastreamer.a(msavdecoder.o)(.text+0x0): In function `g_module_check_init':
/usr/portage/distfiles/linphone-im/mediastreamer/msavdecoder.c:97: multiple definition of `g_module_check_init'
.libs/msspeexdec.o(.text+0x30):/usr/portage/distfiles/linphone-im/mediastreamer/msspeexdec.c:62: first defined here
/usr/lib/gcc-lib/i686-pc-linux-gnu/3.3.4/../../../../i686-pc-linux-gnu/bin/ld: Warning: size of symbol `g_module_check_init' changed from 34 in .libs/msspeexdec.o to 17 in /usr/local/lib/libmediastreamer.a(msavdecoder.o)
collect2: ld returned 1 exit status
libtool: install: error: relink `libmsspeex.la' with the above command before installing it
make[2]: *** [install-libLTLIBRARIES] Error 1
make[2]: Leaving directory `/usr/portage/distfiles/linphone-im/mediastreamer'
make[1]: *** [install-am] Error 2
make[1]: Leaving directory `/usr/portage/distfiles/linphone-im/mediastreamer'
make: *** [install-recursive] Error 1


Bye
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

IceFox wrote:
Code:

in file mediastreamer/Makefile.am

change line 41 to:
lib_LTLIBRARIES = libmediastreamer.la
(remove libmsspeex.la)

comment out line 122 and 123



E caso não dê ainda tens mais isto:

koma wrote:

https://bugs.gentoo.org/attachment.cgi?id=36554 <- ebuild
https://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=54469 <- bug aperto

_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 7:53 pm    Post subject: Re: Instalando gaim-vv Reply with quote

the brave wrote:
como desinstalar o gaim instalado ontem? (tar.gz)

Foi um "tar -xzf <arquivo> -C /"? Se foi, use o script cruft (com muito cuidado).
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Mon Dec 13, 2004 10:30 pm    Post subject: Reply with quote

Mythos wrote:

in file mediastreamer/Makefile.am

change line 41 to:
lib_LTLIBRARIES = libmediastreamer.la
(remove libmsspeex.la)

Foi exatamente isso que fiz quando compilei na mao o aquivos tar.gz que tinha descompactado no meu home e consegui instala-lo. (o gaim foi parar no /usr/local/bin e o linphone e libj2k no /usr/local/lib)

O problema e que agora estou usando o emerge e nao tenho certeza se estou editando o arquivo correto, veja onde me parece que ele esta instalado:/var/tmp/portage/linphone-im-0.79/work/linphone-im/mediastreamer, peguei o path pela mensagem de erro. Mas sempre que vou la e edito o arquivo, por ser temporario durante a compilacao ele desconsidera o que editei e da a mensagem erro novamente ao final.

fernandotcl wrote:

Foi um "tar -xzf <arquivo> -C /"? Se foi, use o script cruft (com muito cuidado).

Foi, vou dar uma olhada... onde salva-lo (como ele funciona, ele vai me perguntando se eu quero deletar, como é?)

Obrigado gente.

PS: Essa instalacao do gaim-vv e desgastante hein?!? Da vontade ate de desistir. Tudo por causa de uma webcam, é mole???
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
fernandotcl
Veteran
Veteran


Joined: 20 Nov 2003
Posts: 1396
Location: Sao Paulo, Brazil

PostPosted: Tue Dec 14, 2004 12:47 am    Post subject: Reply with quote

the brave wrote:
onde salva-lo (como ele funciona, ele vai me perguntando se eu quero deletar, como é?)

Salve para algum lugar como /usr/local/bin/cruft. Como root, rode "cruft > arquivos". Edite a lista de arquivos e retire todos os arquivos que não possam ser deletados. Isso exige muita atenção. Quando terminar de editar, salve, saia do editor e digite "rm -rf `cat arquivos` && rm arquivos". É bom fazer isso periodicamente (especialmente depois de desinstalações), e pode deletar arquivos relacionados à perl e python, são coisas velhas não mais úteis.
_________________
RTFM!
Back to top
View user's profile Send private message
Guzymuzy
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Oct 2004
Posts: 102
Location: Manaus - Brazil

PostPosted: Tue Dec 14, 2004 1:35 am    Post subject: Reply with quote

the brave, você recebeu os ebuilds que te mandei?
Eles instalaram aqui sem precisar editar nada.
Checa a sua caixa godoisw@yahoo.com

Gustavo Motta
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Tue Dec 14, 2004 5:16 am    Post subject: Reply with quote

Guzymuzy wrote:
the brave, você recebeu os ebuilds que te mandei?
Eles instalaram aqui sem precisar editar nada.
Checa a sua caixa godoisw@yahoo.com

Gustavo Motta


Valeu Guzy, ja recebi e respondi ao seu email. Mais tarde estarei tentando novamente e darei noticias.

fernandotcl wrote:
Salve para algum lugar como /usr/local/bin/cruft. Como root, rode "cruft > arquivos". Edite a lista de arquivos e retire todos os arquivos que não possam ser deletados. Isso exige muita atenção. Quando terminar de editar, salve, saia do editor e digite "rm -rf `cat arquivos` && rm arquivos". É bom fazer isso periodicamente (especialmente depois de desinstalações), e pode deletar arquivos relacionados à perl e python, são coisas velhas não mais úteis.


Obrigado Fernando, assim que resolver o problema acima irei iniciar este novo "projeto". Pelo visto, demandara algum tempo, pois "retire todos os arquivos que nao podem ser deletados", para alguem q nao e expert em linux, soou assustador, ja pensou ter que reinstalar o gentoo por deletar alguns arquivos que nao poderiam ter sido deletados? De qq forma deverei dar uma olhada e qq coisa abro outro topico.
Obrigado novamente a todos.


PS: Aeh, Mythos: vc tem alguma ideia de como resolver o problema do arquivo temporario que quando editado, durante a compilacao, o sistema da um refresh no diretorio e desconsidera as modificacoes que fiz no arquivo?
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Tue Dec 14, 2004 1:08 pm    Post subject: Reply with quote

tens que descomprir o ficheiro em /usr/portage/distfiles e ai é que vais alterar, porque o que estas a mexer no var/tmp/... é o resultado do que vem do distfiles.

descomprimes depois alteras no distfiles depois voltas a comprimir, vais ao ebuild faz o digest do mesmo e pronto fica bom, eu amanhã tento instalar isso e depois digo qualquer coisa .
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Tue Dec 14, 2004 1:28 pm    Post subject: Reply with quote

Mythos wrote:
eu amanhã tento instalar isso e depois digo qualquer coisa .

Estou tentando outros ebuilds que o Guzy me enviou e darei noticias, mas de qualquer forma tenta ai, e nos fale como foi.
Abracos.
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
Mythos
l33t
l33t


Joined: 02 May 2004
Posts: 953
Location: Portugal

PostPosted: Wed Dec 15, 2004 7:21 pm    Post subject: Reply with quote

Code:
/usr/lib/gcc/x86_64-pc-linux-gnu/3.4.3/../../../../x86_64-pc-linux-gnu/bin/ld: ../ffmpeg/libavcodec/.libs/libavcodec.al(common.lo): relocation R_X86_64_32 can not be used when making a shared object; recompile with -fPIC
../ffmpeg/libavcodec/.libs/libavcodec.al(common.lo): could not read symbols: Bad value



deu-me erro aqui, dá-te o mesmo erro ?

antes d ecompilar modifiquei o Makefile.am

na linha 33

linha 122 e 123 ...

na 122 e 123 comentei-as, acho que isto é um erro de 64b
_________________
Best Regards,
Sérgio Henrique
Linux dune 3.0.6-gentoo #1 SMP Thu Oct 27 16:47:29 WEST 2011 x86_64 Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7500 @ 2.20GHz GenuineIntel GNU/Linux
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Fri Dec 24, 2004 3:04 pm    Post subject: Reply with quote

Oi Pessoal. Feliz Natal pra todos.
Voltei a ardua missao de tentar instalar o gaim-vv mas com o plugin do linphone funcionando. Hoje, desinstalei o gaim-vv e o linphone (make uninstall) e estou comecando do zero.

Mythos wrote:
tens que descomprir o ficheiro em /usr/portage/distfiles e ai é que vais alterar, porque o que estas a mexer no var/tmp/... é o resultado do que vem do distfiles.
descomprimes depois alteras no distfiles depois voltas a comprimir, vais ao ebuild faz o digest do mesmo e pronto fica bom, eu amanhã tento instalar isso e depois digo qualquer coisa .

Aqui vao os passos que segui:
1) Apaguei o linphone-im.tar.gz no distifiles
2) Apaguei o manifest file e a pasta files no /usr/local/portage/net-im/libphone-im
3) Apliquei o comando digest no ebuild
4) Retornei para o distfiles, movi o arquivo para o home, descompactei e editei o aquivo na pasta mediastreamer.
5) Abri o file roller e compactei diretamente para o formato tar.gz.
6) Copiei o tar.gz file editado para o distfiles
7) Apliquei o comando digest no ebuild novamente
Mas quando tento dar o emerge no liphone-im, recebo a seguinte mensatem de erro:
Code:
poseidon william # emerge linphone-im
Calculating dependencies ...done!
>>> emerge (1 of 1) net-im/linphone-im-0.79 to /
>>> md5 src_uri ;-) linphone-im.tar.gz
>>> Unpacking source...
>>> Unpacking linphone-im.tar.gz to /var/tmp/portage/linphone-im-0.79/work
gzip: stdin: decompression OK, trailing garbage ignored
tar: Child returned status 2
tar: Error exit delayed from previous errors
!!! ERROR: net-im/linphone-im-0.79 failed.
!!! Function unpack, Line 373, Exitcode 2
!!! failure unpacking linphone-im.tar.gz
!!! If you need support, post the topmost build error, NOT this status message.

Como compactar diretamente a pasta linphone-im pelo shell? Pela mensagem deduz-se que houve problema na compactacao nao e? Ou ao ter comentado as linhas no make.a na pasta mediastreamer alterei o sum da pasta? Favor me ajudem.
Abcs.
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
the brave
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 02 Jul 2004
Posts: 131

PostPosted: Fri Dec 24, 2004 8:59 pm    Post subject: Reply with quote

Finalmente consegui fazer o bendito linphone plugin aparecer, depois de comecar do "comeco", mas infelizmente quando convido um usuario windows para um video chat a pessoa aceita e nada acontece. Quando tentam me enviar o convite recebem uma mensagem de erro dizendo que a minha versao do msn nao suporta video conference.

Estarei tentando com alguns amigos usuarios de linux e qualquer novidade mando noticias.

PS: Me desculpem os desenvolvedores, mas o gaim-vv e um "real pain in the ass", my Goodness!!!

Cheers.
_________________
william
Back to top
View user's profile Send private message
Guzymuzy
Tux's lil' helper
Tux's lil' helper


Joined: 17 Oct 2004
Posts: 102
Location: Manaus - Brazil

PostPosted: Sat Dec 25, 2004 1:49 am    Post subject: Reply with quote

Eu tive o mesmo problema que você. Não consegui fazer conexão por video ou voz com ninguém do msn, porém obtive algum sucesso por vídeo, com usuários do Yahoo messenger.
Parece que o gaim-vv só faz conexão com video pelo msn se o outro usuário também usar o gaim-vv.
Mas já é um avanço. Ainda não existe nada em Linux que substitua o Messenger em todas as suas funções.
Mas a gente chega lá.

Gustavo Motta
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Reply to topic    Gentoo Forums Forum Index Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum