| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
domus-br Apprentice

|
Posted: Mon Jul 12, 2004 9:31 pm Post subject: d que forma mais organizada e correta para automatizar isso? |
|
|
olá pessoal, fiz de um gentoo aqui um roteador, só que o processo ta bem manual e queria automazir isso de maneira que quando falte luz, e o micro ligue novamente ele ja tenha a internet tudo certinho.
uso velox comercial, com os seguintes comandos para por tudo em ordem
#adsl-start
#perl id-velox.pl
#iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
#echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forword
#dyndnsupdate -h meuhost.dyndns.org -u user:passwd -i ppp0 -f
queria saber justamente uma forma de como automatizar tudo isso, o /etc/conf.d/local.start da pau em algumas linhas, sou leigo nesse lance de configurar servidor/redes
a maquina alem de ser o gateway tb é um servidor, o qual deverá atualizar-se com dyndnsupdate
alguem pode me dar essa orientaçao?
grato
t+ _________________ http://www.mozilla.org.br
"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd |
|
| Back to top |
|
 |
domus-br Apprentice

|
Posted: Tue Jul 13, 2004 7:24 pm Post subject: |
|
|
ola pessoal, pesquisando e batalhando um pouquinho aqui tive alguns progressos
quanto ao adsl-start, bastou apenas um:
rc-uptade add rp-pppoe default
perl id-velox.pl, fiz da seguinte forma, em /etc/conf.d/local.start coloquei essa linha:
perl /etc/id-velox.pl
falta agora os demais, alguem sabe dizer se ativando o iptables pelo rc-update eu posso alem de fazer o NAT, inserir normalemente as regras do iptables, tipo:
iptables -A INPUT -i eth0 -p ICMP --icmp-type 8 -j DROP
ou seja regras comuns ou tenho que adicionar apenas o parametro sem o binario do iptables na frente?
grato _________________ http://www.mozilla.org.br
"Este site só funciona com browser IE 5 ou superior"
O Mozilla é superior!!
:=:=:=:=:=:
Forumgdh
LinuxBsd |
|
| Back to top |
|
 |
Gotterdammerung l33t

Joined: 11 Feb 2004 Posts: 627 Location: Rio de Janeiro, Brazil
|
Posted: Tue Jul 13, 2004 7:38 pm Post subject: |
|
|
você pode criar um script em /etc/init.d contendo os comandos que você digita na mão, e inserir esse script na cadeia default. assim, quando você ligar o micro, ele será executado, e seu roteador estará configurado automaticamente. _________________ A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes |
|
| Back to top |
|
 |
codemaker Guru

|
Posted: Tue Jul 13, 2004 8:19 pm Post subject: |
|
|
| Quanto ao iptables e ao echo > "1" ip_forward, lê esta thread |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Tue Jul 13, 2004 8:32 pm Post subject: |
|
|
| domus-br wrote: | perl id-velox.pl, fiz da seguinte forma, em /etc/conf.d/local.start coloquei essa linha:
perl /etc/id-velox.pl |
| Scitale wrote: | | você pode criar um script em /etc/init.d contendo os comandos que você digita na mão, e inserir esse script na cadeia default. assim, quando você ligar o micro, ele será executado, e seu roteador estará configurado automaticamente. |
É preciso ter cuidado ao colocar scripts em init.d. Os scripts são executados de acordo com uma hierarquia de dependências. Se os scripts não estabelecerem os serviços que precisam estar ativos no momento são executados, corre-se o risco de, por exemplo, tentar autenticar o Velox antes de se conectar. No caso do local.start, eu acredito que ele seja o último script à ser executado, então não deve haver problemas. Mas caso não seja, é perigoso escrever nele.
Certamente você pode colocar essas linhas no /etc/profile de maneira global ou no ~/.bash_profile de cada usuário que precisar que sejam executados.
| domus-br wrote: | falta agora os demais, alguem sabe dizer se ativando o iptables pelo rc-update eu posso alem de fazer o NAT, inserir normalemente as regras do iptables, tipo:
iptables -A INPUT -i eth0 -p ICMP --icmp-type 8 -j DROP
ou seja regras comuns ou tenho que adicionar apenas o parametro sem o binario do iptables na frente? |
Pra fazer as regras do iptables funcionarem pelo serviço iptables, configure antes o iptables, por exemplo, criando um script de bash que execute normalmente os comandos do iptables. Não é preciso colocar o caminho completo, porque o binário do iptables está no $PATH. Depois é só executar o script e depois executar "/etc/init.d/iptables save". Já pode remover o script, se quiser, e agora basta fazer o "rc-update add iptables default". Se depois quiser modificar as regras, não precisa criar outro script, apenas modifique as regras normalmente e as salve de novo. |
|
| Back to top |
|
 |
codemaker Guru

|
Posted: Tue Jul 13, 2004 8:44 pm Post subject: |
|
|
| fernandotcl wrote: |
É preciso ter cuidado ao colocar scripts em init.d. Os scripts são executados de acordo com uma hierarquia de dependências. Se os scripts não estabelecerem os serviços que precisam estar ativos no momento são executados, corre-se o risco de, por exemplo, tentar autenticar o Velox antes de se conectar. |
Também se pode colocar as dependências no script. Provavelmente pondo esse script a depender do net é suficiente. Mas isto é só mais uma achega. Já está aí informação suficiente para resolver o problema  |
|
| Back to top |
|
 |
Gotterdammerung l33t

Joined: 11 Feb 2004 Posts: 627 Location: Rio de Janeiro, Brazil
|
Posted: Wed Jul 14, 2004 12:26 am Post subject: |
|
|
Segue um template que você pode usar para esse caso. Eu sugiro, contudo, que você observe como os outros scripts do init.d estão escritos, para evitar erros, e, quem sabe, melhorar o script.
| Code: |
#!/sbin/runscript
opts="start stop restart"
depend() {
need net
}
start() {
ebegin "Starting my script"
}
stop() {
ebegin "Stoping my script"
}
restart () {
stop
sleep 5
start
}
|
_________________ A mind that is stretched by a new experience can never go back to its old dimensions. - Oliver Wendell Holmes |
|
| Back to top |
|
 |
codemaker Guru

|
Posted: Wed Jul 14, 2004 12:30 am Post subject: |
|
|
É isso mesmo  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|