| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
nafre Guru

|
Posted: Wed Feb 18, 2004 9:30 pm Post subject: Usar o portage em outra distro :) |
|
|
Andei lendo algumas theadres por ai e acho que vi alguma coisa sobre usar o portage em outra distribuicao.
Gostaria de um pouco de informação sobre a possibilidade de porta o portage pra outras distro.
Desde de já grato  _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

Joined: 20 Nov 2003 Posts: 1396 Location: Sao Paulo, Brazil
|
Posted: Wed Feb 18, 2004 10:07 pm Post subject: |
|
|
Existe um projeto para *BSDs, eu acho.
Na verdade, usar um sistema de empacotamento de outra distro é bastante peculiar. Na maioria das vezes (como no caso Gentoo + dpkg), é inviável. Os pacotes não batem.
A saída é usar somente um sistema de empacotamento, como por exemplo usar só o dpkg no Gentoo, ou só o Portage num Debian.
A não ser que a distro alvo não tenha autalizações de pacotes como o apt e o emerge, não é uma boa idéia (eu descobri isso na pele ). |
|
| Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Wed Feb 18, 2004 11:35 pm Post subject: |
|
|
Nunca usei BSD portanto o que é um "BSD-style ports system" ? _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
pensamento, assim falham os pensamentos quando querem exprimir
qualquer realidade." -- Fernando Pessoa |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Feb 19, 2004 12:04 am Post subject: |
|
|
| jbrazio wrote: | | Nunca usei BSD portanto o que é um "BSD-style ports system" ? |
Essa é a descrição do Portage, não é?
Eu acho que nos *BSDs o sistema de empacotamento é como o do Gentoo, e essa é a fonte de inspiração do Daniel Robbins. Mas o Portage superou os ports do BSD e foi "portado" para o BSD. |
|
| Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Thu Feb 19, 2004 12:20 am Post subject: |
|
|
Pois.. dai a minha duvida de quem quer portar uma coisa para BSD se foi de lá que veio. _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Feb 19, 2004 12:24 am Post subject: |
|
|
| jbrazio wrote: | | Pois.. dai a minha duvida de quem quer portar uma coisa para BSD se foi de lá que veio. |
Parece que veio de lá, e agora foi pra lá melhorado. É como se tomassemos emprestado e pagassemos com juros.  |
|
| Back to top |
|
 |
AngusYoung Retired Dev

Joined: 20 Dec 2002 Posts: 473 Location: Campinas, SP - Brazil
|
Posted: Thu Feb 19, 2004 6:31 am Post subject: |
|
|
Nafre, dá uma olhada aqui, e aqui. Este último link é sobre o GentooBSD e pode ter algumas informações/links úteis sobre o trabalho de portar o portage para outra plataforma. Outra coisa que deve ser notada é que o o portage-ng visa diminuir o trabalho de portar o portage para outras plataformas.
[edit]
Aproveite e dê uma olhada aqui
[/edit]
Eita vício de ficar em forums ... eu deveria estar programando. _________________ N.U.S.: A cross platform C++ application development framework
My blog (in Portuguese) |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Feb 19, 2004 5:40 pm Post subject: |
|
|
Aproveitando o assunto de outro tópico, se o Portage fosse escrito em C# ele não teria que ser portado.  |
|
| Back to top |
|
 |
nafre Guru

|
Posted: Sat Feb 21, 2004 1:11 am Post subject: |
|
|
vlw galera pela ajuda  _________________ Nome- Felipe
Nick- Nafre
Idade- 25
Salvador - Bahia - Brasil |
|
| Back to top |
|
 |
Vanquirius Retired Dev

|
Posted: Mon Feb 23, 2004 10:24 pm Post subject: |
|
|
Eu acho que este tipo de coisa vale mais a diversão do "poder fazer" que a praticidade/estabilidade do sistema.
Estes threads, 1, 2 podem ser úteis.
Parece que o Yoper usa um sistema misto de pacotes (incluindo o Portage), talvez seja interessante para case-study. _________________ Hello. |
|
| Back to top |
|
 |
lmpinto Tux's lil' helper

Joined: 12 Feb 2003 Posts: 94 Location: somewhere near a computer and a beer.
|
Posted: Tue Feb 24, 2004 2:06 am Post subject: |
|
|
| fernandotcl wrote: | Aproveitando o assunto de outro tópico, se o Portage fosse escrito em C# ele não teria que ser portado.  |
QUÊ? Espero que isso tenha sido uma piada
Linguagem de jeito seria, por exemplo, Lisp. |
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Tue Feb 24, 2004 11:30 pm Post subject: |
|
|
| lmpinto wrote: | | fernandotcl wrote: | Aproveitando o assunto de outro tópico, se o Portage fosse escrito em C# ele não teria que ser portado.  |
QUÊ? Espero que isso tenha sido uma piada
Linguagem de jeito seria, por exemplo, Lisp. |
É possível, mas não é desejável ter o Portage em C#...
Uma linguagem interpretada (por mais rápida que seja) não seria adequada para essa aplicação. E muito além disso, OOP não foi feita pra sistema de empacotamento. É a mesma coisa que fazer o kernel em VB.
E principalmente, o que o nafre diz é portar para outra distro, e não para outro sistema operacional.
Concluíndo, foi uma piada...  |
|
| Back to top |
|
 |
jbrazio Apprentice

|
Posted: Wed Feb 25, 2004 7:15 pm Post subject: |
|
|
Isto é capaz de ser uma pergunta mesmo muito estupida.. mas LISP é uma linguagem de jeito ? E se o é, porquê ? _________________ "Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer
|
| Back to top |
|
 |
fernandotcl Veteran

|
Posted: Thu Mar 04, 2004 10:04 pm Post subject: Re: Usar o portage em outra distro :) |
|
|
| nafre wrote: | Andei lendo algumas theadres por ai e acho que vi alguma coisa sobre usar o portage em outra distribuicao.
Gostaria de um pouco de informação sobre a possibilidade de porta o portage pra outras distro. |
Não sei se você leu esse tópico |
|
| Back to top |
|
 |
|