| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
jcarlos n00b

Joined: 13 Sep 2003 Posts: 70 Location: Sao Paulo/SP - Brazil
|
Posted: Tue Nov 04, 2003 3:48 pm Post subject: qual o espaço ocupado por um programa? |
|
|
boas
como saber qual espaço em disco um programa instalado está ocupando (gnome e openoffice por exemplo)? e como saber qual o espaço em disco que um programa ocupará se instalado?
grato pela atenção _________________ --------------------------------
João Medrado
http://blog.joaomedrado.com |
|
| Back to top |
|
 |
AngusYoung Retired Dev

Joined: 20 Dec 2002 Posts: 473 Location: Campinas, SP - Brazil
|
Posted: Tue Nov 04, 2003 6:45 pm Post subject: |
|
|
Não sei se tem como ver isso ... mas se você tiver o gentoolkit instalado você pode usar o seguinte script:
| Code: | #!/bin/bash
for file in $(qpkg -l -nc $1)
do
if ! [ -d $file ]; then
if [ -f $file ]; then
du -smh $file
fi
fi
done |
Para rodar o script basta:
| Code: |
./nomedoscript pacote |
aonde pacote é o nome do programa (ebuild) que você quer calcular. Ah, ele mostra o tamanho ocupado pelos arquivos de um determinado pacote ... pelo menos já serve para ter uma idéia do tamanho total ... _________________ N.U.S.: A cross platform C++ application development framework
My blog (in Portuguese) |
|
| Back to top |
|
 |
Web n00b

Joined: 10 Jun 2003 Posts: 26 Location: Blumenau/Santa Catarina/Brasil
|
Posted: Wed Nov 05, 2003 3:01 am Post subject: Re: qual o espaço ocupado por um programa? |
|
|
| jcarlos wrote: | boas
como saber qual espaço em disco um programa instalado está ocupando (gnome e openoffice por exemplo)? e como saber qual o espaço em disco que um programa ocupará se instalado?
grato pela atenção |
Para saber a quantidade de arquivos e o tamanho do pacote instalado:
Você tem que instalar o pacote gentoolkit, mas ele só mostrará os pacotes instalados. Para mostrar o tamanho de um pacote não instalado eu não sei, mas também gostaria de saber.
A título de comentário, quando eu compilei o openoffice 1.1 para Português(Brasil) tinha reservado um 3,3 GB de espaço livre em disco e não foi suficiente, apesar de ocupar bem menos espaço depois de instalado. (ainda bem.)
Com 4GB livres funcionou. |
|
| Back to top |
|
 |
AngusYoung Retired Dev

Joined: 20 Dec 2002 Posts: 473 Location: Campinas, SP - Brazil
|
|
| Back to top |
|
 |
jcarlos n00b

Joined: 13 Sep 2003 Posts: 70 Location: Sao Paulo/SP - Brazil
|
Posted: Wed Nov 05, 2003 10:20 am Post subject: |
|
|
legal, funcionou direitinho aqui
estava pensando aqui e acho que não deve ser possivel saber o espaço que um programa ocuparia se instalado, este espaço varia muito conforme as USE flags que se escolher.. e caso fosse possível ver o tamanho, ele deveria estar no .ebuild, já que a cada versão o tamanho pode mudar, e olhando os .ebuilds não encontrei nada..
se fossem adicionar essa funcionalidade, daria pra fazer uma estimativa, de quanto um programa ocupa sem nenhuma funcionalidade na USE, e com todas as func. da USE habilitadas e por estes valores no .ebuild
outra coisa interessante é saber o espaço necessário para instalar um programa, não deve ser muito agradável começar uma compilação do openoffice e depois de umas 5hrs ela parar por falta de espaço em disco, mas acho que também não temos esta funcionalidade disponível _________________ --------------------------------
João Medrado
http://blog.joaomedrado.com |
|
| Back to top |
|
 |
|