| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
ramoni n00b

|
Posted: Fri Mar 16, 2007 12:28 am Post subject: Linux + HP Pavilion DV6000 - SOLVED |
|
|
Bom, comprei um HP DV6058 e tive problemas de travamento como todos os que tentam rodar linux nele.
Após procurar MUITO em fórums e encontrar como fazer funcionar a placa wireless, webcam, o leitor de cartão, o som e o infra-vermelho, os travamentos continuavam.
A mais recomendada solućão que é usar noapic de parâmetro para o kernel resolve o problema, mas o wireless para de funcionar.
Após pesquisar muito cheguei à seguinte linha:
append="irqpoll noapic iommu=off pci=routeirq no_timer_check noirqdebug pci=usepirqmask acpi_use_timer_override"
Ridículo não ? E mesmo assim não podia usar VMWARE (pq a máquina virtual devia usar o acpi bugado e aí travava tudo novamente"
Pois bem, entrei em contato com a HP via o live chat deles e eles não souberam me responder o que fazer para não travar no linux apesar da péssima implementaćão ACPI deles.
Ele não soube me responder, mas me fez uma pergunta boba: "Você já tentou o upgrade da BIOS ?"....
Bom, fui no site dos drivers da HP e baixei a atualizaćão de BIOS. Atualizei-a (via windows) e bootei o Linux já sem nenhum dos parâmetros acima, para ver logo se ia travar. Não travou. Rodei por 8 horas seguidas, navegando, usando o beryl e etc. Não travou. Não trava mais nem usando o vmware.
Resumindo, estou postando este artigo pois há muito gente, MUITA, com problemas com essa nova linha da HP, e viajando nos parâmetros do kernel para tentar resolver.
UPGRADE YOUR BIOS !! É fácil assim. Isso resolve a ACPI do treco.
Gostaria de postar isso nos sites em que achei as pessoas relatando os problemas, mas todos eram apenas consulta web à listas que não assino. Se alguém está em uma lista que estão tendo este problema, recomendo o óbvio: upgrade de bios que resolve.
Obrigado. |
|
| Back to top |
|
 |
thiagonunes Apprentice

Joined: 16 Nov 2005 Posts: 171 Location: Brasil -> RS -> Rio Grande
|
|
| Back to top |
|
 |
magemaster n00b

|
Posted: Thu Mar 22, 2007 11:40 am Post subject: |
|
|
| Qual bios vc ta To usando a F.27 |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Fri Mar 23, 2007 2:21 pm Post subject: |
|
|
F. 28 e kernel 2.6.20.
Tenta isso. |
|
| Back to top |
|
 |
flaviomoura n00b

|
Posted: Wed Mar 28, 2007 7:26 pm Post subject: |
|
|
Tem como fazer o upgrade da BIOS sem ser via windows... só descobri isto agora e minha máquina só tem o gentoo que acabou de travar...
Obrigado pela atenção,
Flávio. |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Wed Mar 28, 2007 7:33 pm Post subject: |
|
|
Flávio, como fazer via linux ? Ou apenas sem usar o windows, tipo um disco de boot ?
Pq isso eu não sei. Você viu isso onde ?
---
Tem como fazer o upgrade da BIOS sem ser via windows... só descobri isto agora e minha máquina só tem o gentoo que acabou de travar...
Obrigado pela atenção,
Flávio. |
|
| Back to top |
|
 |
flaviomoura n00b

|
Posted: Wed Mar 28, 2007 7:40 pm Post subject: |
|
|
| Desculpe, minha mensagem foi mal escrita: na verdade é uma pergunta. Será que tem com fazer a atualização da BIOS sem precisar reinstalar o windows na minha máquina? Mas pelo visto não, né? |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Wed Mar 28, 2007 7:55 pm Post subject: |
|
|
Creio que não haja nenhum motivo para não poder a não ser o software de update que só roda em windows.
Deve haver uma maneira de acessar a flash bios pelo linux e tendo a nova imagem, se o upgrade for simplesmente escrever o arquivo bit-a-bit por cima da flash, não sei porque não funcionaria.
Desconheco totalmente como fazer a coisa, mas não vejo o que poderia torná-la impossível. Alguém já deve ter feito. |
|
| Back to top |
|
 |
flaviomoura n00b

|
Posted: Wed Mar 28, 2007 8:09 pm Post subject: |
|
|
Como vejo no linux qual BIOS estou usando? Com o dmesg não consegui descobrir se é F.27 ou F.28 (como postado acima). Só mais uma perguntinha... qual o módulo que você utiliza para wireless?
Obrigado pela atenção. |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Thu Mar 29, 2007 1:35 pm Post subject: |
|
|
1 - Nao sei, entra na bios e ve.
2 - uso o ndiswrapper com o driver do windows. |
|
| Back to top |
|
 |
magemaster n00b

|
Posted: Sat Mar 31, 2007 2:21 am Post subject: |
|
|
Iae ramoni beleza
Tu ta usando o gentoo ae no dia a dia sem problemas?
e ta passando algum parametro a mais no grub?
Confesso que ainda nem testei o que vc solicitou, mas depois verifiquei que minha bios ja estava em F.28, então a unica diferença do meu para o seu é o kernel que o meu ta o stable 2.6.19-r5. |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Sat Mar 31, 2007 8:13 pm Post subject: |
|
|
Uso LILO, parametros do kernel:
$ cat /proc/cmdline
auto BOOT_IMAGE=Gentoo ro root=802 splash=silent,fadein,theme:gentoo-wallpaper1 video=vesafb:ywrap,mtrr,1024x768-32@70 CONSOLE=/dev/tty1 console=/dev/tty1 quiet
Ou seja, nada em especial.
No meu caso, eu antes mudei pro kernel 2.6.20, e os travamentos continuaram, e depois do upgrade de bios é q pararam.
So se na verdade depende dos dois, tanto do kernel quanto da bios.
Tenta com o 2.6.20. |
|
| Back to top |
|
 |
flaviomoura n00b

|
Posted: Wed Apr 04, 2007 12:43 pm Post subject: |
|
|
Olá ramoni,
comprei um HP dv6110, mas acho que deve estar faltando alguma coisa na configuração do meu kernel porque após um iwconfig obtenho:
lo no wireless extensions.
eth0 no wireless extensions.
sit0 no wireless extensions.
Será que você tem como disponibilizar o seu .config?
Obrigado! |
|
| Back to top |
|
 |
pilla Administrator

|
Posted: Wed Apr 04, 2007 1:54 pm Post subject: |
|
|
flaviomoura, sugiro que abras outra thread com teu problema e coloque lá o resultado de lspci -v (mas só a parte da tua placa de rede wireless). Cada placa de rede wireless tem um tratamento diferente, não é tão simples como instalar uma placa de rede normal. _________________ "I'm just very selective about the reality I choose to accept." -- Calvin |
|
| Back to top |
|
 |
ramoni n00b

|
Posted: Mon Apr 09, 2007 1:55 pm Post subject: |
|
|
Somente usando Ndiswrapper.
Voce vai precisar do .inf e do .sys dos drivers dela pro windows.
Procure por broadcom+wireless+ndiswrapper que vc vai achar.
| flaviomoura wrote: | Olá ramoni,
comprei um HP dv6110, mas acho que deve estar faltando alguma coisa na configuração do meu kernel porque após um iwconfig obtenho:
lo no wireless extensions.
eth0 no wireless extensions.
sit0 no wireless extensions.
Será que você tem como disponibilizar o seu .config?
Obrigado! |
|
|
| Back to top |
|
 |
murilo_belluzzo n00b

Joined: 16 Apr 2005 Posts: 9 Location: Jundiaí - SP - Brasil
|
Posted: Wed May 23, 2007 8:03 pm Post subject: |
|
|
| Vc poderia ser mais especifico quanto ao tipo de travamento que vc tinha antes? Pq eu consigui fazer as coisas instalarem e rodarem de boa, mas as vezes, durante o boot, o notebook simplesmente para, soh no linux. Eu achei q era o daemon q ele estava subindo q estava com problema mas eu posso tirar do rc oq for q as vezes ele continua travando. |
|
| Back to top |
|
 |
|